Pular para o conteúdo principal

SOBRE O VOTO



É através do voto que escolhemos nossos representantes nos Poderes Executivo e Legislativo. Podemos compará-lo a uma procuração do cidadão para o representante, para que este aja e decida em defesa dos interesses públicos, visando assegurar àquele os serviços a que tem direito.
Nossa participação no processo eleitoral dá-se por meio do acompanhamento da história de cada candidato, de suas realizações, de seu comportamento à frente de cargos políticos durante todo o mandato e, por fim, temos a votação propriamente dita.  O momento do voto é o momento final da avaliação dos candidatos.
Quem vende o voto, além de estar praticando crime eleitoral podendo ser punido por isso, entrega completamente seus direitos nas mãos do candidato, torna-se refém de suas ações e omissões. Não entende que, em prol de um benefício a curto prazo e fugaz, abre mão de conquistas muito mais duradouras, conquistas estas pelas quais amanhã ele mesmo vai estar reivindicando, mas que, certamente, não será ouvido, não será respeitado em sua reclamação, pois não se fez respeitar. Em toda relação é fundamental que haja respeito, e não é diferente na relação cidadão-candidato.
Muitos argumentarão: “mas a carência é grande, as pessoas têm necessidades urgentes e o candidato chega oferecendo algo que no momento minimizará suas dores..” ora, é preciso entender que no Direito Público não existe essa questão de gratidão, não há que se falar em componente emocional nas questões relacionadas à administração pública. O que há são direitos e deveres. O voto é secreto, e o eleitor é livre para analisar a história e o perfil de cada um e escolher aquele que mais corresponda às necessidades da sociedade. Nada nem ninguém pode dirigir a sua vontade. O candidato que age assim está cometendo crime eleitoral, desrespeitando o eleitor através da tentativa de, por meio de sua dor, controlar sua vontade. O mesmo digo em relação a candidatos que, representantes de administração pública omissa, passam a realizar obras a toque de caixa, principalmente no último ano antes das eleições. É um verdadeiro atestado de incompetência administrativa assinado pelo próprio candidato, pois mostra que reconhece o descaso com que tratou a população durante todo o mandato e, com obras e serviços sem o mesmo cuidado e qualidade que teriam se fossem realizadas no prazo correto, tenta conquistar o voto dos eleitores. Mas, como eu disse, o voto é a etapa final de todo o processo de avaliação do candidato. O eleitor que se respeita, enquanto membro de uma sociedade de direitos e deveres, estará atento e saberá analisar a conduta deste candidato desde os primeiros dias do mandato que termina.
Por fim, estejamos de olhos abertos, atentos, para que possamos fazer uma análise objetiva, prática, de cada candidato, pois não faltarão aqueles que tentarão manipular a emoção dos eleitores.  Mais uma vez, repito: o componente emocional não deve fazer parte de questões que envolvem a administração pública, esta tem sua ação delimitada pela lei, e assim será em qualquer futura administração.

Luciana G. Rugani 
       


Comentários

  1. O poder do voto que possuímos e por uma situação cômoda o vendemos a um candidato despreparado, é comparado ao médico que vamos consultar e dizemos: "Dr. a minha vida está em suas mãos". Será que eu serei neste momento uma pessoa confiável, ou estarei agindo tão despreparadamente quanto este que me propõe a compra do meu precioso voto?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J