segunda-feira, 9 de junho de 2014

CASA ARTESANAL: A MORADA DO ARTESANATO DE CABO FRIO

Mês passado fomos conhecer a Casa Artesanal, em Cabo Frio, Rio de Janeiro.

Trata-se de uma bela casa em que o artesanato compõe a decoração de todos os cômodos. É a casa do artesanato local, onde o visitante pode conhecer e adquirir o que de melhor existe em trabalhos verdadeiramente artesanais cabo-frienses. Inaugurada em outubro do ano passado, atualmente 25 artesãos, utilizando as mais variadas técnicas, participam do projeto.

Sabemos da importância do artesanato como fonte geradora de renda, além de ser um dos elementos propulsores do turismo, haja vista o Mercado Central de Fortaleza, no Ceará, especializado em artesanato e famoso ponto turístico da cidade. Ciente dessa realidade e conhecedor do fato de que sem o turismo a cidade não sobrevive, o governo atual tem buscado incentivar tudo que possa fortalecer o turismo, e não tem sido diferente com o artesanato.

Além das lindas peças que decoram a casa, vale destacar o acolhimento caloroso de seus membros. O visitante é recebido com toda alegria e atenção, o que lhe propicia sentir-se realmente em casa. Quando lá estivemos, conhecemos os artesãos Lúcia Helena, Anderson, Nilza, Claudinha, Tereza, Nilzete, Juarez e Terezinha.