Pular para o conteúdo principal

A BANALIZAÇÃO DA AMIZADE


"Ter muitos amigos é não ter nenhum" (Aristóteles)

Ontem, em mais uma passada de olhos pelas redes sociais, me pus a pensar no quanto se transformou o sentido de palavras como “amizade”, “amigo”! À primeira vista, para os mais desavisados, ao vislumbrar a página de uma rede social tem-se a falsa impressão de um mundo maravilhoso de amizade! Alguns perfis lotados, outros abarrotados de pessoas denominadas “amigos”, pedidos e mais pedidos para serem adicionados. “Fulano começou amizade com beltrano”.. diz a atualização da rede a cada amigo adicionado. 
Amizade, no sentido original da palavra, pressupõe afeição, apreço, admiração, querer bem. Uma relação pressupõe dois lados, é via de mão dupla. E uma relação de amizade pressupõe reciprocidade. Pode acontecer de alguém ser uma pessoa amiga, afável, destinar um sentimento de amizade para outra, mas, caso esta não corresponda, não está configurada a relação amistosa.
O real significado de amigo é alguém que ama, ampara, apóia, dá atenção. Então, quando vejo os perfis da rede, aquele tanto de “amigo” adicionado que nem responde a um bom dia, quanto mais a um diálogo saudável, vejo o quanto esta palavra esvaziou de sentido, o quanto se banalizou. Observo o quanto se fala sozinho na rede, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas mensagens de atenção e carinho simplesmente nem sabemos se são lidas. Ficam lá, como um troféu exibido aos visitantes do perfil a mostrar, hipocritamente, o quanto se é querido. Sim, as redes sociais estão repletas de hipocrisia, culto à auto-imagem, é o reverso da sanidade mental ao estimular a necessidade da opinião do outro e a ansiedade por tê-la favorável. Funcionam muito bem como ferramentas da agressiva indústria da propaganda no mundo consumista em que vivemos hoje e também para acompanhar notícias a tempo e a hora, pois, em termos de divulgação, seu papel é excelente.
Por incrível que pareça, ainda continuo em algumas redes: facebook, orkut e twitter. Entrei seguindo algumas pessoas ligadas a assuntos de meu interesse e também aberta a relações de amizade. Hoje não sei como ainda continuo! Só persisto porque através delas é que me inteiro das novidades em relação aos assuntos que acompanho. Quanto jogo de imagem! De todas as três redes, pelo menos o twitter é o mais, digamos, sensato. Utiliza o termo “seguidores” ao invés de “amigos”. Mais apropriado, mais correto. Talvez por isso seja a mais interessante das redes, pois aproxima-se um pouco mais da realidade (não digo totalmente real por ser impossível afirmar isso no mundo virtual, já que nem sempre são os próprios titulares dos perfis quem o utilizam).
“Amizade” e “amigo” têm sentido completamente oposto ao que impera nas redes sociais. Claro que, no meio de tantas pedras, podemos encontrar algumas pérolas, alguns poucos que possam fazer jus ao termo empregado, mas não nos iludamos. Não é o que busca a grande maioria dos participantes de redes e, nos moldes em que foram idealizadas, não é o fim primeiro a que se propõem as redes sociais. Atentemos quanto ao uso equivocado de tais palavras para que não causem uma falsa impressão de confiança e também para que, com o tempo, não percam de vez seu sentido original e verdadeiro. É como diz Jelson Oliveira, coordenador do Curso de Filosofia da PUC-PR, sobre a superficialidade dos laços de amizade, no livro “Para uma ética da amizade em Friedrich Nietzsche”: “No fenômeno recente das redes sociais [...] Portanto, não é necessariamente amigo de alguém. É só uma coleção de pessoas com quem se tem contato [...] Ao contrário da civilização grega, que valorizava a amizade, o mundo contemporâneo sofre com vínculos rasos".

Luciana G. Rugani 

Comentários

  1. Eita Amiga, relembrando esse texto agora me deu uma sensação de como podemos até iniciar boas relações de amizade em redes sociais mais com os dias isso se dissolve, a palavra de ordem é mudança, e tudo vai e vem muito rápido, inclusive as "amizades", de fato vivemos na sociedade do consumo e do descarte.

    Grande abraço, Paz e Bem.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Jetro! Isso é o que tenho observado ultimamente. E, como você disse, fica tudo muito rápido, e logo perde o sentido. São relações vazias demais..e relações vazias cansam.
    Estranho os seres humanos e seu mundo de contradições.. hoje em dia são tantos os recursos de comunicação (e-mail, twitter, orkut,face, blogs, telefone, carta, etc...), tantos meios de interação e convivência que poderiam propiciar a multiplicação de amizades pelo mundo a fora, mas, por incrível que pareça, é muito mais difícil fazer amizade de conteúdo hoje do que antigamente, quando havia a carta e, no máximo, o telefone como meios de comunicação. Hoje formam-se relações vazias..vazias e descartáveis. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto!!! De fato, as pessoas hj não sabem o verdadeiro significado de Amigo ou de Amizade. É uma pena.....mas, não desista das redes sociais. Afinal, não fossem por elas, aqui não estaria postando meu comentário. rsrsrs
    Bjo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Núbia, obrigada por suas palavras. Dei uma navegada por seu blog. Sinto-me mais animada quando encontro pessoas assim como você que escrevem textos cujas palavras nos dão força para prosseguir a caminhada. São as pérolas raras do mundo virtual, a que me refiro no texto, por isso ainda não vou desistir! Beijão.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J