sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - Nesta quinta-feira foi publicado o edital de concorrência pública para a ampliação do Aeroporto Internacional de Cabo Frio. O aeroporto foi inaugurado no governo anterior do prefeito Alair Corrêa. Possui a segunda maior pista do RJ e uma das mais seguras do país, com capacidade para receber os maiores cargueiros do mundo. Trouxe desenvolvimento à economia de toda a região,  pois é um importante ponto de apoio à atividade de exploração de petróleo e também à atividade turística.

O aeroporto terá seu pátio de aeronaves ampliado, instalada sinalização horizontal e paineis de sinalização luminosa e ainda serão construídas duas pistas para helicópteros. Com certeza será mais um impulso no desenvolvimento do município, que já anda bastante acelerado.

E, se somarmos essa infraestrutura de primeira ao plano do governo federal de estimular voos nos aeroportos regionais por meio de subsídio para diminuir o preço da passagem, poderemos ter um boom no turismo da região durante todo o ano, e não somente nas altas temporadas, pois com voos mais baratos e mais frequentes, aumentará o turismo de final de semana, o que certamente trará inúmeros benefícios aos cidadãos.

Veja matéria abaixo:

Publicado em 21/02/2014

Secretaria estadual de Transportes vai usar recursos do Programa Federal de Auxílio aos Aeroportos.

Aeroporto de Cabo Frio terá pistas destinadas a helicópteros – O Globo – Hudson Pontes

RIO – Foi publicado nesta quinta-feira o edital de concorrência pública para as obras de construção de duas pistas destinadas a helicópteros, ampliação do pátio de aeronaves, sinalização horizontal e painéis de sinalização luminosa do Aeroporto Internacional de Cabo Frio.
O edital foi publicado pela Secretaria estadual de Transportes, que vai usar recursos, no valor de R$ 8,9 milhões, repassados pelo governo federal através do Programa Federal de Auxílio aos Aeroportos.
Com a conclusão das obras, em oito meses, o movimento de passageiros transportados em helicópteros passa de 600 para 1.200 por dia. As aeronaves transportam petroleiros de Cabo Frio para as plataformas marítimas da Petrobras. A expectativa é que a movimentação aumente com a exploração do petróleo do pré-sal.
Além dos recursos federais, já liberados, o Grupo Libra, que administra o aeroporto, prevê investimentos de R$ 100 milhões com a construção de um novo terminal de helicópteros, que já conta com licenciamento ambiental do Inea. O aeroporto também tem registrado aumento de operação de voos comerciais de sete empresas. No ano passado, 230 mil passageiros passaram pelo terminal, que também está sendo preparado para receber voos durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
Para facilitar o acesso ao aeroporto, a prefeitura de Cabo Frio pavimentou uma nova via de acesso, com dois quilômetros de extensão e que custou R$ 1,3 milhão. A rodovia evita que os usuários tenham que fazer um longo contorno passando por Arraial do Cabo para chegar ao terminal. Ainda falta melhorar a pavimentação da pista na entrada do aeroporto, na área de competência do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
— A ampliação do aeroporto já está provocando reflexos na economia, com a construção de novos hotéis e reforço na receita do município — disse o prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, que iniciou as obras do aeroporto em 1997.

Fonte – O Globo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...