Pular para o conteúdo principal

ENCONTRO HISTÓRICO - JUSCELINO E PADRE EUSTÁQUIO

DUAS PERSONALIDADES DA HISTÓRIA DE BELO HORIZONTE  E DO BRASIL. PADRE EUSTÁQUIO, HOJE BEATO EUSTÁQUIO, E JUSCELINO KUBITSCHECK: O ENCONTRO DE DUAS ALMAS AMIGAS E MISSIONÁRIAS. 


ENCONTRO HISTÓRICO - JUSCELINO E PADRE EUSTÁQUIO
Por Maria de Lourdes Costa Dias Reis – Professora/Mestre em História, jornalista e escritora

Duas personalidades marcaram indelevelmente a história de Belo Horizonte: Padre Eustáquio e Juscelino Kubitscheck.
Padre Eustáquio nasceu em 3 de novembro de 1890 na pequena cidade de Asrle Rixtel, na Holanda, sendo batizado com o nome de Humberto Von Lieshout. Muito jovem entra para a Congregação dos Sagrados Corações e foi enviado primeiramente para a Espanha. Depois, junto com dois padres, foram os três primeiros sacerdotes da Congregação dos Sagrados Corações a virem para o Brasil. Chegou ao Rio de Janeiro em 12 de maio de 1925 para tomar conhecimento da língua local e acostumar-se com o novo país. Foi enviado primeiramente para o Santuário de Abadia de Água Suja, paróquia da Diocese de Uberaba. Depois foi transferido para a cidade de Romaria em São Paulo e depois para Poá. Ali, nesta cidade, começou a operar milagres e curas, provocando a vinda de inúmeras pessoas para o local. Esta atração de pessoas incomodou aos padres da região, provocando sua transferência para a cidade de Araguari. Mas a fama de milagreiro e curador não desgrudava de Padre Eustáquio.
Juscelino Kubitschek era um jovem de origem tcheca, pelo lado materno, filho de família humilde, nascido em 12 de setembro de 1902 na cidade de Diamantina. Veio muito jovem para Belo Horizonte e estudou com muita dificuldade e esforço, até encaminhar-se para a Faculdade de Medicina da UFMG. Tornou-se um cirurgião exímio, especialista em clínica renal e casou-se com Sarah Lemos, filha única de um deputado federal. Em 1942, já exercendo o cargo de Prefeito de Belo Horizonte, e, ainda exercendo a medicina, o jovem casal, embora quisessem muito, não podiam ter filhos. Já estavam casados há vários anos e Sarah havia realizado muitos exames médicos, consultado com os melhores especialistas da cidade e não conseguia engravidar. Isso enchia o jovem casal de tristezas e incertezas.
Um dia, o prefeito Juscelino foi aconselhado a procurar um padre na pequena e pobre Vila Progresso, em Belo Horizonte, local simples habitado por operários e gente simples. Segundo o conselheiro, o padre já havia operado milagres e curas em São Paulo e no Triângulo Mineiro e isso poderia ser benéfico para Dona Sarah. Juscelino, um dia, resolveu procurar o jovem padre na pequena vila operária, uma região pobre, coberta de mato, com pequenas casas e cheia de ruas de poeira. Padre Eustáquio era um homem forte, corpulento, muito alto e com dois olhos azuis penetrantes que envolviam a pessoa com quem conversava. O padre, ao ser procurado pelo Prefeito, olhou Juscelino e Dona Sarah com o olhar profundo de seus olhos azuis e, passou sua mão pesada e firme na barriga da mulher. Disse: - Prefeito, daqui a nove meses, traga a menina para eu batizar. E não disse mais nada...
No outro mês, Sarah já estava grávida e o casal morria de alegrias.
Juscelino a partir daí não se desgrudou mais de Padre Eustáquio. Este era seu conselheiro político e amigo espiritual. O prefeito então doou dois quarteirões da pequena vila para a Congregação dos Sagrados Corações poder erigir sua igreja, pois a vila só possuía uma simples capela, no fim do bairro, chamada Cristo Rei. Padre Eustáquio apenas lançou a pedra fundamental da futura Igreja dos Sagrados Corações e disse que começava a igreja mas não iria vê-la concluída. Após os nove meses da visita de Juscelino a Padre Eustáquio, Dona Sarah ganhou uma menina à qual deram o nome de Márcia, filha única do casal. Anos mais tarde, adotaram, como filha, a menina Maristela, para fazer companhia a Márcia.
