terça-feira, 29 de maio de 2012

CIDADE "ESPANTA-TURISTA"

Cabo Frio é uma cidade com vocação naturalmente turística. Já esteve entre os roteiros turísticos mais procurados do Brasil, mas hoje a realidade é outra. Além de não ter uma política adequada para o setor, tem acumulado diversos problemas sociais, como desemprego, péssima qualidade em atendimentos de saúde e aumento da violência, tudo isso já comentado em outros artigos deste blog.
O que sentimos hoje na cidade é total ausência de preocupação em conquistar os turistas. Aos cidadãos cabofrienses, que muitas vezes não têm outra alternativa, só lhes resta conviver com esse caos. Agora, os turistas chegam, têm suas impressões e vão embora. Uns não voltam mais. Outros, mais persistentes, voltam, mas não com a mesma frequência que antes. O que os faz retornarem é o encanto natural que a cidade possui e suas praias maravilhosas. A cidade é de médio porte, mas acumula os problemas das grandes cidades. Tem tudo para ser um verdadeiro paraíso, pois é belíssima por natureza, mas seu grande problema é uma administração que deixa muito a desejar.
Quando há alguma interferência do poder público, percebe-se logo que o interesse maior não é solucionar os problemas e tornar a cidade mais atrativa. Um exemplo típico é a questão do estacionamento. Aprovaram, a toque de caixa, no início do ano passado, uma lei instituindo o estacionamento pago nas ruas durante as 24 horas do dia! Vejam só..qualquer cidade que possua um sistema de estacionamento rotativo regulamenta sua cobrança de acordo com os horários de maior movimento. Não há necessidade de cobrança 24 horas! Em Cabo Frio é diferente. Em pleno dia útil, meio de semana, à noite, fora de temporada, portanto nenhum movimento a mais, se o turista quiser parar seu carro na orla para sentar, nem que seja por cinco minutos, e observar o mar, terá que pagar cinco reais. Não faz sentido! Está sobrando vagas, não há movimento, portanto não há necessidade de disciplinar a ocupação das vagas, então qual a finalidade dessa cobrança?
E ainda, a violência e os danos ao patrimônio público, causados por vândalos, aumentando, e praticamente não vemos guardas-municipais, e há poucas viaturas policiais. Os guardas-municipais, apesar de não fazerem parte do efetivo de segurança pública, poderiam muito bem ajudar através de um trabalho de parceria com a polícia. Com certeza, aumentaria a sensação de segurança. Mas, em Cabo Frio, quase não os vemos. Cobradores de estacionamento, há aos montes! Vários em um mesmo quarteirão. Mas guardas, não, ficando clara a inversão de prioridades na administração da cidade.
Navegando por alguns comentários do blog www.blogdoalaircorrea.com.br , encontrei vários comentários de turistas insatisfeitos. Para não estender demais, resolvi transcrever somente dois deles, que seguem abaixo. Podemos perceber, através do conteúdo dos comentários, que há total falta de atenção e bom senso para tornar a cidade mais receptiva e agradável. Pelas reclamações colocadas, parece que Cabo Frio tornou-se a cidade "espanta turista", pois ao invés de proporem medidas atrativas, agem de forma com que os turistas se sintam discriminados e não bem-vindos, além de não zelarem pela paz e tranquilidade na cidade. Vejamos:

ARTIGO:
NOTÍCIAS – JORNAIS DE CABO FRIO E REGIÃO
fonte: www.blogdoalaircorrea.com.br
Publicado em

