Pular para o conteúdo principal

SOLIDARIEDADE


SOLIDARIEDADE

por Marta Rocha


Se tinha uma coisa que eu gostava de fazer quando era jovem, era escrever, escrevia sobre tudo, tinha poesias, diário e uma facilidade enorme para me expressar através da escrita, com o tempo fui perdendo este dom, ou acredito que ele possa estar adormecido em algum lugar dentro de mim só esperando o momento certo para desabrochar novamente.

Tenho falado muito com uma amiga que ao meu ver é uma tremenda escritora por quem tenho muita admiração, em conversas pelo Facebook ela vem me incentivando a escrever. Ontem (22/01) escrevi para ela que iria pedir a Deus uma inspiração e assim que conseguisse alguma coisa interessante iria escrever. Ela como sempre, me deu a maior força.
Falamos sobre o objetivo do blog dela que está voltado para divulgação de boas causas. Hoje no caminho para o trabalho como faço todas as manhãs - uma verdadeira maratona - pego três conduções, sendo que a última é um ônibus que raramente consigo me sentar, ai veio em cheio a inspiração, com um simples sentimento ou falta dele: SOLIDARIEDADE. 

Eu como a maioria das mulheres carregamos mais de uma bolsa, no meu caso uma bolsa enorme com as minhas coisas que julgo altamente necessárias para a minha sobrevivência diária e a outra uma mochila ou algumas vezes uma sacola onde carrego a minha roupa de ginástica, que tenho intenção de fazer cinco vezes na semana, mas me dou por satisfeita quando consigo ir ao menos duas vezes.

Bom,  tudo isso para vocês entenderem o que quero dizer, primeiro tentar passar na roleta de um ônibus em movimento, carregando duas bolsas grandes e ainda tentando colocar o vale transporte no painel para liberar a catraca é uma completa aventura e demonstração de esforço e equilíbrio para não cair. O trocador normalmente sentado não mexe nem um milímetro para te ajudar e quando finalmente consigo passar ai vem a outra grande aventura que é não deixar com que as minhas bolsas incomodem ninguém e ainda continuar me equilibrando para não cair. Graças a Deus, esta parte da minha viagem é rápida, mas me serviu hoje de inspiração. Faço isso todos os dias e raramente, mas raramente mesmo, alguém se propõe a ajudar, segurar a bolsa ou me ajudar a atravessar a roleta e ai fiquei imaginando, onde anda a solidariedade das pessoas? O que custa você estender a mão para ajudar alguém um segundo sequer que está com dificuldades?

As vezes a gente fica buscando projetos mirabolantes para ajudar ao próximo e quando na maioria das vezes são gestos simples e que não requer muito esforço pode fazer uma grande diferença no outro e até em você mesmo.

Digo isso, porque quando você ajuda ao próximo recebe a energia de gratidão, aquele olhar de cumplicidade, tipo que bom que você percebeu que eu estava toda enrolada, enfim, é uma troca maravilhosa e que não custou nada, somente um pequeno gesto.

Que tal disseminarmos isso? Compartilhar a corrente do bem? Carregar uma sacola, ajudar alguém a atravessar uma rua ou seja, coisas pequenas e do dia a dia que fazem muita diferença a começar por nós mesmos.

Tenham um bom dia solidário!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J