Pular para o conteúdo principal

ATOS DE CIDADANIA: TAMOIENSES QUE FAZEM A DIFERENÇA



Hoje, no face, estávamos conversando num post sobre pessoas que ficam especulando sobre as ações que o futuro prefeito tomará no seu governo. Não assistem às suas entrevistas, ou se assistem, não prestam a devida atenção às suas palavras.

Enquanto a cidade vive um momento tormentoso de greve dos servidores municipais, e consequentemente paralisia de serviços essenciais, muitos cidadãos preferem ficar no diz-que-diz, afirmando e repassando informações inverídicas, meras especulações, ao invés de pensarem numa forma de colaborar para minimização do problema e arregaçarem as mangas para dar sua contribuição, o que é dever de todo cidadão.

Merece divulgação aqui a fala da amiga Ana Maria Henriques, tamoiense, como exemplo de atitude a ser tomada pelos cidadãos: ..."Ninguém se liga nas entrevistas que ele vem dando e querem que saia tudo como um passe de mágica!! Tamoios precisa de coisas mais urgentes do que shows!! Tudo bem, é bom, alivia o stress, ajuda no dia a dia muito difícil nesta cidade, mas custa fazer algo de útil enquanto ele não assume? Por exemplo: quem tem caminhão, custa pegar dois ou três amigos e sair recolhendo o lixo que está sem ser recolhido por causa desta greve infame fomentada por MM? Tá legal, que não é seu serviço, mas ajuda a manter limpa a sua cidade, que querem para shows!! Aqui na minha rua, estamos juntando e queimando!! É errado eu sei, mas é melhor do que termos ratazanas dentro das casas ou nos quintais!! Não temos caminhão aqui perto, mas estamos encontrando uma solução (errada, concordo!) mas é melhor do que deixar lixo espalhado e fedendo!! GENTE, ACORDA!!"

Concordo plenamente com Ana Maria! Agora é o momento de se exercer a cidadania, pois é muito fácil cruzar os braços e dizer que a obrigação não é minha! Mas a verdade é que é sim, todos temos obrigação de colaborar pois vivemos em sociedade. Ninguém é eremita, todos vivem em sociedade e como membros de uma sociedade devem colaborar para uma sociedade melhor, principalmente nos momentos críticos. E este é um momento crítico, pois o governo  usa os funcionários como massa de manobra de seus interesses políticos levando à paralisação dos serviços essenciais. Então mais que nunca é hora de os cidadãos despertarem para seu dever de cidadania, pois só assim serão respeitados em seus direitos, pois não há direito sem dever. Uma sociedade onde seus membros colaboram, fazem sua parte quando necessário, ganha força e respeito para amanhã pleitear suas reivindicações. Precisamos perder essa noção equivocada de que nosso papel é só cobrar, e o deles de fazer. Não é assim não, como comprovam as sociedades mais evoluídas. Lá o trabalho de cidadania é constante, e por isso são muito mais respeitados em seus direitos. 

Fiz questão de registrar aqui neste blog esta conversa que tive com Ana, pois se viver em uma sociedade melhor é o que todos querem, chegou a hora de cada um fazer sua parte, atuando da forma que pode, com os recursos que tem em mãos, e guardar as especulações infundadas, pois só exercendo o dever cidadão de colaborar com uma sociedade melhor é que se farão respeitar. Eu tenho a internet, minhas palavras e meu blog. São meus recursos para colaborar através da divulgação dos bons exemplos de cidadania. E a atitude que esta tamoiense junto com seus vizinhos tiveram, de tentar minimizar o problema com os recursos que têm em mãos, da forma que lhes foi possível, é um destes exemplos que merece amplo apoio e divulgação. Estas pessoas sim, podem ser chamadas de verdadeiros cidadãos.

Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice, não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste, lame…

POESIA "COM LU", DE HAIRON HERBERT DE FREITAS

Linda, maravilhosa poesia!!

Com Lú
O amor não acaba, o amor só aumenta. Experimente uma frase, Espere mais e comente.
Seja velho, seja jovem, Esqueça o tempo que passou. O momento é agora, Aproveite tudo com amor.
Não chore, não clame, Seja firme, seja honesto. Não viva mau seus sentimentos, Aos restos estranhos, acalento.
Contudo o amor revigora, Mesmo no atrapalho da hora, Volta sempre sem demora.
O amor é sem fim, É eterno em mim, Consciente estou, Quando estou com amor.
Hairon H. de Freitas 15/7/2019