terça-feira, 24 de abril de 2012

NOVAMENTE A PERGUNTA: O QUE ACONTECEU COM CABO FRIO?

A partir de mais uma ação criminosa ocorrida sábado passado em Tamoios, distrito de Cabo Frio, quando bandidos explodiram o Banco Itaú, única agência bancária do distrito, eu novamente passei a refletir em torno da segurança pública de Cabo Frio. Daí me lembrei de um artigo meu, publicado no jornal mineiro "O Tempo", onde eu comentava vários problemas da cidade, enfatizando o problema do avanço da violência. 
Resolvi republicá-lo aqui hoje, com seus respectivos comentários, e perguntar novamente, principalmente àqueles que acharam ser exagero de minha parte: O QUE ACONTECEU COM O BALNEÁRIO DE CABO FRIO?
(o artigo foi publicado no link abaixo, e reproduzido novamente aqui)
http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=197767,OTE

O que aconteceu com o balneário de Cabo Frio?
Publicado no Jornal OTEMPO em 09/03/2012
LUCIANA G. RUGANI
Leitora


A cidade de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, é um dos destinos preferidos pelos mineiros quando pensam em praias. Por isso, gostaria de comentar sobre sua lamentável situação atual. 

Quanta diferença de alguns anos atrás! Havia muitos guardas municipais nas ruas; além de ajudarem no trânsito, colaboravam com a segurança. A quantidade de viaturas que faziam o policiamento preventivo era maior. Hoje, a cidade é refém da violência, como mostram as notícias diárias.

Não vemos mais guardas municipais e viaturas como antes. Em janeiro, uma família de turistas foi surpreendida por bandidos dentro de casa no condomínio em que acabavam de chegar. O pai dessa família morreu assassinado. Esse condomínio já havia sido assaltado várias vezes naquela mesma semana. 

A cidade, em 2001 considerada a mais limpa do Brasil, perdeu esse título. Quase não vemos lixeiras, que, antes, existiam em todos os postes no centro da cidade e em muitos postes dos bairros. Há muitos objetos cortantes na areia. Pichações tomam conta até de coqueiros. A favelização cresce pelo morro do Telégrafo, uma área de preservação ambiental.

Cabo Frio, que já foi exemplo de organização para outras cidades, hoje, é manchete nacional por casos de violência, favelização e surto de meningite, conforme amplamente noticiado no início do ano. Cidade de médio porte, antes referência em qualidade de vida, agora acumula os problemas das grandes metrópoles.


Comentários
10/03/2012 - 12h15
André santos
BH
Tenho acompanhado diariamente o noticiário da região de Cabo Frio, pois vivo em BH mas tenho imóvel em Cabo Frio e para lá vou varias vezes por ano. Por isso digo que infelizmente não é exagero, pois os fatos relatados neste artigo aconteceram sim, basta realizar algumas simples pesquisas no Google que encontrarão as notícias citadas. Creio que o objetivo aqui não é apontar culpados, pois não é culpa de cabofrienses, nem de mineiros, nem de cariocas. O objetivo é, através da divulgação, abrir espaço para as idéias, debate e colaboração através de sugestões e alternativas para a solução do problema. A criminalidade avançou muito no interior depois do projeto das UPPs na capital do estado do RJ, pois o projeto foi executado na capital sem maiores cuidados para evitar que os criminosos se espalhassem pelo interior. Isso é fato cujas consequências são sentidas por todos nós que lá vivemos ou estamos freqüentemente.

10/03/2012 - 09h45
Rogério Carvalho
Belo Hte
Devia chamar Cabo Fria Fria Fria isto mesmo. Fui uma vez pra nunca mais. Em 1995 fui covardemente assaltado juntamente com minha familia nesta cidade, chamamos a polícia e até hoje eles nao apareceram.

10/03/2012 - 15h02
Fernanda
Cabo Frio
VC nunca foi assaltado Em minas Gerais?

Fernanda
Cabo Frio
Infelizmente isso não é "privilégio" apenas de Cabo Frio...

