Pular para o conteúdo principal

PLANO DE GOVERNO DE ALAIR CORREA - PRINCIPAIS TEMAS - PARTE III

EDUCAÇÃO

Cabo Frio é uma cidade que, apesar da arrecadação considerável, do recebimento de parcelas mensais e trimestrais de royalties do petróleo e das verbas oriundas dos repasses obrigatórios do governo federal, possui um dos mais baixos valores do Indice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB.
Nos últimos anos, em mais uma área Cabo Frio virou notícia de forma negativa em reportagens retratando a falta de merenda escolar e problemas com matrículas no início de ano. 
Escolas tiveram que reduzir carga horária por falta de merenda e pais e alunos foram para a frente das escolas protestar. Percebemos que é um problema que poderia ter sido resolvido com uma gestão mais adequada dos recursos, visto que há repasse obrigatório de verba federal específica para a merenda escolar.

Em relação a matrículas, todo início de ano foi a mesma coisa. Um sofrimento para matricular as crianças, com pessoas dormindo nas filas para garantir vaga, muita confusão e falta de organização. Também é algo que entendemos que poderia ter sido resolvido através de melhor organização e planejamento, inclusive com mais informatização.

Para melhorar a qualidade do ensino ministrado, Alair propõe uma reformulação total no ensino, passando pela capacitação dos professores e alterações no aspecto pedagógico.
Entre suas principais metas, estão:
- Elevar o grau de conhecimento dos alunos, atingindo diretamente na classificação do ensino público municipal nas provas do ENEM;
- Melhora dos mobiliários das escolas, com acréscimo de outras atividades;
- Capacitar o professor;
- Aumentar o número de creches, transformando-as em creches de tempo integral, com preparação de pré-ensino primário intensivo;
- Construir novas escolas padrão 2013.

Projetos e Ações:

- Elaborar Plano Quadrimestral da Educação Básica, separando ensino médio do ensino fundamental, onde serão definidos programas e projetos contínuos. A qualidade de ensino ofertado pelo município utilizará o sistema de metas atingido pelos professores e diretores;
- Elaborar o Plano de Qualificação do Corpo Docente em parceria com a FGV, com cursos de expansão e atualização;
- Implantar o Programa de reciclagem e atualização de conteúdos;
- Implantar o sistema de Horário Integral nas escolas, com matérias extracurriculares e criação do programa de robótica na rede pública;
- Incentivar a prática da leitura obrigatória e interpretação de texto, pois, comprovadamente, tais atos irão gerar um crescimento na capacidade do aluno e incrementar seu ensino e aumentar as suas possibilidades nas provas do ENEM;
- Aplicar a excelência em matemática;
- Implantar em toda a rede pública o Programa da família na escola, onde o acompanhamento familiar se faz necessário e comprovadamente ajuda ao estudante em sua carga escolar;
- Aumentar as salas de informática existentes e criar nas escolas distantes através do sistema de rádio;
- Elaborar e implantar o Plano de Preparação Superior, onde os professores da rede municipal irão cursar nas universidades locais o Mestrado e Doutorado, criando um ensino de excelência em Cabo Frio. As regras para a participação dos professores serão criadas pela Secretaria Municipal de Educação, dentro de parâmetros previamente estabelecidos. Tais cursos serão subsidiados pela Prefeitura. Estará inserido dentro do plano de cargos e salários. Esse programa será um diferencial na história da educação municipal no País.


Luciana G. Rugani


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice, não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste, lame…

POESIA "COM LU", DE HAIRON HERBERT DE FREITAS

Linda, maravilhosa poesia!!

Com Lú
O amor não acaba, o amor só aumenta. Experimente uma frase, Espere mais e comente.
Seja velho, seja jovem, Esqueça o tempo que passou. O momento é agora, Aproveite tudo com amor.
Não chore, não clame, Seja firme, seja honesto. Não viva mau seus sentimentos, Aos restos estranhos, acalento.
Contudo o amor revigora, Mesmo no atrapalho da hora, Volta sempre sem demora.
O amor é sem fim, É eterno em mim, Consciente estou, Quando estou com amor.
Hairon H. de Freitas 15/7/2019