Pular para o conteúdo principal

PLANO DE GOVERNO DE ALAIR CORRÊA - PRINCIPAIS TEMAS - PARTE XII

EMPREGO E RENDA



Abaixo segue a transcrição das propostas de Alair para este tema:

METAS
A maior preocupação de um governo, além das suas obrigações normais, é como capacitar e gerar novos empregos para o mercado altamente competitivo. A cidade esteve estagnada nos últimos oito anos, com o mercado de trabalho abrindo novas vagas com salários básicos de subsistência. A mudança que propomos se baseia em não apostar apenas nas atividades convencionais, pois necessitamos além de aprimorar as atividades existentes, criar novos campos e apoiar novas atividades econômicas.

Tradicionalmente temos o mercado de trabalho gerado pelo turismo, pólo da moda praia e o sal. Com as transformações que aconteceram nos últimos anos, o turismo se deteriorou e precisamos novamente voltar a investir na divulgação, capacitação e estrutura hoteleira de Cabo Frio.  A chamada moda praia emprega milhares de pessoas, mas possui um período de baixa produtividade, diminuindo a renda do trabalhador. Investiremos na ampliação da moda praia e da criação da moda íntima (lingerie), pois é um mercado paralelo ao existente e em expansão, ocupando a parcela improdutiva do mercado de trabalho atual, expandindo a atuação e aumentando a renda de todos.

O mercado petrolífero apareceu em nossa região, desembarcando enormes contingentes de funcionários com prestação de serviços na área e agora se abrem diversas possibilidades de ampliação com a exploração do pré-sal, aonde a capacitação e a necessidade de ocupação das vagas que serão criadas, com geração de mais de 10.000 empregos diretos, e cerca de 20.000 indiretos, precisando também estabelecer o mercado necessário de sustentação da atividade principal.

O consumo interno irá crescer com o estabelecimento de residentes em Cabo Frio, tendo como perspectivas de se atingir cerca de 300.000 habitantes em 2020, onde a ampliação de 50 % a mais da população em apenas 8 anos, irá gerar necessidades de se criar empresas de atendimento e serviços básicos, com aumento, também, na quantidade de empresas de pequeno, médio e grande porte. Para isso será necessário um suporte técnico financeiro por parte das entidades existentes (SEBRAE, SENAC, SENAI, BNDES), bem como um incentivo por parte da Prefeitura Municipal.

PROJETOS - AÇÕES
 Projeto Estamos Ligados no Futuro - É um projeto visando qualificação profissional para inclusão do jovem no mercado de trabalho. Nesse projeto se incluem:
- Cursos de inglês e espanhol intensivos
- Informática
- Turismo
- Mercado Offshore (convênio com SENAI)
- Gestão de negócios
- Saúde
- Estética e beleza
- outros.

A prefeitura irá criar a estrutura para a implementação dos cursos e sua manutenção.

Criação da Agência de Desenvolvimento de Cabo Frio - A Agência de Desenvolvimento de Cabo Frio terá representantes do poder público, iniciativa privada e universidades, visando uma atuação em conjunto para apoiar as ações, incentivar novos projetos e ajudar no planejamento, na estrutura e no desenvolvimento de empresas e indústrias para atuar no mercado petrolífero.
Condomínios Industriais - Criação de 02 Condomínios Industriais, um na Cidade de Tamoios e outro no Jardim Esperança, com cerca de 14 lotes de 5.000 m2 cada um, com toda a infra-estrutura necessária de modo a incentivar a implantação de pequenas e médias indústrias de mercado secundário a atividades petrolíferas, de transformação e de beneficiamento, como:

               . Indústria de Transformação:

                        - Reciclagem de Resíduos de Construção Civil
                        - Artefatos de cimento
                        - Tubos e conexões de PET ou PVC
                        - Utensílios de alumínio
                        - Adubo orgânico

                . Indústria de Beneficiamento

                          - Laticínios
                          - Produtos agrícolas desidratados
                          - Pescados em conserva
                          - Extrato de tomate
                          - Produtos derivados de fruteiras

Incentivos Fiscais - Desenvolver novos incentivos dentro da Legislação, para promover a implantação de empresas de pequeno porte em Cabo Frio, conforme o número de empregos gerados.
Viabilizar o Centro de Convenção - Viabilizar o Centro de Convenções para feiras de comércio, indústria, serviços e negócios, bem como um palco para eventos. (ver turismo)
Incentivar a criação da Cooperativa da confecção - A Criação da cooperativa da confecção atingirá o objetivo de influenciar a formação de mão de obra capacitada na área, onde os trabalhos são por produção, permitindo dessa forma que pessoas que gerenciam sua casa possam ter uma renda mensal, unificam a produção, preços e beneficia famílias inteiras.

