Pular para o conteúdo principal

ATOS DE CIDADANIA: TAMOIENSES QUE FAZEM A DIFERENÇA



Hoje, no face, estávamos conversando num post sobre pessoas que ficam especulando sobre as ações que o futuro prefeito tomará no seu governo. Não assistem às suas entrevistas, ou se assistem, não prestam a devida atenção às suas palavras.

Enquanto a cidade vive um momento tormentoso de greve dos servidores municipais, e consequentemente paralisia de serviços essenciais, muitos cidadãos preferem ficar no diz-que-diz, afirmando e repassando informações inverídicas, meras especulações, ao invés de pensarem numa forma de colaborar para minimização do problema e arregaçarem as mangas para dar sua contribuição, o que é dever de todo cidadão.

Merece divulgação aqui a fala da amiga Ana Maria Henriques, tamoiense, como exemplo de atitude a ser tomada pelos cidadãos: ..."Ninguém se liga nas entrevistas que ele vem dando e querem que saia tudo como um passe de mágica!! Tamoios precisa de coisas mais urgentes do que shows!! Tudo bem, é bom, alivia o stress, ajuda no dia a dia muito difícil nesta cidade, mas custa fazer algo de útil enquanto ele não assume? Por exemplo: quem tem caminhão, custa pegar dois ou três amigos e sair recolhendo o lixo que está sem ser recolhido por causa desta greve infame fomentada por MM? Tá legal, que não é seu serviço, mas ajuda a manter limpa a sua cidade, que querem para shows!! Aqui na minha rua, estamos juntando e queimando!! É errado eu sei, mas é melhor do que termos ratazanas dentro das casas ou nos quintais!! Não temos caminhão aqui perto, mas estamos encontrando uma solução (errada, concordo!) mas é melhor do que deixar lixo espalhado e fedendo!! GENTE, ACORDA!!"

Concordo plenamente com Ana Maria! Agora é o momento de se exercer a cidadania, pois é muito fácil cruzar os braços e dizer que a obrigação não é minha! Mas a verdade é que é sim, todos temos obrigação de colaborar pois vivemos em sociedade. Ninguém é eremita, todos vivem em sociedade e como membros de uma sociedade devem colaborar para uma sociedade melhor, principalmente nos momentos críticos. E este é um momento crítico, pois o governo  usa os funcionários como massa de manobra de seus interesses políticos levando à paralisação dos serviços essenciais. Então mais que nunca é hora de os cidadãos despertarem para seu dever de cidadania, pois só assim serão respeitados em seus direitos, pois não há direito sem dever. Uma sociedade onde seus membros colaboram, fazem sua parte quando necessário, ganha força e respeito para amanhã pleitear suas reivindicações. Precisamos perder essa noção equivocada de que nosso papel é só cobrar, e o deles de fazer. Não é assim não, como comprovam as sociedades mais evoluídas. Lá o trabalho de cidadania é constante, e por isso são muito mais respeitados em seus direitos. 

Fiz questão de registrar aqui neste blog esta conversa que tive com Ana, pois se viver em uma sociedade melhor é o que todos querem, chegou a hora de cada um fazer sua parte, atuando da forma que pode, com os recursos que tem em mãos, e guardar as especulações infundadas, pois só exercendo o dever cidadão de colaborar com uma sociedade melhor é que se farão respeitar. Eu tenho a internet, minhas palavras e meu blog. São meus recursos para colaborar através da divulgação dos bons exemplos de cidadania. E a atitude que esta tamoiense junto com seus vizinhos tiveram, de tentar minimizar o problema com os recursos que têm em mãos, da forma que lhes foi possível, é um destes exemplos que merece amplo apoio e divulgação. Estas pessoas sim, podem ser chamadas de verdadeiros cidadãos.

Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J