segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PLANO DE GOVERNO DE ALAIR CORRÊA - PRINCIPAIS TEMAS - PARTE V

SEGURANÇA



Sabemos que a segurança pública é atividade de competência estadual, mas o governo municipal pode e deve colaborar, em forma de apoio, na solução do problema que, ultimamente, tornou-se algo de vulto em todo o país. Nas cidades do interior do estado do Rio de Janeiro, o problema se agravou com a instalação das UPP's na capital pois isso ocasionou uma migração de criminosos do Rio para o interior. 

Em Cabo Frio, a situação não foi diferente. Hoje em dia, a guarda municipal é o instrumento de que o município pode se utilizar para ajudar na prevenção e combate à criminalidade. Nos últimos anos, o governo atual da cidade não tomou nenhuma medida de apoio, nem mesmo exigiu do estado providências mais efetivas para resolver o problema. Além disso, o efetivo da guarda foi reduzido e, conforme comentário de um leitor, postado há alguns meses aqui mesmo neste blog, novos guardas municipais, aprovados em concurso público, não foram convocados. 

Em Campos Novos, no distrito de Tamoios, certa vez chegaram a correr um abaixo assinado para alterar o horário de saída dos alunos do turno da tarde por causa da falta de segurança ocasionada por ser um lugar ermo e sem segurança policial ou da Guarda Municipal.

Alair, em seu plano de governo, propõe medidas de fácil execução para ajudar a diminuir esta problemática. Será o governo municipal fazendo sua parte e colaborando para que seus cidadãos tenham uma melhor qualidade de vida. Suas ações passarão por um fortalecimento e aprimoramento da GUARDA MUNICIPAL.

São elas:

- aumento do efetivo, através de concurso;

- criação de novos destacamentos nos bairros Jardim Esperança e Peró e aumento do efetivo na Cidade de Tamoios;

- implantação de treinamentos periódicos através de cursos que promovam maior qualificação dos seus membros perante a legislação e os contribuintes;

- aquisição de novos veículos e modernização dos equipamentos já existentes;

- ampliação dos convênios com órgãos estaduais e federais;

- capacitação do efetivo para atender grandes eventos;

- criação do programa "Ronda Escolar" visando coibir prática de crimes no entorno das escolas.


E na área de prevenção ambiental:

GUARDA MARÍTIMA e AMBIENTAL:

- Reestruturação da Guarda: reestruturação da guarda marítima, retornando à sua obrigatoriedade dentro das praias, laguna e apoio à Capitania dos Portos, dando segurança aos moradores e turistas no seu principal lazer.

- Criação da Guarda Ambiental: nova estrutura da guarda, visando aprimorar o cuidado com o meio ambiente.

- Novos Equipamentos: compra de lanchas e de equipamentos modernos, visando uma melhora na prestação de serviços.

-Vigia da laguna de Araruama: monitoração da laguna de Araruama, visando diminuir a degradação do meio ambiente.

- Áreas de Proteção: proceder a vigilância sobre as APP's e APA's existentes em nosso município, visando impedir invasões e degradações às áreas preservadas.

Luciana G. Rugani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...