segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

REVIVENDO MOMENTOS EM CABO FRIO

Cabo Frio teve, em toda sua história, um pequeno período durante o qual avançou décadas em sua infraestrutura, economia e qualidade de vida. Avançar tanto em tão pouco tempo é fato raro, é algo que não vemos todo dia em nosso país, por isso podemos dizer que este período (1997-2004) foi um período ímpar, único e incomparável. O prefeito à época, Alair Corrêa, realizou um grande e maravilhoso trabalho fazendo da cidade um lugar muito atrativo que figurou entre os principais roteiros turísticos do país.

Acompanhávamos as melhorias da cidade. Estas eram constantes, sempre uma nova obra e espaços sendo revitalizados. Fizemos alguns registros deste período, através de fotos e algumas filmagens. Já há alguns anos, após a saída de Alair da prefeitura, viemos comparando e percebemos que a cidade foi decaindo, dia-a-dia. Perdeu muito de suas conquistas e acumulou sérios problemas sociais.

Logo abaixo, temos dois filmes: um de 2001 e outro de 2003, através dos quais registramos as maravilhas de alguns dos principais pontos da cidade. Apesar de serem filmes amadores, são para nós de grande valor, pois revê-los é como reviver a felicidade daqueles momentos passados numa cidade que era linda, segura e acolhedora.

Vejam, por exemplo, que no vídeo de 2001 aparece uma placa, anunciando a desapropriação de uma casa para realização de uma obra. E, no outro vídeo, de 2003, temos, no mesmo lugar, a obra já pronta.

E era sempre assim, a cada vez uma novidade, uma nova realização.

Quando assisto a estes vídeos, atento para os seguintes pontos:

- a limpeza das ruas, o cuidado com os jardins e plantas;
- nenhuma pichação na cidade;
- lixeiras em todos os postes da orla e do centro, em cores diferenciadas conforme a região;
- todos os bens públicos bem conservados;
- funcionários eram vistos constantemente limpando e dando manutenção (pintura, jardins, etc.) nas ruas (no filme de 2001 estão na orla da Praia do Forte);
- o Forte São Matheus também muito bem conservado;
- presença frequente de guardas-municipais ajudando na segurança, impedindo atos de vandalismo (talvez por isso não havia espaço para pichadores), e organizando o trânsito (no filme de 2001 aparecem na filmagem de cima do Morro da Guia);
- anúncio de eventos de qualidade (Orquestra Sinfônica);
- excelente iluminação da Praia do Forte, possibilitando noites claras. Grande diferença dos dias de hoje, quando observamos muitas falhas na iluminação;
- em 2001, havia diversas placas anunciando obras que em 2003 já estavam prontas;
- ruas que em 2001 ainda eram de terra, sem urbanização, e que em 2003 já estavam asfaltadas e urbanizadas (observar a "Rua Mira" - Peró: no filme de 2001 era de terra, sem praça, e, no filme de 2003, já estava asfaltada e com bela praça do lado esquerdo);
- em 2001 ainda não havia a Praça do Turismo. Havia uma placa anunciando que certa casa seria desapropriada e demolida para a construção de um parque no local. Em 2003 a praça já estava toda pronta com os brinquedos e com as esculturas de Ivan Cruz;
- no vídeo de 2003, vemos uma placa de agradecimento ao então prefeito Alair, pelas melhorias realizadas no Bairro do Peró.

MAIO DE 2001

ABRIL DE 2003