sexta-feira, 27 de junho de 2014

CABO FRIO DÁ DESTAQUE À PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA

As datas comemorativas são criadas com o fim de chamar a atenção sobre certo tema, através de ações e reflexões que geralmente são propostos para a ocasião.

Em Cabo Frio (RJ), acaba de ser criado o Dia Municipal de Prevenção e Recuperação da Dependência Química, que será comemorado todo dia 23 de setembro, data de criação do Centro de Recuperação da Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas. O município é pioneiro em possuir um centro de tratamento totalmente mantido pelo governo municipal e com taxa de recuperação de 50%, muito maior que a média do país, que fica em torno de 20 ou 30% dos dependentes. Vale clicar neste link para conhecer mais sobre este trabalho: http://www.cantinhodasideias.com.br/2014/04/centro-de-reabilitacao-para-dependentes.html
Este trabalho merece ampla divulgação. Penso que outros municípios deveriam buscar se inteirar dos detalhes do projeto e levá-lo como modelo a ser implantado em suas cidades, a fim de multiplicar ao máximo estes centros pelo país. 

Abaixo segue matéria da prefeitura sobre o assunto, com a fala do prefeito:

Luciana G. Rugani


Prefeito Alair Corrêa afirma que combate às drogas deve ser feito diariamente

Cabo Frio ganha Dia Municipal de Prevenção e Recuperação de Dependência Química


 Cabo Frio acaba de ganhar um dia especial em seu calendário. A Câmara Municipal de Vereadores aprovou na última terça-feira (24), uma Lei de autoria do vereador Vanderlei Bento, que institui o Dia Municipal de Prevenção e Recuperação de Dependência Química. O dia escolhido para a celebração foi 23 de setembro, data em que o prefeito Alair Corrêa criou no ano passado a Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (26), no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, durante evento realizado pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, para comemorar o Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas e o Dia Nacional de Combate às Drogas.
                - Como Cabo Frio é um dos poucos municípios no mundo que chamou para si a responsabilidade de atender a seus munícipes acolhendo-os para serem submetidos a um moderno tratamento de recuperação, nada mais justo e oportuno, que no dia da inauguração da SEPRED, (23/09), seja criada uma lei que institui o Dia Municipal de Prevenção e Recuperação da Dependência Química, disse Cris Mansur, secretária Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas.
                O prefeito Alair Corrêa ficou feliz com a instituição da data, mas lembrou que a população precisa ter consciência de que a luta contra as drogas deve ser diária.
                - Neste dia, o município de Cabo Frio promoverá comemorações, eventos, palestras, apresentando à sociedade os resultados conquistados no campo da recuperação de dependentes químicos. Mas devemos ter em mente que este é um problema muito grave, que deve ser combatido diariamente nos lares das famílias, no trabalho, em todos os cantos, alertou o prefeito.
                Ádila Mello tem um filho internado no Centro de Recuperação da SEPREDE desde o dia 4 de junho. Ela está feliz com o tratamento e a recuperação do filho.
                - Uma mãe não pode perder nunca as esperanças de ver seu filho recuperado. Tenho acompanhado o trabalho e só posso agradecer porque meu filho está bem. Ele está se sentindo bem, podemos ver no olhar dele essa mudança. Hoje ele diz que me ama e está feliz por estar fazendo este trabalho de recuperação, disse Ádila.
                Cristina Vieira também acompanhou o evento no Teatro. Ela tem um filho internado há 6 meses. A dona de casa comemora a ação da prefeitura e agradece o tratamento realizado no município.
                - Meu filho já se tratou em outros lugares, inclusive clínicas particulares, mas nunca vi um tratamento como este realizado pela SEPRED. Agradeço ao Prefeito Alair Corrêa por estar tão sensível a este problema, disse emocionada.
                Hoje pela manhã, o secretário Municipal de Cultura, José Facury, que participou ontem do evento como palestrante, postou nas redes sociais um comentário sobre o trabalho realizado pelo Centro de Reabilitação da SEPRED. O comentário de Facury que teve grande repercussão, você confere abaixo:
                - O Centro de Acolhimento da SEPRED, vai fazer a diferença porque ele une todas as formas de abordagens terapêuticas para a questão do abuso de drogas. O núcleo do problema com a família, a noção da doença com os doze passos, o entendimento da adicção com a psicoterapia, a abertura da abordagem com a arte e buscando forças divinas através da fé, disse Facury.
Texto: Alexandra de Oliveira / Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas
Fotos: Ari dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...