Pular para o conteúdo principal

DEMOCRACIA


“Aqueles que se elevam ao poder utilizando-se de métodos que não reflitam a vontade popular em sua pureza e integridade, em essência, não poderão apresentar-se como representantes desta, pois destituídos de legitimidade” (Emerson Garcia)
Vivemos num Estado Democrático de Direito, portanto sujeito ao princípio democrático que se traduz por “governo do povo”. Temos alguns exemplos de democracia participativa, onde o cidadão participa diretamente de decisões através dos diversos conselhos existentes e de orçamentos participativos e temos a democracia representativa, onde o poder é exercido em obediência ao princípio da soberania popular: todo poder emana do povo e em seu nome será exercido.

Na democracia representativa, a legitimação dessa representatividade dá-se por meio do voto. É através dele que há a transferência do exercício das funções legislativas e executivas aos representantes do povo. Mas, esta representatividade deve ocorrer de maneira autêntica, ou seja, respeitando a liberdade do voto. Para isso há a Justiça Eleitoral, com diversas funções, entre elas a de garantir a legitimidade das eleições, a conformidade com o Direito dos atos que possam influir na autenticidade do resultado do processo de votação.

Há diversas fases de atuação da Justiça Eleitoral, mas é no controle da legitimidade dos atos da campanha eleitoral que sua função é ampliada. Direi até que é a mais importante de suas funções, pois é imprescindível que se preserve a livre manifestação da vontade do eleitor, e para isso há que se apurar a ocorrência de fatos que possam vir a viciar a liberdade do voto.

Temos pois, que, se um candidato utiliza-se de atos que venham a influenciar o voto do eleitor, estará ferindo a autenticidade que deve caracterizar a representatividade, e, consequentemente, restarão comprometidos o princípio da soberania popular, previsto constitucionalmente, e a legitimidade da representação, pois o resultado da votação não estará verdadeiramente baseado na vontade popular.

A frase acima é perfeita, principalmente no seu final: “não poderão apresentar-se como representantes desta, pois destituídos de legitimidade”. Não poderão representar a vontade popular, pois foram eleitos por uma vontade viciada, induzida. Sim, perfeitamente claro e lógico…mas na teoria. A teoria é maravilhosa, mas quando chega na prática, infelizmente não são poucas as vezes em que são esquecidos os princípios e normas. Todo sistema é movimentado por homens, e a sociedade humana é possuidora de falhas e desvios. Até a própria implementação de princípios democráticos sofre influência das falhas humanas, como exemplo: a Constituição, em nome de garantir um caráter mais democrático também no Judiciário e de viabilizar a convivência harmônica entre os poderes, estipulou que alguns membros dos tribunais serão indicados pelo presidente da república. Na prática, o que acontece é que aí formou-se uma brecha para influenciação política na escolha daqueles que serão os responsáveis justamente por fiscalizar o processo eleitoral e garantir a autenticidade do sistema! E, além disso, há a questão cultural de que nosso país ainda está impregnado de atitudes típicas de coronelismo, lei do mais forte, controle político e financeiro dos poderes constituídos. Este é, ao meu ver, o maior dificultador da vivência democrática. 

A prática cotidiana, com tantos obstáculos para a realização da justiça, tantas armações e troca de favores, nos leva até mesmo a questionar o caráter da democracia em que vivemos: se é uma verdadeira democracia ou se é simplesmente uma democracia de fachada.

Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J