domingo, 9 de setembro de 2012

PLANO DE GOVERNO DE ALAIR CORRÊA - PRINCIPAIS TEMAS - PARTE X

CULTURA
Cabo Frio é uma cidade com excelentes artistas locais como, por exemplo, músicos, pintores e poetas. Mas, o que sentimos é que o governo atual não se preocupou em incentivá-los em seu trabalho e gerar oportunidades. Se pararmos para pensar, não seria nem mesmo algo muito oneroso. Até mesmo iniciativas simples poderiam dar bons resultados. Neste blog tem um artigo que escrevi em abril passado, onde comento a situação atual desta questão, inclusive com algumas sugestões adotadas por muitas cidades turísticas que mantém o turismo o ano todo. Leiam no link http://www.cantinhodasideias.com.br/2012/04/o-turismo-em-cabo-frio-ii.html .

No governo Alair, lembro que havia uma programação criativa e turismo o ano inteiro. Havia um calendário de eventos para cada estação do ano. E como a cidade estava no auge, na lista dos melhores roteiros turísticos nacionais devido à transformação pela qual passou com as obras do seu governo, Alair conseguiu trazer grandes atrações, entre elas Roberto Carlos na Praia do Forte e apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira. Outra coisa que comparo sempre é o Espaço Cultural. Alair criou aquele espaço para o trabalho de artistas locais. No seu governo, era um espaço muito interessante, atrativo, dinâmico e bem frequentado. Hoje,  sempre que passamos por lá está abandonado, tornou-se um espaço mal aproveitado.

Abaixo segue a transcrição das propostas de Alair Corrêa para a cultura:

AÇÃO CULTURAL INSTITUCIONAL
POLÍTICA CULTURAL:
- Aumento do repasse orçamentário para a Cultura.
- Intensificar a parceria do poder público e os realizadores de eventos, cujas ações serão estudadas em conjunto.
- Consolidação definitiva do Fundo Municipal de Cultura que será gerido por uma Fundação de Cultura;
- Criação de Núcleos Populares de Cultura em vários bairros periféricos de Cabo Frio com objetivo voltado a ocupação social de tais espaços, através da arte com cursos de capacitação, exposições e apresentações pontuais, incluindo-os desta forma na vida artístico-cultural da cidade;
- Criação de editais de cultura aberto para todos os artistas e entidades locais de forma paritária.
- Criação de comissão entre Turismo, Eventos e Cultura, visando formular a comemoração dos 400 anos de fundação da cidade de Cabo Frio em 2015.

DESENVOLVIMENTO CULTURAL:

- Criação de um Fórum Cultural amplo e democrático que consolide os conselhos normativos de Cultura e Patrimônio, tornando-os intensamente representativos para analisar as propostas de cada setor;
- Promover uma divulgação intensificada de eventos artísticos e culturais com peças publicitárias nos canais abertos e por assinatura, além de revista contendo a programação mensal, com distribuição regional gratuita.

CENTRO DE MEMÓRIA HISTÓRICA E CULTURAL:

- Fazer gestões com o governo estadual, para conseguir permutar o prédio da atual Escola Ismar Gomes de Azevedo, com a construção de uma escola moderna no Jardim Esperança, visando a criação do MUSEU DE CABO FRIO, onde toda a história da cidade será preservada.
- Criação e manutenção do Museu de Imagens com fotos, vídeos e DVDs que resgatem a memória visual da cidade - com Midiateca para pesquisas;
- Fazer uma catalogação completa e ampla do acervo patrimonial, e cadastramento dos artistas e grupos culturais da cidade;
- Estimular e apoiar a criação de Associações de artistas e grupos culturais da cidade;
- Incentivar e apoiar a criação dos regimentos de ocupação dos espaços culturais em poder da Prefeitura;
- Incentivar a criação e resgate de expressões artísticas da cultura afro-brasileira;
- Incentivar a recriação e a valorização dos grupos de cultura popular do município;
- Reativar as pesquisas arqueológicas nos sítios históricos e pré-históricos, e instituir mecanismos efetivos para proteção e preservação dos mesmos;
- Incrementar uma maior interação sistêmica com as áreas de Educação, Turismo e Meio Ambiente;
- Promover a criação dos Museus da Pesca e do Sal para resgatar a memória destas atividades históricas do município;
- Incentivar a criação da encenação anual da "CFundação da Cidade"D no Largo do Forte, com vistas ao quarto centenário em 2014.
- Destinação do Forte São Mateus para abrigar o Museu das Armas.