09/03/2012 - 23h25
Paulo Barbosa
Cons. Lafaiete
Cabo Frio, vem crescendo a taxas demográficas acima da média nacional e com isto os problemas aumentam. Os índices de violência, segundo as autoridades locais não são tão alarmantes como a autora do artigo diz, pois existem cidades do mesmo porte com dados de violência muito superiores de Cabo Frio, inclusive de municípios mineiros.

10/03/2012 - 09h40
Claude Bernard
BH
Paulo, não acredite tanto em números oficiais. As ocorrências são subnotificadas e os números podem ser maquiados para interesse de imagem.

09/03/2012 - 21h07
Fernanda
Cabo Frio
Nossa gente,quanto exagero! Sou cabofriense e sim,a cidade está horrivel por causa do mal governo cujo prefeito só pensa em engordar seu cofre. Mas não há tanta violência quanto dizem. Quanto a tal "favelização",não são feitos por cabofrienses e sim por pessoas q vem de outras cidades,inclusive mineros (tenho 3 amigos com suas familias que moram numa dessas favelas). Eles correm pra cá atrás de qualidade de vida. Quanto a sujeira q deixam na areia,são deixados tbm por mineiros,cariocas q não tem o minimo de educação de junta-los em um saquinho,pois acham q isso é dever da prefeitura. Fala sério né. É questão de educação,seja de Cabofriense,carioca e até mesmo mineros

10/03/2012 - 09H40
Claude Bernard
BH
Não são "mineiros" ou "cariocas", são brasileiros. Essa diferenciação não leva a nada quando o questionamento da autora é em relação às ações públicas para evitar a ocupação desordenada, inclusive de áreas de proteção. É preciso que o poder público mostre ação.

10/03/2012 - 09h45
Agnus Morais
Sou frequentador assíduo de Cabo Frio, também sou mineiro. O que vejo neste comentário e na matéria acima é um preconceito com cidadãos de outras cidades e uma manisfestação política e indevida para falar da cidade. porque não aproveitam a eleição em outubro e mudam este panorama. Cabo Frio é linda e sempre que puder vou levar minha família para lá. Por favor, deixam de ver tantas coisas erradas e culpar os outros só por ser mineiros, vamos começar a acertar os erros próprios e depois expandi-los à cidade.

09/03/2012 - 15h22
emerson
belo horizonte
É a pobreza se expandindo. Agora não dá mais pra fingir que quem é muito rico não tem responsabilidade por haver muitos pobres. Não há mais lugares para se esconder.

09/03/2012 - 10h00
PAU
BELO HORIZONTE
Hoje em dia, policial na rua à noite a pé só se for escoltado por viaturas. Ou ele próprio será a vítima.

09/03/2012 - 21h08
Fernanda
Cabo Frio
Muito exagero de sua parte meu caro.

2 comentários:

  1. Sou CONCURSADO DA guarda municipal de cabo frio na reserva e falta muito pouco pra entrar.... acontece que NÃO querem CONVOCAR OS CONCURSADOS e a cidade fica sem Guardas nas ruas !!!!!!!! preferem ver a violência aumentar a convocar guardas... é a prefeitura !! mas a POPULAÇÃO tem que se manifestar !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos. Bom o motivo de eu estar lendo essa inquete e que eu estou pesquisando mesmo uma cidade para morar sou goiano mais vivi 18 anos em Uberlandia triangulo mineiro la era uma cidade maravilhosa mais como vcs mesmo diz ai depois das invasoes das favelas do Rio e de Sao paulo la ficou insustentavel viver hoje atualmente moro em Baneario Camboriu aqui e tudo de bom mais como tudo tem um mais aqui e muito frio as pessoas sao frias ai nao e legal eu sou suspeito oara falar de cabo frio eu conheci ai em 1999 ate hoje acho ai uma das cidades litoranea mais lindas clima otimo por isso ainda quero morar nessa cidade se alguem puder me responder por email por favor ficar muito grato meu emai e cicerofrocha@hotmai.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...