quarta-feira, 5 de setembro de 2012

PLANO DE GOVERNO DE ALAIR CORRÊA - PRINCIPAIS TEMAS - PARTE IX

TRÂNSITO / FISCALIZAÇÃO E POSTURAS / PREVENÇÃO


Quero destacar neste artigo a questão do trânsito em Cabo Frio. A cidade vive hoje um momento crítico e diria que é chegado o tempo limite de ações no trânsito para que futuramente não integre o rol das cidades que vivem o caos neste aspecto. O número de carros nas ruas aumentou muito nos últimos anos, e segue aumentando devido à política do governo federal de redução de IPI para carros novos. E, em contrapartida, não houve investimento em nenhum projeto para melhorar o sistema viário e o estacionamento na cidade. E agora, no findar deste mandato, devido ao curto tempo que resta por estarmos às vésperas das eleições, as obras que estão sendo realizadas a toque de caixa não tiveram um planejamento global visando minimizar os problemas de trânsito e estacionamento. Ruas e praças sendo revitalizados, uma maquiagem no aspecto visual da cidade, mas nenhuma medida que efetivamente solucione esta problemática. Devido a esta falta de planejamento, o dinheiro é gasto em algo que certamente no futuro terá que sofrer novas intervenções para solucionar estes graves problemas. Infelizmente, é a prática da realização de obras eleitoreiras a toque de caixa e que agradam a vista, mas que mascaram os problemas ao invés de solucioná-los.

E além disso, a regulamentação atual do estacionamento nas vias públicas é algo que precisa ser revisto, pois a forma como está sendo gerenciado só é motivo de mais problema e stress para moradores e turistas, ao invés de ser solução. Tenho ouvido muita reclamação, inclusive de turistas que foram abordados de forma mal educada por fiscais da empresa responsável e impedidos até mesmo de estacionar por cinco minutos para apreciar as belezas naturais da cidade e tirar uma foto, e outros que se sentiram discriminados com os critérios de cobrança.

Uma cidade que vive do turismo precisa cuidar melhor dos serviços estabelecidos para que todos eles estejam focados no objetivo principal de tornar a cidade atrativa, e não desestimular sua visitação, como é o que ocorre nos dias de hoje.

Alair Corrêa sempre foi um político que enxerga mais à frente e planeja suas obras visando um panorama de desenvolvimento da cidade como um todo. Desde o seu governo passado ele plantou ideias e projetos prevendo o aumento populacional e de carros na cidade.
Abaixo segue a transcrição das propostas de Alair para solucionar estas questões.

Luciana G. Rugani


METAS:

Uma cidade se apresenta na sua organização visual perante todos, com uma ordem pública eficiente, limpa e trânsito livre. Cabo Frio vive dias de agonia nesse aspecto. Tanto o morador quanto o turista, tem uma péssima impressão, ao ver a cidade abandonada e sem ordenamento. Necessitamos de um choque na gestão da ordem pública, onde a segurança de turistas e moradores, cuidado com o trânsito e a atuação de uma defesa civil eficiente, dará a estrutura para que todos os outros setores da sociedade civil se organizem e cresçam. O investimento necessário para ordenar o trânsito e equipar a guarda* é mínimo, precisando apenas de gerenciamento e qualificação profissional dos gestores.

* (neste blog já comentamos sobre a "guarda municipal", no post sobre "Segurança Pública" - http://www.cantinhodasideias.com.br/2012/08/plano-de-governo-de-alair-correa_13.html ) - 



TRÂNSITO:

Criação de Vias Expressas - Facilitará o trânsito em torno das áreas mais movimentadas do município.
Criação de Vias Específicas para Ônibus - Ao separar faixas ou ruas exclusivas para ônibus, em conjunto com as vias expressas, o trânsito irá fluir melhor para os veículos de passeio e os usuários dos ônibus terão menos tempo de viagem.
Revisão no Sistema de Sinalização - Planejar a sinalização horizontal, vertical e semafórica, dentro do fluxo de veículos, visando minimizar o impacto viário dentro da cidade.
Monitoramento das Vias Públicas - Sistema de monitoramento das vias e ruas, visando o trânsito e a segurança da população, integrada com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Estacionamento Ordenado - Estudo complexo visando melhor aproveitamento das ruas para estacionamento e criação de novas vagas através de investimentos públicos e privados.

FISCALIZAÇÃO E POSTURA:

Qualificação - Cursos de qualificação, visando preparar o servidor para obedecer à legislação e melhorar o contato com o público.
Ordenamento Público - Fiscalização sob os aspectos legais, cumprindo e fazendo cumprir à legislação de posturas do município.
Obras e Reformas - Fiscalização ativa sobre autorização de obras e reformas, com o cuidado sobre materiais avulsos nas vias públicas.

 
PREVENÇÃO:

 DEFESA CIVIL
Criação da Coordenadoria da Defesa Civil - Transformar a Superintendência da Defesa Civil em Coordenadoria, passando a ter mais responsabilidades e funções, gerando melhor prestação de serviços à população.
Reequipar a Defesa Civil - No momento se encontra praticamente desativada, necessitando de uma reestruturação em todas as áreas, como viaturas, equipamentos e estrutura física.
 Equipe de resgate - Criação de 02 (duas) duas equipes de resgates, cada uma com ambulância UTI e 02 motos com socorristas, uma sediada na Cidade de Tamoios e outra no Grande Jardim Esperança, dando maior presteza em casos de acidentes.
 24 horas - Criação de atendimento 24 horas, para atendimento imediato as ocorrências.
 Mapeamento de áreas de risco - Mapear as áreas onde poderão ocorrer incidentes, visando à preparação de qualquer emergência.
 Abrigos - Preparação de áreas de socorro para casos de incidentes mais graves, como alagamentos, para onde poderão se deslocar as vítimas, tendo já em estoque colchões, lençóis, água, etc.
 Cursos - Cursos de preparação nas comunidades das áreas de riscos para casos de acidentes, em escolas como atividade extracurricular e com funcionários públicos, visando prepará-los para emergências.
 Centro da Cidadania e Civismo - Criação de um centro para cursos de cidadanias a jovens, integrado ao projeto da SETORIZAÇÃO DA DIGNIDADE, onde se debateria sobre bulling, drogas, direitos e deveres do cidadão.
 Capacitação - Preparar as equipes para atendimento em áreas alagadas, desastre natural (derramamento de óleo), desabamentos, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...