CRIAÇÃO DO POLO CULTURAL

- Anfiteatro na área externa para exibição de Manifestações culturais e folclóricas com arquibancadas fixas, palco de arena e concha acústica;
- Museu do Brinquedo com Brinquedoteca para recreação pro ativa do público infantil;
- Centro de cadastramento, catalogação e certificação de produtos artesanais para a habilitação nas Feiras de Produtos Artesanais.
- Criação de estrutura física permanente e apropriada para SALÃO DE EXPOSIÇÕES DE ARTES VISUAIS, que abrigará mostras de Pintura, Escultura, Cine, Foto, Vídeo, Gravura e Instalações; em sistema rotativo, além da manutenção do acervo de Artes Plásticas do município.
- Criação de um Salão Bienal de Artes Visuais aberto a artistas de toda Região dos Lagos com premiação institucional a ser definida.

CRIAÇÃO DA ESCOLA DE ARTES E OFICIOS DE CABO FRIO.

A escola de artes ministrará cursos de formação básica em todas as áreas Culturais e Artísticas como, teatro, pintura, etc.

AMPLIAÇÃO DOS EVENTOS CULTURAIS CONSOLIDADOS E VALORIZAÇÃO DOS PROMOTORES.

- Estabelecer como prioridade o apoio ao "CFestival de Curtas"D, onde iremos projetar como palco de exibição de cinema de produções de curta metragem, com premiações à nível nacional.
- Ampliar eventos já existentes tais como os festivais, e dar-lhes projeção nacional: TEATRO, CINEMA, ESQUETES, MÚSICA E DANÇA, além de resgatar e/ou criar outros como: Bandas Marciais, Novos Talentos de Artes Plásticas e etc.
- Estabelecer as Entidades Culturais consolidadas em sede própria.
- Ampliar a nível nacional o PRÊMIO TEIXEIRA E SOUZA, com publicação das obras premiadas.
- Dar projeção internacional ao festival de teatro de bonecos - o BONECARTE.
- Consolidar e apoiar o ENCONTRO DE CORAIS, inserindo-o de forma permanente no calendário de eventos da cidade.
- Incentivar a criação da FESTA POPULAR BRASILEIRA com grupos de cultura popular do Brasil.

RESTAURAÇÃO, AMPLIAÇÃO E REFORMA DE ESPAÇOS DE INTERESSE HISTÓRICO E CULTURAL

- Reforma e ampliação do Teatro Municipal.
- Restauração da sede da Fazenda Campos Novos; Incentivar a compra da Casa do Imperador pra sediar o Museu Histórico da cidade;
- Preparar, em conjunto com a Secretaria de Turismo, o Largo de São Benedito, para ser o centro cultural turístico da cidade com lojas de artesanato, comidas típicas, ateliers de artistas e agenda permanente de eventos;

CARNAVAL

Pelo carnaval ser uma das manifestações culturais mais populares do Brasil, deve ser tratado em caráter particular por serem necessários investimentos privados no período de apresentação e de apoio público na sustentabilidade da cultura em geral.
O carnaval continuará a ser a festa popular que é atualmente, mas gerida de forma profissional com o município cedendo áreas para exploração de marketing em benefício das escolas de samba, gerando renda privada para a realização da festa.

PROJETOS e AÇÕES

- Criar o Museu do Carnaval na Morada do Samba em caráter permanente e aberta à visitação pública.
- Promover o retorno dos concursos de fantasias quesitos luxo e originalidade, com premiações, como um dos temas de abertura de carnaval na cidade.
- Criar pólos de capacitação para as Escolas de Samba através dos Núcleos Populares de Cultura e nos barracões das escolas.
- Dar um maior destaque ao carnaval de rua a partir dos blocos de arrastão e de marcha rancho.
- Criar um circuito contínuo do carnaval de rua com os Blocos de arrastão e marcha rancho.
- Construir arquibancadas em alvenaria/cimento armado na Morada do Samba aproveitando o espaço vazio inferior para as oficinas de arte;
-Estender os dias de folias na Morada do Samba para abrigar diversos eventos carnavalescos no decurso de todo o ano.
- Criação de novas linhas de transporte urbano passando perto de locais onde acontecem eventos Culturais e afins ( Teatro Municipal, Morada do Samba, Forte São Mateus etc.)  Para facilitar a freqüência dos moradores de bairros mais afastados e diminuir os problemas de estacionamento nestes locais.