Pular para o conteúdo principal

ACESSIBILIDADE - ITEM DO PLANO DE GOVERNO DE ALAIR CORRÊA - VALORIZAÇÃO DA VIDA

COMPLEMENTANDO O TEMA "VALORIZAÇÃO DA VIDA"


Analisando o plano de governo de Alair Corrêa como um todo, vemos que o foco principal no geral é a valorização da vida. Todas as áreas terão como principal objetivo proporcionar uma vida mais digna ao cidadão.
Neste sentido, há o principal e mais amplo projeto de Alair (Setorização da Dignidade) e outros projetos sociais, já comentados aqui neste blog no link http://www.cantinhodasideias.com.br/2012/07/plano-de-governo-de-alair-correa.html , e também projetos e ações visando a acessibilidade.

A garantia de acessibilidade aos deficientes e pessoas com dificuldades de locomoção é algo que vem crescendo em todo o mundo, principalmente nos países mais desenvolvidos. No Brasil, há muitos grupos organizados divulgando e ajudando na conscientização sobre o assunto. O poder público muito vagarosamente vem tomando algumas medidas, mas a situação geral ainda deixa muito a desejar, principalmente para os deficientes visuais e auditivos.

Em Cabo Frio não é diferente. Poucas medidas foram tomadas para tornar a cidade acessível. 
E, algumas medidas implantadas, como rampas para facilitar a descida do passeio para atravessar as ruas, são prejudicadas pela falta de consciência das próprias pessoas que, muitas vezes, estacionam seus carros fechando a rampa de acesso. É um assunto que envolve participação do poder público através de implementação de medidas que possam tornar a cidade realmente acessível, e através de trabalho de conscientização das pessoas sobre a importância de respeitar os acessos e locais demarcados.

Abaixo seguem as propostas sobre acessibilidade: 


PROJETOS E AÇÕES:

Implantação de políticas públicas visando inserir os portadores de deficiências de mobilidade dentro das normas internacionais, visando a adequação da cidade para atender aos moradores com dificuldades na mobilidade e ao setor de turismo e cidadania.
Acessibilidade - Garantir o acesso de todos aos recursos, direitos e serviços básicos, necessários à participação na sociedade, combatendo todas as discriminações conducentes à exclusão. A acessibilidade é um direito constitucional e iremos garantir a transformação da cidade dentro dos padrões técnicos para sua implantação. 
Inclusão social - Garantir a inclusão social ativa de todos, por meio da promoção de ampla participação no mercado, no sistema educacional, na cultura, no lazer e no desporto.
Defesa de direitos - Garantir que as políticas de defesa de direitos e de inclusão social sejam bem geridas e contem com o envolvimento de todas as instâncias do governo e agentes pertinentes
Empregabilidade - inclusão pelo trabalho no mercado convencional, por meio dos mecanismos de geração de renda;
Acesso Igualitário e Universal - acesso a sistemas, produtos e serviços de habitação, cultura, educação, saúde e transporte com garantia de usabilidade;
Tecnologias - desenvolvimento de tecnologias com ênfase na vida independente, independência funcional e interação social.
Praia acessível - Implantar programas de auxílio à acessibilidade do deficiente de mobilidade, visando permitir a integração no meio social igualitariamente. 

Luciana G. Rugani

Comentários

  1. Amiga excelente os seus comentários sobre acessibilidade parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, amigo Charles! Você sempre interagindo e participando com seus comentários que muito nos acrescentam e incentivam. Muito obrigada por sua atenção! Um grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice, não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste, lame…

POESIA "COM LU", DE HAIRON HERBERT DE FREITAS

Linda, maravilhosa poesia!!

Com Lú
O amor não acaba, o amor só aumenta. Experimente uma frase, Espere mais e comente.
Seja velho, seja jovem, Esqueça o tempo que passou. O momento é agora, Aproveite tudo com amor.
Não chore, não clame, Seja firme, seja honesto. Não viva mau seus sentimentos, Aos restos estranhos, acalento.
Contudo o amor revigora, Mesmo no atrapalho da hora, Volta sempre sem demora.
O amor é sem fim, É eterno em mim, Consciente estou, Quando estou com amor.
Hairon H. de Freitas 15/7/2019