Pular para o conteúdo principal

INSEGURANÇA EM CABO FRIO - DEU NO BLOG ALVARO NEVES, O ETERNO APRENDIZ



Cabo Frio mais uma vez é manchete em criminalidade. Não entendo como hoje há uma tendência geral de achar normal o crescimento da violência. Quando questionadas, as autoridades se põem logo a dizer que este é um problema comum, que atualmente cresce em todo lugar. Sim, isso sabemos. É cada vez mais frequente em qualquer cidade, estado ou país. O mundo está muito violento. Mas, o que queremos é justamente a disposição de analisar e verificar o porque, quais as causas disso, que falhas nosso sistema de segurança está tendo para permitir isso, e ir na fonte, na origem do problema, sem receio de colocar o dedo na ferida e detectar fatores agravantes, como por exemplo: é notório, todos que vivem em Cabo Frio percebem o quanto piorou a segurança pública depois que o governador do estado, Sérgio Cabral, criou as UPP's na capital. Um programa que tem suas qualidades, sabemos disso, mas que nunca deveria ter sido implementado sem medidas conjuntas nas cidades do interior do estado. E vou mais além. Penso que algo nesse sentido deveria ser muito mais amplo, partindo do governo federal, envolvendo todos os estados e também fronteiras. Um programa desse, realizado em somente uma cidade, acaba espalhando a violência para outros lugares, facilitando a propagação de ramais de criminalidade.  Agora, desde o início do programa, antes que a criminalidade avançasse, era preciso que tivesse havido disposição das autoridades municipais para se posicionarem perante o governo do estado e exigirem medidas preventivas para que o problema não chegasse ao interior. E o que percebemos foi mais uma vez a inércia, omissão. Deixaram o problema chegar e crescer. 
Em algumas cidades, como Macaé, por exemplo, as autoridades correram atrás e exigiram medidas de combate à criminalidade, e já percebem alguma queda nos índices, como podemos ver nesta matéria: http://in360.globo.com/rj/noticias.php?id=24094
Em Cabo Frio, não houve nenhuma medida semelhante, e quando questionadas, as autoridades municipais dizem sempre a mesma coisa: é um problema comum, que está crescendo em todos os lugares, e em Cabo Frio não é diferente.
Cabo Frio era uma cidade tranquila, até alguns anos atrás. Havia paz, havia segurança. Mas, havia um governo que se preocupava com essa questão, solicitava medidas do governo do estado, tinha maior número de viaturas e policiais rodando pela cidade, colocava maior efetivo da guarda municipal nas ruas para auxiliar a polícia militar. Era um governo que promovia debates com as autoridades de segurança pública do estado para exigir apuração de crimes e punição dos reais culpados. É essa disposição, essa vontade de agir e colaborar para a solução da questão que queremos ver. Não queremos mais simplesmente ouvir um governo municipal dizer que a segurança pública é responsabilidade do governo do estado e não colaborar, omitir-se, não dar o grito de socorro em nome da cidade, permitindo que a cidade se torne cada dia mais famosa pelo alto índice de criminalidade. 
A omissão muitas vezes tem consequências muito mais nefastas que a ação, e Cabo Frio, na questão de segurança pública, é a comprovação máxima dessa frase.

Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J