Pular para o conteúdo principal

PAPA FRANCISCO: O PAPA DA NOVA ERA


Há mais de um ano escrevi um pequeno texto para este blog sobre o que chamam "fim dos tempos". Neste texto, eu disse que, para mim, o significado deste termo "fim dos tempos" seria a mudança do padrão de consciência, o que já estaria acontecendo há alguns anos. 
O fim não existe, o que existe é a transformação. A humanidade segue seu processo de evolução de forma lenta e progressiva, a evolução é Lei da Vida. Pouco a pouco a humanidade vai expandindo sua consciência por meio da transformação e renovação de suas ideias e costumes.
A cortina do palco se abre pouco a pouco... o véu está caindo... As informações chegam com mais rapidez, está mais difícil ocultar os fatos. Os dons se expandem, as energias atuam de forma mais direta. Por isso tantos acontecimentos horripilantes, tristes, tanta loucura explícita, e ao mesmo tempo quanta revelação, quantas mentes brilhantes e crianças e jovens da chamada "geração y", ativos, corajosos e questionadores.
É neste panorama de transformação e chegada de uma nova era que surge um novo papa. Há cerca de quatro meses, tivemos a renúncia do papa Bento XVI e a entrada do papa Francisco. Papa Francisco esteve semana passada aqui no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude. Foram poucos dias, mas sua presença foi marcante.
Além de seu discurso ser inovador na igreja católica, os valores pregados e a mensagem transmitida não se circunscrevem a uma só religião, tanto é que suas palavras, seu carisma e sua espontaneidade conquistaram pessoas de todos os credos. Ele mostrou ser uma dessas mentes brilhantes do novo tempo, para as quais vale mais o conteúdo que o rótulo. Dono de uma linguagem clara, direta, natural, ele expôs seu pensamento sobre questões polêmicas e tornou evidente sua preocupação em semear valores que nossa sociedade tão individualista e consumista não conhece, como a solidariedade, a simplicidade e a autenticidade.
A evolução da sociedade humana é lenta, gradual e constante. Não se faz de um dia para o outro. Mas não podemos negar que ter uma pessoa que prega justamente valores que se chocam com o egoísmo e salve-se-quem-puder predominante em nossa sociedade, ocupando um dos cargos de maior relevância mundial, é mais uma certeza de que não estamos ao léu como uma nau sem rumo, e que se faz presente a transição para um novo tempo, um tempo de maior consciência acerca das consequências dos nosso proceder, um tempo em que diminui pouco a pouco o espaço para a hipocrisia, para o falseamento de informações, para o "empurrar a sujeira para debaixo do tapete" para satisfazer as pretensões de uma sociedade dominadora.
Seguem algumas colocações do Papa Francisco que destaquei:

"Que todos trabalhemos por esta palavra que hoje em dia não é bem aceita: solidariedade. É uma palavra que procuram deixar de lado, sempre, porquê incômoda. Todavia, é uma palavra que reflete os valores humanos e cristãos que hoje nos pedem para ir contra; da cultura do descartável, de que tudo é descartável.

"Uma cultura que sempre deixa as pessoas de fora: deixa à margem as crianças, deixa à margem os jovens, deixa à margem os idosos, deixa a fora aos que não servem, aos que não produzem, e isso não pode acontecer. Invés, a solidariedade, coloca todos dentro. Devem seguir trabalhando por esta cultura da solidariedade e pelo Evangelho”.

"Deus chama para escolhas definitivas, Ele tem um projeto para cada um: descobri-lo, responder à própria vocação é caminhar para a realização feliz de si mesmo. A todos Deus nos chama à santidade, a viver a sua vida, mas tem um caminho para cada um. Alguns são chamados a se santificar constituindo uma família através do sacramento do Matrimônio. Há quem diga que hoje o casamento está “fora de moda”. Está fora de moda? [Não…]. Na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é “curtir” o momento, que não vale a pena comprometer-se por toda a vida, fazer escolhas definitivas, “para sempre”, uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã. Em vista disso eu peço que vocês sejam revolucionários, eu peço que vocês vão contra a corrente; sim, nisto peço que se rebelem: que se rebelem contra esta cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, crê que vocês não são capazes de amar de verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de “ir contra a corrente”. E tenham também a coragem de ser felizes!" (Papa Francisco)

“Nenhum esforço de pacificação será duradouro numa sociedade que deixa à margem, que abandona, na periferia, parte de si mesma”.

“Vocês, queridos jovens, possuem uma sensibilidade especial frente às injustiças, mas muitas vezes se desiludem com notícias de corrupção, com pessoas que, em vez de buscar o bem comum, procuram seu próprio benefício”.

“Não existe verdadeira promoção do bem comum, nem verdadeiro desenvolvimento do homem, quando se ignoram os pilares fundamentais que sustentam uma nação: a vida, a família, a educação integral, a saúde e a segurança”.

“Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades que persistem. Que cada um saiba dar sua contribuição para acabar com as injustiças sociais”.

Luciana G. Rugani

Comentários

  1. Me sinto muito ajudada com as suas palavras. Bendito sejas papa Francisco

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J