domingo, 16 de setembro de 2012

PLANO DE GOVERNO DE ALAIR CORRÊA - PRINCIPAIS TEMAS - PARTE XII

EMPREGO E RENDA

Abaixo segue a transcrição das propostas de Alair para este tema:

METAS
A maior preocupação de um governo, além das suas obrigações normais, é como capacitar e gerar novos empregos para o mercado altamente competitivo. A cidade esteve estagnada nos últimos oito anos, com o mercado de trabalho abrindo novas vagas com salários básicos de subsistência. A mudança que propomos se baseia em não apostar apenas nas atividades convencionais, pois necessitamos além de aprimorar as atividades existentes, criar novos campos e apoiar novas atividades econômicas.

Tradicionalmente temos o mercado de trabalho gerado pelo turismo, pólo da moda praia e o sal. Com as transformações que aconteceram nos últimos anos, o turismo se deteriorou e precisamos novamente voltar a investir na divulgação, capacitação e estrutura hoteleira de Cabo Frio.  A chamada moda praia emprega milhares de pessoas, mas possui um período de baixa produtividade, diminuindo a renda do trabalhador. Investiremos na ampliação da moda praia e da criação da moda íntima (lingerie), pois é um mercado paralelo ao existente e em expansão, ocupando a parcela improdutiva do mercado de trabalho atual, expandindo a atuação e aumentando a renda de todos.

O mercado petrolífero apareceu em nossa região, desembarcando enormes contingentes de funcionários com prestação de serviços na área e agora se abrem diversas possibilidades de ampliação com a exploração do pré-sal, aonde a capacitação e a necessidade de ocupação das vagas que serão criadas, com geração de mais de 10.000 empregos diretos, e cerca de 20.000 indiretos, precisando também estabelecer o mercado necessário de sustentação da atividade principal.

O consumo interno irá crescer com o estabelecimento de residentes em Cabo Frio, tendo como perspectivas de se atingir cerca de 300.000 habitantes em 2020, onde a ampliação de 50 % a mais da população em apenas 8 anos, irá gerar necessidades de se criar empresas de atendimento e serviços básicos, com aumento, também, na quantidade de empresas de pequeno, médio e grande porte. Para isso será necessário um suporte técnico financeiro por parte das entidades existentes (SEBRAE, SENAC, SENAI, BNDES), bem como um incentivo por parte da Prefeitura Municipal.

PROJETOS - AÇÕES
 Projeto Estamos Ligados no Futuro - É um projeto visando qualificação profissional para inclusão do jovem no mercado de trabalho. Nesse projeto se incluem:
- Cursos de inglês e espanhol intensivos
- Informática
- Turismo
- Mercado Offshore (convênio com SENAI)
- Gestão de negócios
- Saúde
- Estética e beleza
- outros.

A prefeitura irá criar a estrutura para a implementação dos cursos e sua manutenção.

Criação da Agência de Desenvolvimento de Cabo Frio - A Agência de Desenvolvimento de Cabo Frio terá representantes do poder público, iniciativa privada e universidades, visando uma atuação em conjunto para apoiar as ações, incentivar novos projetos e ajudar no planejamento, na estrutura e no desenvolvimento de empresas e indústrias para atuar no mercado petrolífero.
Condomínios Industriais - Criação de 02 Condomínios Industriais, um na Cidade de Tamoios e outro no Jardim Esperança, com cerca de 14 lotes de 5.000 m2 cada um, com toda a infra-estrutura necessária de modo a incentivar a implantação de pequenas e médias indústrias de mercado secundário a atividades petrolíferas, de transformação e de beneficiamento, como:

. Indústria de Transformação:

- Reciclagem de Resíduos de Construção Civil
                        - Artefatos de cimento
                        - Tubos e conexões de PET ou PVC
                        - Utensílios de alumínio
                        - Adubo orgânico

. Indústria de Beneficiamento

- Laticínios
                          - Produtos agrícolas desidratados
                          - Pescados em conserva
                          - Extrato de tomate
                          - Produtos derivados de fruteiras

Incentivos Fiscais - Desenvolver novos incentivos dentro da Legislação, para promover a implantação de empresas de pequeno porte em Cabo Frio, conforme o número de empregos gerados.
Viabilizar o Centro de Convenção - Viabilizar o Centro de Convenções para feiras de comércio, indústria, serviços e negócios, bem como um palco para eventos. (ver turismo)
Incentivar a criação da Cooperativa da confecção - A Criação da cooperativa da confecção atingirá o objetivo de influenciar a formação de mão de obra capacitada na área, onde os trabalhos são por produção, permitindo dessa forma que pessoas que gerenciam sua casa possam ter uma renda mensal, unificam a produção, preços e beneficia famílias inteiras.

. AEROPORTO

Um dos novos aspectos que se apresenta como opção econômica, o Aeroporto Internacional de Cabo Frio tem a característica de ser comercial, tanto no aspecto da importação, como a exportação de mercadorias. É uma enorme fonte de receita e opção para implantação de empresas com demanda no mercado de trabalho, que irão atender as empresas que usam o Aeroporto Internacional de Cabo Frio, na Região dos Lagos, para o transporte de equipamentos e de outros produtos de apoio ao setor petrolífero, de forma que será fundamental o Condomínio Logístico e Industrial de cabo Frio.
 A proximidade com os campos do pré-sal impulsionará o crescimento em nossa região e um dos setores que mais se beneficiará é o aeroviário. O número de vôos de aviões de cargas voltadas para a exploração petrolífera aumenta a cada ano no aeroporto.

. PESCA

A pesca artesanal se encontra abandonada pelo poder público. O pescador e sua família necessitam do apoio da prefeitura para ter condições de exercer sua profissão e disponibilizar o fruto do seu trabalho no mercado. Montaremos toda a estrutura para o pescador artesanal ter o suporte que uma empresa privada.
 Construção do entreposto do pescador - Na margem do canal Itajurú, a construção do entreposto terá píer de atracação, esteiras rolantes, câmaras de refrigeração, etc.
Apoio as associação de pescadores - Com suporte técnico, jurídico e assistencial ás famílias dos pescadores e gestões junto ao Governo Federal na concessão de mais indenizações pelo defeso.
Implantação do defeso municipal - Projeto que irá beneficiar as famílias dos pescadores que não foram contemplados pela concessão de apoio, na época do defeso, pelo Governo Federal, não deixando as famílias desamparadas.
Estaleiros - Disponibilizar recursos para a instalação de estaleiros e reparos das embarcações de pesca, visando baratear a manutenção das embarcações pesqueiras.
Maricultura - Apoio à profissionalização da maricultura e fazendas de criação de camarões.
Pesqueiro - Criação na zona rural de lagoas para pesca, visando suprir as necessidades da população local, auxiliando a alimentação da família de baixa renda e de cultura agrícola de subsistência, supervisionado pela coordenadoria de pesca.

. AGRICULTURA E PECUÁRIA

Estradas vicinais - Reformar e manter as estradas vicinais e de acesso às propriedades agrícolas.
Apoio técnico - Oferecer apoio técnico em convênio com a Emater-Rio, visando atingir o maior aproveitamento do agricultor e sua cultura.
Construir um mercado livre - Tal área será disponível para o produtor colocar seu produto no mercado.
Cooperativas - Apoio na constituição de cooperativas agropastoris, tendo em vista a facilitar o atendimento e beneficiar um conjunto de produtores e criadores.
Cursos profissionalizantes - Firmar convênio com as universidades locais para a implantação de cursos e pesquisas nas áreas de agricultura e pecuária.