quarta-feira, 25 de junho de 2014

MAIS UMA VÍTIMA DO CEROL

Hoje infelizmente tivemos mais uma vítima da linha com cerol. O genro de uma grande amiga minha se foi, um rapaz de 22 anos, com toda uma vida pela frente. 

O cerol é uma mistura de cola com vidro utilizada nas linhas das pipas e papagaios, transformando a linha em um material pérfuro-cortante. A linha torna-se uma arma letal. Assim, uma "brincadeira" que deveria ser realmente brincadeira, diversão, torna-se uma ação assassina. Não é de hoje que vemos, na mídia em geral, principalmente nos meses de férias escolares, campanhas alertando sobre o perigo de usar essa substância. Há casos e mais casos que acontecem frequentemente e são noticiados. Há muita informação sobre o assunto, por isso ninguém pode argumentar desconhecimento.

Penso que não falta consciência do perigo. O que falta é respeito pela vida do outro, amor, solidariedade. Nossa sociedade vive uma crise de individualismo exacerbado, onde se desaprendeu a pensar no outro, a enxergar o outro do nosso lado e respeitá-lo como um ser cuja vida e direitos está acima de nossos desejos mesquinhos e de nossos mimos. Se quero fazer algo, faço, não importa se isso atinge alguém, pois não tenho nada a ver com este alguém. Este é o extremo do individualismo, do mimo.

Quero deixar aqui o alerta: utilizar cerol é expor a vida de outrem a perigo. Hoje as cidades são populosas, sem espaços abertos. Solta-se papagaio em meio a prédios, casas, carros, motos, bicicletas, trânsito pesado, enfim, conhece-se o risco. Sabe-se que aquela linha ao arrebentar vai cair em alguma rua, em algum lugar que provavelmente não estará vazio, portanto é alta a probabilidade de atingir alguém. Saber e, ainda assim, insistir na ação é assumir o risco pelo que vier a acontecer. Vale a pena levar na consciência pela vida afora o peso de, por um simples capricho de uma "brincadeira" maldosa, destruir a vida de outra pessoa? Vale a pena pensar tão pequeno e tão mesquinho a ponto de nem enxergar que não é o único ser do universo e que ao seu redor existem outras vidas, as quais têm-se o dever de respeitar?

Fica aqui a reflexão para aqueles que estiverem dispostos a evoluir enxergando a vida com mais amplidão e com mais consciência.

Luciana G. Rugani

* Clique neste link para assistir à reportagem sobre o acidente: http://videos.r7.com/motoboy-morre-atingido-por-linha-de-pipa-com-cerol-na-av-brasil-rj-/idmedia/53ac5fac0cf24aeca81fccaf.html

P.S. ATENÇÃO!! INFORMAÇÃO SUPER RECENTE: O PROJETO DE LEI QUE CRIMINALIZA O USO DO CEROL ESTÁ PRONTO PARA SER VOTADO NO PLENÁRIO DA CÂMARA FEDERAL: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/tv/materias/CAMARA-HOJE/470715-PROJETO-QUE-CRIMINALIZA-USO-DE-CEROL-ESTA-PRONTO-PARA-SER-VOTADO.html

3 comentários:

  1. Ana Maria Henriques26 de junho de 2014 00:06

    O que poucos sabem é que o cerol é proibido por lei, portanto, qq pessoa que veja uma criança ou um adulto usando linhas com cerol pode, deve e tem a obrigação de chamar a Polícia. Se for criança, os pais serão responsabilizados e presos, e a criança levada para um abrigo do Conselho Tutelar. Se for um adulto será preso imediatamente. É considerado crime inafiançável. Acho que deveríamos fazer uma campanha maior a respeito disto. Já existe uma página CEROL NÃO! que trata disso, mas eles postam fotos das vítimas, o que acho pesado demais. Mas, pode-se ser feito de outra maneira!!

    ResponderExcluir
  2. É, eu preferi escrever um texto pra tentar despertar a voz da consciência destas pessoas que usam o cerol. Preferi não entrar na abordagem legal, mas concordo com Ana. É preciso que a população denuncie.
    Especificamente proibindo o cerol, cada estado tem sua legislação para isso, e a nível federal ha crime de colocar a vida de outro em perigo, e até mesmo pode caracterizar dolo eventual (quando o sujeito prática o ato com conhecimento de que pode atingir o outro e mesmo assim o prática) em crime de homicídio. Mas a questão é que é necessário denunciar e pra isso é preciso saber quem é o responsável. E além disso tem o fato de que em nosso país menor de idade nunca é devidamente punido. Mas mesmo assim, é importante que quem vir alguém manipulando o cerol ou soltando pipa com linha de cerol, denuncie à polícia. Eu acho também que precisava haver uma lei federal específica para isso, mas principalmente que houvesse punição efetiva, inclusive para menores, ou seja, mudar também a lei da maioridade penal.

    ResponderExcluir
  3. Ninguém está livre de uma tragédia, mas se podemos evitar, porque ignorar? Nunca pensamos que pode acontecer conosco, principalmente quando se é jovem, mas todos que estarmos atentos, depois q atinge uma pessoa é fatal, dificilmente a pessoa sai ilesa. Então não deixem seus filhos usarem cerol, busquem outras formas de soltar pipas sem usar deste artifício que MATA.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...