Pular para o conteúdo principal

DIA DA LIMPEZA: UMA TONELADA DE LIXO RECOLHIDA DAS PRAIAS

O Dia da Limpeza, realizado ontem nas praias do Peró e Conchas e no Morro do Vigia, novamente foi sucesso. 

Com a participação de um número cada vez maior de pessoas, todas voluntárias, o movimento tem conquistado a participação de cidadãos, turistas e jovens, o que é de grande valia pois o objetivo maior  é justamente promover a conscientização ambiental, alertar para a importância vital de preservação de nossas praias. A ideia vem sensibilizando também os empresários. Já são muitos os empresários e comerciantes locais que apoiam o movimento. A Cooperforte, cooperativa de coleta seletiva de Cabo Frio, participou com sua tenda de coleta para reciclagem. Ontem, os voluntários conseguiram recolher 1 (uma) tonelada de lixo.

Por muitos anos, quando a sociedade humana ainda não tinha noção da necessidade da preservação ambiental, nossa natureza foi duramente agredida, sofrendo em silêncio danos irreversíveis. De alguns anos para cá, nossa sociedade evoluiu e tomou consciência da necessidade de se preservar o meio ambiente. Qualquer empreendimento não pode ir pra frente sem que seja estudado e devidamente avaliado o impacto ambiental que advirá de sua implantação. Surgiram diversos movimentos alertando para o perigo de extinção de espécies variadas, e, em relação às nossas praias, um dos problemas mais gritantes é o lixo deixado na areia e que vai direto para o mar, servindo de alimento tóxico causando a morte de diversas espécies de animais e por fim ocasionando o desequilíbrio de todo o ecossistema marinho. O movimento voluntário "Ondas do Peró" é um destes movimentos surgidos a partir de um grupo de pessoas conscientes da necessidade de preservação de nossas praias e da importância de manter vivo um processo de conscientização cada vez mais amplo e colaborador na formação cidadã. Movimentos como estes são a voz da natureza nos dias de hoje. Nossa sociedade brasileira ainda tem muito que crescer no sentido da participação cidadã, ainda tem muito que se conscientizar da importância de mudarmos o foco, ampliá-lo, passando a olhar ao nosso redor ao invés de somente para nossos próprios umbigos. Nossa sociedade ainda possui o velho hábito individualista impregnado ao seu viver. Nos países de primeiro mundo a noção de cidadania e o voluntariado é mais forte, há uma maior capacidade de mobilização em torno de interesses coletivos. Mas, a cada dia os movimentos voluntários  no Brasil vão ganhando mais adeptos, vai tomando força a noção de cidadania. E isso podemos verificar através do próprio trabalho do "Ondas". A cada "Dia da Limpeza" promovido é maior a participação das pessoas e importantes canais da imprensa abrem cada vez mais seu espaço para divulgação do trabalho do movimento, como, por exemplo, a matéria de hoje no "O Globo" (ver neste link: http://oglobo.globo.com/rio/dia-da-limpeza-recolhe-uma-tonelada-de-lixo-em-praias-de-cabo-frio-7990114?fb_action_ids=232028583602144&fb_action_types=og.recommends&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=288381481237582 )

Então, é fato que nossa sociedade se sensibiliza cada vez mais com o trabalho e se conscientiza da importância de participar. Esta é uma tendência irreversível. E toda participação cidadã que estimula a colaboração de cada um em prol da causa de todos deve ser incentivada e prestigiada.

Para vivermos em cidades mais limpas e mantermos nossas praias vivas, somente com a participação de todos é que isso será possível.

Luciana G. Rugani

fotos : Ondas do Peró






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J