RECOMENDAÇÃO DE LIVRO: O MELHOR DE MAX LUCADO

Já há algum tempo terminei de ler o livro "O Melhor de Max Lucado (na verdade trata-se de uma coletânea de seus 3 melhores livros, quais sejam: "Derrubando Golias"; "3:16" e "Dias Melhores Virão"). Hoje venho registrar aqui minhas impressões e aproveitar para indicá-lo para todos aqueles que quiserem um livro positivo, que nos fale de passagens bíblicas de uma forma leve e atual.

Gostei dos três livros, mas o que mais se destaca, na minha opiniao é o "Derrubando Golias". Para mim foi o melhor dos três. Nele, Max Lucado várias vezes contextualiza um fato bíblico, ocorrido há milênios atrás, no tempo atual. Ele cita um fato presente mesclando-o com uma passagem bíblica, nos levando a meditar em nossos "golias" da atualidade, os quais devem ser combatidos por "davi", que representa nossa fé em Deus e nosso caminhar com foco no bem e na positividade que caracteriza tudo que vem de Deus. Ou seja, se Davi venceu Golias, nós também podemos vencer nossos "golias" (que representam nossos problemas atuais; as falhas que precisamos corrigir; nossos bloqueios; nossa falta de fé) se bem compreendermos o conteúdo significativo que há na história bíblica de Davi.

Um livro de agradável leitura que nos ajuda a fortalecer nossa fé para os embates diários conosco mesmo e na sociedade em que vivemos.

Abaixo seguem algumas frases que destaquei:

Livro "Derrubando Golias":
"Gigantes. Temos de encará-los. Contudo, não precisamos enfrentá-los sozinhos. Concentre-se primeiro, e, na maior parte do tempo, em Deus. As vezes em que Davi fez isso, os gigantes caíram. Os dias em que não fez, foi Davi que caiu. "

"Contei nove referências. São nove pensamentos acerca de Deus comparados a dois pensamentos acerca de Golias. De que forma essa proporção se compara com a sua? Você pensa quatro vezes mais na graça de Deus do que na sua culpa? Sua lista de bênçãos é quatro vezes mais longa do que sua lista de reclamações? Seu arquivo mental de esperança é quatro vezes mais denso que seu arquivo mental de medo?Você está quatro vezes mais propenso a descrever a força de Deus do que a descrever as exigências de seu dia? Não? Então Davi é o homem certo para você."

"Concentre-se nos gigantes — você tropeçará.
Concentre-se em Deus — seus gigantes cairão."

"Perdoar é seguir em frente, não pensar mais na ofensa. Você não justifica, endossa ou aceita o ofensor. Você simplesmente coloca o que pensa sobre ele no caminho que leva ao céu. Você vê seu inimigo como filho de Deus e a vingança como algo que cabe a Deus."

" Você acha seu mundo de Nabal difícil de suportar? Então faça o que Davi fez: pare de encarar Nabal. Volva seus olhos para Cristo. Olhe mais para o Mediador e menos para os encrenqueiros."

"Você pode subir muito para seu próprio bem. E possível subir alto demais, ficar alto demais e alçar alto demais. Fique muito tempo em altas altitudes e dois de seus sentidos vão sofrer. Você perde a audição. E difícil ouvir pessoas quando se está mais alto que elas.
As vozes ficam distantes. As frases parecem abafadas. E, quando se está lá em cima, sua vista embaça. É difícil focalizar as pessoas quando se está muito acima delas. Elas parecem tão pequenas... Pequenos vultos sem rosto. Você mal consegue distinguir umas das outras.
Todas elas parecem iguais.
Você não as ouve. Você não as vê. Você está acima delas." (o máximo em arrogância e prepotência)

"O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda" (Provérbios 16:18).
Deve ser por isso que Deus odeia a arrogância. Ele detesta ver seus filhos caírem; detesta ver seus Davis seduzirem e suas Bate-Sebas serem vitimadas."

"Deus odeia o que o orgulho faz com seus filhos. Não é que ele não goste da arrogância. Ele a odeia. Ele poderia deixar isso mais claro do que Provérbios 8:13: "Odeio o orgulho e a arrogância"? E depois, alguns capítulos mais adiante: "O SENHOR detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos" (16:5)."

"Busque humildade. Humildade não significa pensar coisas inferiores sobre si mesmo, mas pensar menos em si mesmo. "Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu" (Romanos 12:3). "

Livro "Dias melhores virão":

"1. Despertar os que dormem. Centenas de anos antes de Paulo, outro líder judeu lutou contra seu ego, mas perdeu. Saul, o primeiro rei de Israel, se consumiu de ciúmes. Davi, o filho mais novo de uma família que cuidava de ovelhas, roubou a cena. Tudo em Davi era melhor do que em Saul: ele cantava melhor, impressionava mais as mulheres e até matou os gigantes que Saul temia. Mas, em vez de comemorar as habilidades dadas por Deus a Davi, Saul ficou loucamente hostil. Deus, em um visível esforço para despertá-lo desta nevoa de ciúmes, recrutou a ajuda de seu relutante servo, satanás. “No dia seguinte, um espírito maligno mandado por Deus apoderou-se de Saul e ele entrou em transe em sua casa” (I Samuel - 18:10).

Observe um principio serio: há momentos em que o coração fica tão duro e os ouvidos tão insensíveis que Deus nos leva a sofrer as conseqüências de nossas escolhas. Nesse caso, o demônio foi liberado para atormentar Saul. Se Saul não bebia do cálice da bondade de Deus, que passasse então um tempo bebendo do cálice da fúria do inferno: “Que ele seja levado ao desespero para que possa ser trazido novamente para os braços de Deus”.2 .... A propósito, será que isso não ajuda a explicar o mal desenfreado que existe no mundo?

Luciana G. Rugani