Pular para o conteúdo principal

FIM DE MANDATO, MOMENTO DE ATENÇÃO!



Em novembro de 2011, escrevi um texto intitulado "Fim de ano, momento de atenção!", que versa sobre a importância de ficarmos atentos ao apagar das luzes de um ano. Época de festividades natalinas e confraternizações, quando muitas vezes aproveitam a “distração” da mídia para colocar em pauta questões polêmicas, projetos que carecem de maior tempo de estudo e discussão com a sociedade. Hoje gostaria de comentar sobre o apagar das luzes de um mandato.

A administração pública é algo perene. Sucedem-se os governos e a administração e toda sua estrutura permanece. Sua finalidade é a realização do bem comum. Para isso, há diversos princípios constitucionais a serem seguidos para garantir uma administração impessoal, movida pelo legítimo interesse público. Em consequência, um governo em final de mandato, prestes a transferir o comando para candidato de oposição vencedor do pleito, tem o dever de priorizar o interesse público acima das divergências pessoais e partidárias, tendo o cuidado de evitar ações que possam dificultar ou inviabilizar as realizações do futuro governo, para não comprometer a finalidade de promoção do bem comum.

Infelizmente, muitos governantes simplesmente passam por cima dos princípios constitucionais e, visando exclusivamente seus interesses políticos-pessoais, acabam agindo de forma a tentar inviabilizar o governo futuro. Como há instrumentos de planejamento financeiro que precisam ser elaborados com antecedência, estes costumam ser utilizados como ferramentas de manobras nesse sentido.

Neste momento, é preciso muita atenção por parte dos cidadãos. Além do fato de ser fim de ano, e, como eu disse no artigo anterior, época propícia para envio de assuntos polêmicos para rápida aprovação, é também fim de mandato e momento legal de apresentação de projetos de lei de orçamento. É hora de os cidadãos ficarem atentos, e acompanharem as mensagens enviadas à Câmara, estudando criteriosamente o conteúdo dos projetos, e verificando a adequabilidade das propostas de orçamento para o próximo ano. Que os cidadãos possam se mobilizar para isso, buscando seus representantes no Legislativo e acompanhando a votação dos projetos na Câmara, lembrando sempre que um governo deve agir com responsabilidade e, mesmo que o governo de transição ainda não possa atuar, o governo atual deve cumprir seu dever constitucional de administrar com finalidade de promoção do bem comum, deixando de lado seus próprios interesses políticos, encaminhando uma proposta orçamentária que possibilite o custeio de serviços que supram dignamente as carências da população.

Cuidemos agora, para não lamentarmos depois.

Luciana G. Rugani

Comentários

  1. A Postagem serve de alerta a todos os leitores ou a todos os cidadãos sem a preocupação de ser situação ou oposição do governante no seu derradeiro mandato, vale ressaltar que nós temos a brigação de fiscalizar quaiquer atos ou decisões tomadas no término do mandato, o político pode ser processado e intimado a prestar contas dos seus atos, não importa o passar dos tempo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J