. AEROPORTO

Um dos novos aspectos que se apresenta como opção econômica, o Aeroporto Internacional de Cabo Frio tem a característica de ser comercial, tanto no aspecto da importação, como a exportação de mercadorias. É uma enorme fonte de receita e opção para implantação de empresas com demanda no mercado de trabalho, que irão atender as empresas que usam o Aeroporto Internacional de Cabo Frio, na Região dos Lagos, para o transporte de equipamentos e de outros produtos de apoio ao setor petrolífero, de forma que será fundamental o Condomínio Logístico e Industrial de cabo Frio. 
 A proximidade com os campos do pré-sal impulsionará o crescimento em nossa região e um dos setores que mais se beneficiará é o aeroviário. O número de vôos de aviões de cargas voltadas para a exploração petrolífera aumenta a cada ano no aeroporto.

. PESCA

A pesca artesanal se encontra abandonada pelo poder público. O pescador e sua família necessitam do apoio da prefeitura para ter condições de exercer sua profissão e disponibilizar o fruto do seu trabalho no mercado. Montaremos toda a estrutura para o pescador artesanal ter o suporte que uma empresa privada.
 Construção do entreposto do pescador - Na margem do canal Itajurú, a construção do entreposto terá píer de atracação, esteiras rolantes, câmaras de refrigeração, etc.
Apoio as associação de pescadores - Com suporte técnico, jurídico e assistencial ás famílias dos pescadores e gestões junto ao Governo Federal na concessão de mais indenizações pelo defeso.
Implantação do defeso municipal - Projeto que irá beneficiar as famílias dos pescadores que não foram contemplados pela concessão de apoio, na época do defeso, pelo Governo Federal, não deixando as famílias desamparadas.
Estaleiros - Disponibilizar recursos para a instalação de estaleiros e reparos das embarcações de pesca, visando baratear a manutenção das embarcações pesqueiras.
Maricultura - Apoio à profissionalização da maricultura e fazendas de criação de camarões.
Pesqueiro - Criação na zona rural de lagoas para pesca, visando suprir as necessidades da população local, auxiliando a alimentação da família de baixa renda e de cultura agrícola de subsistência, supervisionado pela coordenadoria de pesca. 

. AGRICULTURA E PECUÁRIA

Estradas vicinais - Reformar e manter as estradas vicinais e de acesso às propriedades agrícolas.
Apoio técnico - Oferecer apoio técnico em convênio com a Emater-Rio, visando atingir o maior aproveitamento do agricultor e sua cultura.
Construir um mercado livre - Tal área será disponível para o produtor colocar seu produto no mercado.
Cooperativas - Apoio na constituição de cooperativas agropastoris, tendo em vista a facilitar o atendimento e beneficiar um conjunto de produtores e criadores.
Cursos profissionalizantes - Firmar convênio com as universidades locais para a implantação de cursos e pesquisas nas áreas de agricultura e pecuária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto. A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice , não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste,

PARA HENRY BOREL

Não mais o riso fácil de criança! Os bonecos a lutar, Impulsionados por frágeis mãozinhas, Agora estão inertes Como inerte está  O seu corpinho sofrido. Não mais a alegria E o gosto da liberdade Dos dias fora do calabouço, O seu cárcere de dor. Quantos gritos mudos Em abraços silenciosos. Quantas dores caladas Gritadas em olhar de pavor. Quantos pedidos no choro fácil, No rostinho escondido no ombro No colo de sua algoz. Uma criança somente, E somente só. Única! Seu riso só seu, Seu olhar, sua identidade. Sua voz, seu abraço Únicos! Sua voz agora é silêncio, A mesma voz  Que animava brinquedos A mesma voz  Que implorava socorro na fala curta. Pai, me deixa ficar contigo! A luz aqui Pra sempre se apaga. Ficarão a saudade, E consciências sem paz. Mas a luz vive além Resplandece linda entre anjos. O anjo venceu o leão da arena E em outras esferas foi sorrir, Foi brincar, Foi viver. Liberto está, Para sempre, Das mãos frias de duros golpes, Dos abraços fortes de ódio E da tortura, Que dói