Pular para o conteúdo principal

O PAÍS DAS APARÊNCIAS


Nosso país é o país das aparências, e isso se estende aos Estados e Municípios. Pra começar, temos uma Constituição extensa, e emendada frequentemente. Temos leis e mais leis, praticamente para tudo que realizamos há uma legislação a respeito. Parece até que somos um povo ordeiro, cumpridor dos regulamentos, consciente dos deveres e com todos os direitos garantidos e resguardados. É essa a impressão que terá alguém que não conheça nossa realidade e que dela faça uma análise superficial. Mas a realidade é que o desrespeito é tão grande, que até atitudes simples que já deveriam estar introjetadas no senso comum precisam ser matéria de lei.

Outros países têm constituições bem menores e quantitativo de leis bem inferior, mas a sua população é mais conscientizada em relação à necessidade de se respeitar direitos e cumprir deveres, a noção de cidadania é mais perceptível. Talvez por isso sua situação econômica seja melhor, pois a base de todo desenvolvimento é o respeito ao coletivo.

O nosso sistema judiciário, erguido com base no princípio constitucional da ampla defesa, com tantas instâncias recursais, passa a impressão de que aqui ninguém é condenado injustamente e que todos os brasileiros, independente de quaisquer condições, terão garantido um julgamento imparcial e justo.

Mas, por tudo que temos acompanhado em Cabo Frio, e que vemos acontecer também em outros estados e municípios e em nível federal, percebemos o gritante distanciamento da teoria com a prática. Há justos pagando por injustos, inocentes condenados e culpados livres. Uma justiça que só é cega quando lhe convém e que se deixa seduzir pelos apelos dos provisoriamente poderosos. As “eternas” possibilidades de recursos são utilizadas como meios de protelar e nossa justiça, mais uma vez quando lhe convém, fecha os olhos e finge não ver. As leis são elaboradas de forma a permitir inúmeras interpretações e no seu próprio processo de produção quantas vezes, através de mera alteração de redação, são inseridas mudanças substanciais em benefício de cartas marcadas.

Dizem que o povo tem o governo que merece. Isso significa que o sistema é reflexo da sociedade, portanto, fica a reflexão: que tipo de sociedade estamos formando e o que estamos fazendo para mudar esse quadro? Procuramos ser mais conscientes enquanto cidadãos, mais ativos e participativos, buscando enxergar de modo mais coletivo ao invés de apenas mirarmos os próprios umbigos em busca de satisfações imediatas? Como estamos educando nossas crianças? Estamos conscientes de que vivemos em uma sociedade de direitos mas também de deveres, e que meu direito termina onde começa o do outro? Ao elegermos nossos representantes, valorizaremos o poder que temos nas mãos, analisando a história de cada candidato, suas realizações e seu caráter ou simplesmente venderemos nosso voto àquele que nos agraciar com algo imediato, mas que, a longo prazo, nos arruinará?

São questões nas quais precisamos nos deter por alguns minutos cada dia, analisar, rever atitudes para que, no momento em que tivermos o poder de decisão nas mãos, não o desperdicemos mais uma vez, ocasionando a colheita de frutos amargos por anos a fio.

Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J