Maria Emilia em disse:
CARTA ABERTA AO PREFEITO DE CABO FRIO E DEMAIS AUTORIDADES
EU E MEU MARIDO FREQUENTAMOS CABO FRIO HÁ 33 ANOS E HOJE JUNTA-SE A NÓS A NOSSA FAMÍLIA QUE CONSTRUIMOS FORMANDO UM TOTAL DE 14 PESSOAS.
FOMOS ENTUSIASTICAMENTE PASSAR A SEMANA SANTA EM CABO FRIO E NOS HOSPEDAMOS EM FRENTE A LINDA PRAIA DO FORTE PARA ADMIRARMOS TODA A BELEZA QUE A PRAIA E A CIDADE NOS OFERECEM.
PARA NOSSA DESDITA FOMOS VÍTIMAS DE ASSISTIRMOS O DESCALABRO DA CLANDESTINIDADE ACONTECER NO CORAÇÃO DESTA CIDADE, QUE SE HOUVESSE LEI PROPORCIONARIA AOS TURISTAS DIAS MELHORES, OU MELHOR, NOITES MELHORES!!!
COMO É UMA CIDADE PARA FÉRIAS, PENSAMOS QUE EXISTEM FAMÍLIAS COM CRIANÇAS DE 1 ANO, COMO É O NOSSO CASO E PESSOAS IDOSAS TAMBÉM, OU SEJA, VÃO PESSOAS DE “MAMANDO A CADUCANDO” BUSCAR O TÃO MERECIDO REPOUSO E DESCANSO NAS ORLAS PRAIANAS.
TIVEMOS 3 NOITES INFERNAIS, DE QUINTA, SEXTA E SÁBADO, 05, 06 E 07 DE ABRIL DE 2012.
EXISTE UMA BOITE CLANDESTINA NA BEIRA DA PRAIA DO FORTE, E SEGUNDO RELATOS DE ALGUNS, O FATO JÁ FAZ PARTE DO CALENDÁRIO DA CIDADE E PARA NOSSA SURPRESA, COM IDAS E VINDAS DE CARRO DA POLÍCIA CIRCULANDO POR LÁ. ELES NÃO SÓ SABEM COMO APROVAM, POIS, CONTINUAM NUM VAI E VEM DURANTE TODA A MADRUGADA ATÉ 4, 5 HORAS DA MANHÃ. E A LEI DO SILÊNCIO SR PREFEITO E SR SECRETÁRIO DO TURISMO?
SR PREFEITO E DEMAIS AUTORIDADES. VOCÊS NÃO SABEM DISSO? FICAM CONFORTAVELMENTE DEITADOS NAS SUAS CASAS ENQUANTO OS TURISTAS SE DANAM?
LEVAMOS O NOSSO PRECIOSO DINHEIRO MINEIRO, PARA GASTÁ-LO AÍ, COM CERVEJINHAS, EMPADINHAS, TERERÊS E ETC E NÃO TEMOS O DEVIDO RESPEITO PELO NOSSO SOSSEGO?
ALÉM DE NÃO PODERMOS DORMIR TAL A ALTURA DO PÉSSIMO SOM E DA BAGUNÇA, TEMOS QUE NOS DEPARAR COM CENAS DE BANDOS DE BÊBADOS FAZENDO XIXI NA GRAMA, CALÇADA, ETC…
ACHO QUE TODOS TÊM O DIREITO DE ESCOLHER O SEU TIPO DE LAZER, DESDE QUE O SEU VIZINHO SEJA RESPEITADO. TANTAS OUTRAS CASAS NOTURNAS FUNCIONAM ADEQUADAMENTE, EM LOCAIS E ACÚSTICAS APROPRIADAS. POR QUÊ ESTES SENHORES BARRAQUEIROS E BARRANQUEIROS NÃO TÊM OBRIGAÇÃO DE FAZEREM O MESMO?
FICA AQUI O REGISTRO DE UM GRANDE LAMENTO DO QUE A POLÍCIA E AS AUTORIDADES DE CABO FRIO ESTÃO FAZENDO COM OS POBRES DOS TURISTAS QUE BUSCAM DESCANSO, SOSSEGO, SOL E UM POUCO DE IODO PARA A SAÚDE!
CABO FRIO ATÉ NUNCA MAIS!!!!!!!!!!!

Márcia G Vinhas em disse:
Bom Dia,
Tenho residência em São Pedro D Aldeia, mas estou morando em São Paulo.
Hj pela manhã fui a Cabo Frio fazer umas compras na Rua dos Biquínes com uns Amigos e ao chegar e estacionar o carro no estacionamento da Prefeitura, o vendedor do boleto para o carro, me cobrou 5,00 a hora, quando na placa da Prefeitura marcava 3,00.
E nos disse que para turista é mais caro… Como assim? Cabo Frio vive de turismo e está cobrando mais caro de quem vem gastar na Região???????
Não pago…. e não volto!!!!!!!!!!
Isto é mais que abuso!
É Descaso!!!!!!!