Pular para o conteúdo principal

DEU NO G1: HOMICÍDIOS ENTRE JOVENS EM CABO FRIO PREOCUPA O GOVERNO FEDERAL


* negritos de autoria deste blog

Pesquisa revela que cidade é a quarta mais perigosa em todo o estado.
Projetos de inclusão social são implantados na cidade desde 2009.

Cento e trinta e três jovens de 12 a 18 anos correm risco de serem assassinados até 2016 em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Os números foram revelados na última quinta-feira (13), em uma pesquisa do Governo Federal. A cidade é a quarta mais perigosa em todo o estado quando se trata de homicídio entre jovens.

O índice de homicídio na adolescência, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (Unicef), Observatório de Favelas e Laboratório de Análise da Violência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), projetou o número de jovens que não vão completar 19 anos até 2016. Os números são baseados em dados do Sistema Único de Saúde (SUS).

Cabo Frio é a cidade do interior do estado do Rio que mais preocupa. A pesquisa mostra que 5,6 a cada mil jovens, de 12 a 18 anos, do município serão mortos no período entre 2010 a 2016. O índice é quase o dobro da média nacional: 2,98. A cidade é a quarta mais violenta no levantamento. Perde para Itaguaí, onde o índice é de 6,36; Duque de Caxias, 6,35; e Niterói, com 5,78.

O estudo mostra que as mortes vêm acompanhadas das desigualdades sociais. Geralmente, correm mais risco de serem assassinados jovens do sexo masculino, negros e moradores de favelas, regiões com tendência de serem mais violentas devido ao crescimento populacional.
No município de Cabo Frio, para tentar frear essa violência, projetos de inclusão social são implantados desde 2009, quando a cidade foi apontada a 16ª em violência contra jovens no Brasil. O novo levantamento que coloca a cidade entre as quatro primeiras do estado, comprova que estas ações precisam ser reforçadas e ampliadas.

Em Macaé, cidade que também está acima da média nacional no número de mortes de adolescentes, a cidade desenvolve quatro projetos de inclusão social, segundo a secretaria de Assistência Social.


Comentários

  1. É fundamental que o Estado também atue nestas cidades, independentemente de interesses políticos, para minimizar as desigualdades e com isso diminuir a violência que só cresce. O projeto das UPPs - segundo o Secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame, escreveu num artigo publicado na semana passada no O Globo - tem a proposta de levar aos jovens outras oportunidades que não o crime, através de programas de inclusão social, e que estão sendo aplicados nas favelas da capital. Acredito ser este o caminho, porém, é necessário que este trabalho tenha uma velocidade maior do que o crime que vem se instalando nas regiões fora da capital e que seja estendido para estas cidades, evitando que a criminalidade atinja as proporções que existia nas favelas hoje “pacificadas”.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J