Padre Eustáquio não viu a conclusão da igreja, pois em suas andanças pelas ruas cobertas de mato do bairro, foi picado por um carrapato no umbigo e adquiriu uma doença perigosa e sem cura para a época: de tifo exantemático. Ele padeceu alguns dias no Hospital do bairro, hoje o Hospital André Cavalcanti, onde veio a falecer aos 53 anos de idade, em 30 de agosto de 1943.
Uma enormidade de gente afluiu ao enterro de Padre Eustáquio no Cemitério do Bonfim, fato inédito em Belo Horizonte. Juscelino então mandou mudar o nome da via mais importante da vila, caminho que iniciava próximo ao centro da cidade e ia até a vizinha povoação de Contagem. Era um caminho tortuoso, cheio de curvas e chamado Avenida Contagem. Juscelino, em homenagem ao santo padre, deu a denominação de Rua Padre Eustáquio à Avenida Contagem. A partir daí, o bairro não parou de crescer. Ao lado da Igreja dos Sagrados Corações, mais tarde conhecida apenas como Igreja de Padre Eustáquio, foi erguido o Colégio Padre Eustáquio, com o objetivo de oferecer ensino particular aos filhos dos moradores do bairro. Juscelino ainda demonstrou mais gratidão ao amigo santo: mandou construir casas populares, vendidas a preços módicos para funcionários públicos nos quarteirões que rodeavam a Igreja.
Outro fato que também marcou a vida de Juscelino, ligado a Padre Eustáquio: Juscelino já era governador de Estado, no período dos anos 50. Um dia, estando muito cansado, pelas atribuições do cargo e se preparando para se candidatar a Presidente da República, pediu para não ser incomodado por ninguém no Palácio das Mangabeiras, pois queria descansar sozinho em seu quarto. Trancou a porta por dentro e pretendia dormir com tranqüilidade. De repente, viu um padre de batina branca entrar em seu quarto e debruçou-se como para abençoá-lo e parecia querer dizer alguma coisa. O governador, meio sonolento, ouviu quando o padre lhe disse que ele realmente seria Presidente do Brasil. Faria um grande governo, mas seria perseguido, injuriado e iria sofrer muito por isso. Juscelino assustou-se e levantou-se rapidamente, querendo pegar o padre. Este, de repente desapareceu, como por encanto, na parede do quarto. Juscelino abriu a porta e saiu gritando para a guarda governamental que detivessem o padre, pois ele queria falar com ele. Ao que os soldados, de pronto, falaram que ninguém havia entrado no Palácio, nem mesmo este tal padre. Juscelino ficou muito assustado, mas achou que seria esta mais uma revelação de Padre Eustáquio...
A pequena vila Progresso passou a chamar-se bairro Padre Eustáquio, em homenagem ao santo padre. Ruas foram abertas, casas construídas, e o progresso foi chegando devagar ao local. Hoje, o bairro Padre Eustáquio é um dos mais populosos de Belo Horizonte, ostentando a marca de 28.000 habitantes, local sossegado, aprasível e bom de morar. Boas casas marcam as ruas do bairro , que possui grande estrutura de comércio, rede bancária, supermercados, boa rede de transporte coletivo, oferecendo ainda a seus moradores segurança e sossego. Como moradora há 46 anos do bairro Padre Eustáquio, credito ao Beato Padre Eustáquio este progresso do local e considero o bairro um local abençoado por este, que deverá ser, em breve, o primeiro santo mineiro. Dia 30 de agosto é considerado o “Dia de Padre Eustáquio”, por marcar a data de sua morte e dia venerado pelos moradores e fiéis de toda Minas Gerais.

Fonte: Folha do Padre Eustáquio nº 211 – agosto de 2011

Comentários

  1. Gostei desta matéria. Muitas coisas que aconteceram na vida deste grande homem que a igreja ou órgãos jornalísticos conceituados não publicaram, e que vemos num jornal de bairro que por ser menor não é menos conceituado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J