quinta-feira, 16 de agosto de 2012

SOS PRAIA PONTAL DO PERÓ

Recebi o texto abaixo de uma amiga do facebook, como um pedido de socorro em favor dessa região tão linda que é a praia do Peró. Atualmente, não só a praia do Peró, mas também as outras de nossa cidade passam por sérios problemas ambientais causados pelos maus hábitos dos frequentadores e limpeza inadequada. Isso sem falar na falta de segurança, que acaba comprometendo o turismo, principal atividade econômica da região.

Pelo menos sabemos que nossas praias não estão sozinhas nesta luta pela sobrevivência. Ainda bem que há pessoas sérias, verdadeiramente comprometidas com o trabalho de preservação ambiental.
Abaixo segue o texto juntamente com algumas fotos e vídeo do local.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“A praia do Peró localiza-se no bairro do Peró na cidade de Cabo Frio, no estado brasileiro do Rio de Janeiro. Com 7 quilômetros de extensão, é apreciada para a prática do surf e outros esportes náuticos. Possui águas cristalinas e foi apontada, através de análise feita pela FEEMA, como a mais limpa da Região dos Lagos. A praia situa-se entre Cabo Frio e Búzios, ao longo das Dunas do Peró, que possui um rico ecossistema com espécies endêmicas, e junto à Serra das Emerências, onde encontra-se o maior nicho de pau-brasil do Estado do Rio. A praia é parte integrante da Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil. Dos seus 7 quilômetros de extensão, apenas menos de 1 quilômetro é urbanizado, sendo o restante preservado com vegetação de restinga. No centro urbano existem dois shoppings e a Praça do Moinho, principal ponto de concentração dos turistas.”

Este texto foi extraído do Wikipédia, a enciclopédia livre.

Porém, este paraíso vem sendo ameaçado pelo descaso da segurança pública e da proteção ao meio ambiente. No final da praia indo em direção a Búzios tem um cantinho que chamamos de Pontal do Peró, onde temos uma área com uma vegetação de mangue e nas cheias cria-se uma braço do mar, conforme exibido num vídeo postado no Youtube. http://www.youtube.com/watch?v=A_flNtL74nY

Este lugar lindo vem sofrendo com constantes roubos, arrastões e assaltos a mão armada, além do lixo que não é recolhido tanto do que vem pelo mar quanto por frequentadores mal educados que deixam seu lixo na praia.

A limpeza só é feita na área “urbanizada”, o restante da praia fica por conta de alguns voluntários e da própria natureza.

Tenho tentado assim como outras pessoas do Loteamento Caravelas do Pero, local também abandonado e que dá acesso a praia, buscar junto aos órgãos competentes melhorias de infra estrutura e de segurança, mas infelizmente até agora não tivemos retorno.

Nós moradores e proprietários do Loteamento Caravelas do Peró estamos apavorados, não podemos mais frequentar a Praia, até para fazermos atividades de limpeza no local. A recomendação de todos que conhecem o cantinho Pontal do Pero é de que lá é muito perigoso. Lamentável, estamos sendo privados do nosso direito mais básico que é de ir e vir".

SOS Praia Pontal do Peró