Pular para o conteúdo principal

MAIS UMA VÍTIMA DO CEROL

Hoje infelizmente tivemos mais uma vítima da linha com cerol. O genro de uma grande amiga minha se foi, um rapaz de 22 anos, com toda uma vida pela frente. 

O cerol é uma mistura de cola com vidro utilizada nas linhas das pipas e papagaios, transformando a linha em um material pérfuro-cortante. A linha torna-se uma arma letal. Assim, uma "brincadeira" que deveria ser realmente brincadeira, diversão, torna-se uma ação assassina. Não é de hoje que vemos, na mídia em geral, principalmente nos meses de férias escolares, campanhas alertando sobre o perigo de usar essa substância. Há casos e mais casos que acontecem frequentemente e são noticiados. Há muita informação sobre o assunto, por isso ninguém pode argumentar desconhecimento.

Penso que não falta consciência do perigo. O que falta é respeito pela vida do outro, amor, solidariedade. Nossa sociedade vive uma crise de individualismo exacerbado, onde se desaprendeu a pensar no outro, a enxergar o outro do nosso lado e respeitá-lo como um ser cuja vida e direitos está acima de nossos desejos mesquinhos e de nossos mimos. Se quero fazer algo, faço, não importa se isso atinge alguém, pois não tenho nada a ver com este alguém. Este é o extremo do individualismo, do mimo.

Quero deixar aqui o alerta: utilizar cerol é expor a vida de outrem a perigo. Hoje as cidades são populosas, sem espaços abertos. Solta-se papagaio em meio a prédios, casas, carros, motos, bicicletas, trânsito pesado, enfim, conhece-se o risco. Sabe-se que aquela linha ao arrebentar vai cair em alguma rua, em algum lugar que provavelmente não estará vazio, portanto é alta a probabilidade de atingir alguém. Saber e, ainda assim, insistir na ação é assumir o risco pelo que vier a acontecer. Vale a pena levar na consciência pela vida afora o peso de, por um simples capricho de uma "brincadeira" maldosa, destruir a vida de outra pessoa? Vale a pena pensar tão pequeno e tão mesquinho a ponto de nem enxergar que não é o único ser do universo e que ao seu redor existem outras vidas, as quais têm-se o dever de respeitar?

Fica aqui a reflexão para aqueles que estiverem dispostos a evoluir enxergando a vida com mais amplidão e com mais consciência.

Luciana G. Rugani

* Clique neste link para assistir à reportagem sobre o acidente: http://videos.r7.com/motoboy-morre-atingido-por-linha-de-pipa-com-cerol-na-av-brasil-rj-/idmedia/53ac5fac0cf24aeca81fccaf.html

P.S. ATENÇÃO!! INFORMAÇÃO SUPER RECENTE: O PROJETO DE LEI QUE CRIMINALIZA O USO DO CEROL ESTÁ PRONTO PARA SER VOTADO NO PLENÁRIO DA CÂMARA FEDERAL: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/tv/materias/CAMARA-HOJE/470715-PROJETO-QUE-CRIMINALIZA-USO-DE-CEROL-ESTA-PRONTO-PARA-SER-VOTADO.html

Comentários

  1. O que poucos sabem é que o cerol é proibido por lei, portanto, qq pessoa que veja uma criança ou um adulto usando linhas com cerol pode, deve e tem a obrigação de chamar a Polícia. Se for criança, os pais serão responsabilizados e presos, e a criança levada para um abrigo do Conselho Tutelar. Se for um adulto será preso imediatamente. É considerado crime inafiançável. Acho que deveríamos fazer uma campanha maior a respeito disto. Já existe uma página CEROL NÃO! que trata disso, mas eles postam fotos das vítimas, o que acho pesado demais. Mas, pode-se ser feito de outra maneira!!

    ResponderExcluir
  2. É, eu preferi escrever um texto pra tentar despertar a voz da consciência destas pessoas que usam o cerol. Preferi não entrar na abordagem legal, mas concordo com Ana. É preciso que a população denuncie.
    Especificamente proibindo o cerol, cada estado tem sua legislação para isso, e a nível federal ha crime de colocar a vida de outro em perigo, e até mesmo pode caracterizar dolo eventual (quando o sujeito prática o ato com conhecimento de que pode atingir o outro e mesmo assim o prática) em crime de homicídio. Mas a questão é que é necessário denunciar e pra isso é preciso saber quem é o responsável. E além disso tem o fato de que em nosso país menor de idade nunca é devidamente punido. Mas mesmo assim, é importante que quem vir alguém manipulando o cerol ou soltando pipa com linha de cerol, denuncie à polícia. Eu acho também que precisava haver uma lei federal específica para isso, mas principalmente que houvesse punição efetiva, inclusive para menores, ou seja, mudar também a lei da maioridade penal.

    ResponderExcluir
  3. Ninguém está livre de uma tragédia, mas se podemos evitar, porque ignorar? Nunca pensamos que pode acontecer conosco, principalmente quando se é jovem, mas todos que estarmos atentos, depois q atinge uma pessoa é fatal, dificilmente a pessoa sai ilesa. Então não deixem seus filhos usarem cerol, busquem outras formas de soltar pipas sem usar deste artifício que MATA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J