Pular para o conteúdo principal

INFORMATIZAÇÃO DA MARCAÇÃO DE CONSULTAS

Por Luciana G. RuganiQuando ouço as histórias de pessoas que precisam sair de casa de madrugada para pegar lugar no início das filas gigantes de marcação de consulta no SUS, penso em como que, para algumas coisas, a modernidade caminha devagar... 
Hoje em dia, com tantos recursos tecnológicos que existem na área da informática, não tem mais cabimento acontecer esse tipo de coisa. 
Reflito na questão, e penso que, principalmente nas grandes cidades, há recursos financeiros e humanos mais que suficientes para serem utilizados no desenvolvimento de sistemas eficientes de informatização de forma a organizar o setor e acabar com esse sofrimento na marcação de consultas. Mas, quanto maior a máquina administrativa de uma cidade, mais vai aumentando o distanciamento entre o local de atendimento e o centro das decisões, com isso a sensibilização para as necessidades do atendimento vai diminuindo. A situação pela qual passa o povo no dia-a-dia, as reclamações, tudo isso demora mais a ser "visto" ou "ouvido" pelos que implementam e organizam as secretarias. Falta um pouco mais de atenção com a base do organograma, com os órgãos que lidam direto com o atendimento público. Seria muito bom que visualizassem e sentissem de perto a luta da população para agendar atendimento, pois creio que muitas vezes não fazem nem noção da luta e do sofrimento que é marcar uma consulta.
Gostei muito do projeto que começou a ser implantado em Cabo Frio para acabar com as filas de madrugada: a informatização da marcação de consultas. É algo que já poderia estar sendo feito há anos, mas que só agora começou a funcionar. Vale ler a matéria abaixo:
______________________________________________________________________________


Moradores de Cabo Frio já contam com melhorias na área de Saúde
Sistema informatizado acabou com as filas durante a madrugada

Os moradores de Cabo Frio já podem contar as primeiras melhorias na área da Saúde. Com a implantação do sistema informatizado, as pessoas não precisam mais dormir nas filas para conseguirem marcar as consultas, como era anteriormente, com o processo manual.

O novo sistema da Central de Marcação de Consultas está em funcionamento desde o dia 13 de janeiro e já contabiliza números positivos: foram 2468 consultas marcadas em 10 dias de utilização. Por dia, cerca de 240 pessoas tem as suas consultas marcadas. Com o novo sistema, todos os dados do modelo antigo foram migrados, e hoje, mais de 90 mil pessoas estão cadastradas.

O horário da marcação também mudou. Os funcionários agendam as consultas das 18h às 21h. Segundo o diretor administrativo do PAM, Antônio Marcos, desde então, não há mais aquela situação deprimente de antes.

- A informatização da marcação de consultas acabou com as filas durante a madrugada. Isso é coisa do passado em Cabo Frio. As pessoas não precisam mais se sacrificar daquela maneira como faziam antes. Chegam aqui, agendam seus horários e vão embora tranquilas para casa, sabendo que na semana seguinte serão atendidos pelo médico da especialidade que necessitam, afirma o diretor.

Outra novidade do sistema é o envio de SMS para os pacientes que marcaram a consulta. Um dia após a marcação, o sistema envia uma mensagem via celular para lembrar os pacientes da consulta, informando dia, horário e nome do médico com o qual será consultado. Desde a implantação do projeto, mais de 900 SMS já foram enviados aos pacientes.

O sistema de marcação de consultas já está sendo implantado também no bairro Jardim Esperança. Na próxima quinta-feira (31/01) começará o treinamento com os funcionários, para que na semana seguinte as pessoas já possam utilizar esse benefício.

Outro local onde a implantação está bastante adiantada é em Tamoios. Segundo o superintendente de informática da Secretaria de Saúde, Leonardo Vital, dentro de 30 dias o sistema estará em pleno funcionamento, integrado à Central de Marcação de Consultas do PAM, em Cabo Frio. O projeto de informatização da marcação de consultas prevê ainda este ano, a implantação do sistema em todas as unidades de saúde do município, incluindo todos os Postos de Saúde da Família.

Texto: Glória Passos
Secretaria Municipal de Comunicação Social de Cabo Frio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto. A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice , não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste,

TEXTO EXCELENTE SOBRE RESILIÊNCIA

Como se forma um gênio como o escultor Auguste Rodin?   por Regis Mesquita   Blog www.psicologiaracional.com.br Em 1840 nasceu um gênio chamado Auguste Rodin? Não, ele se tornou um gênio , nasceu com potencialidades, vocações e plano de vida. A sua genialidade foi o fruto final de um longo processo de estudos, tentativas, erros, treinamentos, aprimoramentos, fracassos. Para cada obra bem feita, ele deve ter tido pelo menos uns 400 fracassos. Olhando pelo lado da proporção, o genial Rodin foi um fracassado. O pior vem agora: para cada obra Genial, para cada "obra prima", ele deve ter tido pelo menos uns mil fracassos (obviamente, estes números são projeções minhas). Rodin era pobre, foi rejeitado três vezes ao tentar entrar em escolas de artes. Mas, ele tinha uma arma infalível: ele brincava com a arte. Em nossa sociedade nós dizemos: "isto não é brincadeira, vamos fazer as coisas com seriedade. Se seguisse este preceito, Rodin teria si