terça-feira, 8 de abril de 2014

CENTRO DE REABILITAÇÃO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS: MAIS UMA BOA IDEIA A SER DIVULGADA

Prefeito Alair Corrêa, quando em visita às obras do Centro de Reabilitação. Foto: Portal da Dignidade (facebook)



Há ideias, projetos e empreendimentos que, por sua relevância social e pela eficácia dos resultados obtidos, entendo que merecem ampla divulgação, até mesmo para servirem de exemplo para iniciativas semelhantes por esse nosso país afora.

Nesta categoria, vamos hoje falar um pouco sobre o Centro de Reabilitação para Dependentes Químicos mantido pela Prefeitura de Cabo Frio, através da sua Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas - SEPRED, implantado exclusivamente com verba municipal.

Segundo notícia postada no site da prefeitura, a visão de tratamento dado aos internos pelo centro envolve, além dos recursos terapêuticos usuais, a promoção de uma socialização do dependente, através de uma rotina de atividades e de convivência comunitária (muitos internos trabalham durante o dia e a noite voltam para o centro de tratamento) e também a participação das famílias nas terapias de grupo e individuais. Além disso, são realizadas  parcerias com empresas privadas do município onde os internos recuperados encontram emprego, garantindo sua inserção no mercado de trabalho.

O centro começou seu funcionamento em setembro de 2013, com 46 internos. Destes, 22 agora estão recebendo alta médica para retornarem a seus lares, um percentual que, segundo a SEPRED, é superior à media percentual de recuperação das clínicas de todo o país. Destes 22 que estão tendo alta, 14 já estão com empregos garantidos*.

Parabenizo o prefeito Alair Corrêa e sua equipe pela ideia deste projeto pioneiro no país e que, sem dúvida nenhuma, merece servir de inspiração para que ações semelhantes sejam desenvolvidas em nosso país que se encontra tão carente em centros de reabilitação dessa espécie.

*origem das informações: site da Prefeitura de Cabo Frio http://www.cabofrio.rj.gov.br/sala-de-imprensa/noticia/SEPRED+comemora+alta+de+pacientes+contra+dependencia+quimica/3886219b-5a3b-46c5-8e0d-c14d0e6a1426

Luciana G. Rugani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...