Pular para o conteúdo principal

A IMPORTANCIA DO VOTO NA DEMOCRACIA


Para falar sobre a importância do voto, não há como fugir de uma breve conceituação de “democracia”.

A palavra “democracia” deriva do grego demos, que corresponde a povo, e kratos, poder. É o sistema onde o poder, entendido como capacidade de decidir, agir e gerar efeitos, emana do povo, tem sua origem nos membros da coletividade, sendo por isso chamado de “poder original”, do qual os cidadãos são os legítimos detentores.

Nosso país adota um sistema que muitos chamam de híbrido onde a soberania popular é exercida diretamente pelo povo (através dos plebiscitos, referendos e iniciativa popular) e indiretamente, através de representantes eleitos livremente por meio do voto.

O voto é o principal instrumento de manifestação da vontade popular. Através dele, o cidadão exerce seu poder de livre escolha daqueles que lhe representarão na condução da administração pública (prefeitos, governadores e presidente) e também na aprovação das leis e fiscalização do Poder Executivo (vereadores, deputados e senadores).

Para ilustrar de forma mais clara e didática a importância do voto, farei uma analogia da cidade e seus cidadãos com uma empresa composta por diversos sócios. O mesmo modelo aplica-se ao estado e ao país, mas vamos nos concentrar na cidade.

Vamos imaginar que nossa cidade seja uma grande empresa cujos sócios sejam todos os seus habitantes. Imaginemos que a arrecadação total da cidade seja seu patrimônio, então, em tese, cada sócio teria sua responsabilidade e seus direitos na proporção do total arrecadado dividido pelo número de habitantes. É impossível, devido a sua grande quantidade, que todos os sócios estejam diretamente na administração desta empresa ou na aprovação dos projetos de trabalho. Dessa forma, os sócios elegem alguns representantes para estas funções, é como se cada sócio passasse uma procuração pública para gerirem seus negócios. É uma comparação com fins didáticos somente para permitir a visualização do nível de responsabilidade que devemos ter ao passar esta procuração, que é o voto. Vender o voto, ou trocá-lo por favores, é fraudar esta "empresa", é entregar completamente seus direitos nas mãos do outro, tornando-se refém das ações e omissões deste outro. Quem vende o voto se vende, vende sua família, sua dignidade. Perde o direito de questionar as atitudes futuras do governante.

Para garantir a liberdade de decisão, o voto é secreto, mas isso não é suficiente. É preciso também impedir que o abuso de poder, em todas as suas manifestações, interfira na liberdade de escolha do eleitor, maculando o processo e ofendendo o direito fundamental à liberdade, que é um dos pilares da democracia. E, para ajudar na fiscalização, a legislação permite a qualquer cidadão denunciar irregularidades eleitorais de que tenha conhecimento.

O voto é a voz do cidadão que quer melhorias, quer saúde, educação, trabalho, obras de qualidade. Este cidadão sabe valorizar seu voto, pois dele não abre mão, e sua escolha é embasada por uma análise própria onde o que pesa são as propostas, as realizações e o passado de cada candidato. Não se deixa levar por discursos baseados em crenças, palavras e gestos repletos de componentes emocionais, jogos de imagem para agradar eleitorado, pois sabe que não é isso que garante um bom governo. Este eleitor sabe escolher o candidato que está em sintonia constante com as reais necessidades da população e cujas realizações do passado avalizam suas promessas futuras, pois sabe que o candidato que acompanha a história do desenvolvimento de sua localidade e que tem o que mostrar de realizações e melhorias para a sociedade com certeza é o que tem maior probabilidade de fazer um melhor governo.

Eleitor, votar com consciência, além de dever, é muito mais um direito e oportunidade de contribuir para a melhoria da sociedade. Não abra mão deste direito. Você é livre, ainda que haja intimidação direta ou velada, ninguém pode tirar-lhe este direito, o sigilo é garantido. E, qualquer irregularidade, denuncie. Não aceite como governantes pessoas que desrespeitam a coisa pública e que jogam no lixo a sua dignidade de cidadão.

Luciana G. Rugani

Comentários

  1. www.conscienciabranca.comunidades.net15 de março de 2014 às 07:56

    Peço-lhe votar nas enquetes da Camara dos Deputados . A principal enquete é sobre as cotas raciais em concursos públicos. Clique no link abaixo:
    http://www2.camara.leg.br/agencia-app/votarEnquete/enquete/B3F1CAC0-F370-4C2C-A086-8429F92F1CB9
    PARTICIPE DO GRUPO "NÃO ÀS COTAS SIM À EDUCAÇÃO" : http://www.facebook.com/groups/389877431083231/


    PEÇO-LHE PARTICIPAR DAS PETIÇÕES SEGUINTES:

    Fim do voto obrigatório

    http://www.votenaweb.com.br/projetos/pec-28-2008



    VOTO DISTRITAL

    O Voto Distrital é um sistema eleitoral que permite fiscalizar de perto o político eleito e assim podemos realizar as mudanças que desejamos ver no Brasil. É o cidadão com mais poder de decisão. Conheça. Assine. Mobilize. www.euvotodistrital.org.br e

    http://www.votenaweb.com.br/

    projetos/2332

    Pena de Prisão Perpétua Agricola

    www.mrc.org.br

    PETIÇÃO PELO Imposto Único Federal

    http://www.impostounicofederal.org.br

    PETIÇÃO CONTRA A IMPUNIDADE NOS CRIMES DE TRÂNSITO

    VOCÊ VAI TOMAR CONSCIENCIA OU MAIS UM DRINK ?

    http://naofoiacidente.org/blog/assine-a-peticao/



    URGENTE - ASSINE E DIVULGUE ESSA PETIÇÃO

    O governo dos EUA está prestes a tomar a decisão mais importante acerca das mudanças climáticas na presidência de Barack Obama: a aprovação ou não de um oleoduto monstruoso que transportará do Canadá aos EUA, por dia, até 830 mil barris do petróleo mais sujo.
    Caso seja aprovado, o oleoduto Keystone XL ajudará a bombear bilhões de dólares para os bolsos de umas poucas companhias, além de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. O oleoduto está sendo descrito como "o detonador da maior bomba de carbono do planeta". Uma reação ousada da opinião pública já conseguiu atrasar o projeto antes, e outro golpe duro foi dado na semana passada, quando saiu uma decisão judicial contrária ao oleoduto. Agora, se agirmos com rapidez e em grande número, podemos ajudar a acabar com essa ideia de vez.

    http://www.avaaz.org/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J