Pular para o conteúdo principal

A FALTA DE CARÁTER COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA


A disputa eleitoral pelo cargo de presidente no Brasil teve uma reviravolta neste ano de 2014, em plena época de campanha, devido à morte repentina do candidato Eduardo Campos (PSB) em um acidente aéreo no dia 13 de agosto. Muita comoção e muita dúvida acerca de como se remodelaria a disputa a partir daí, até sair a decisão final de que Marina Silva assumirá o lugar de Eduardo.

Mas hoje quero abordar aqui um fato que merece de nós uma reflexão mais profunda e bem propícia para este momento de campanhas por todo o Brasil: a falta de caráter utilizada como estratégia política para prejudicar um candidato.

Domingo passado, 17/08, portanto quatro dias após o fatídico evento, começou a circular na internet uma foto de Marina Silva sorrindo junto do caixão de Eduardo, com os dizeres: "Marina deu risada em cima do caixão de Eduardo Campos!!!".  Na foto estão Marina, o vereador Saulo Souza (Poá, SP), a viúva Renata Campos e alguns de seus filhos. Eles conversavam sobre o sorriso de Eduardo e sobre o quanto ele gostava de contar seus "causos" engraçados, ou seja, estavam a recordar alguns momentos de alegria junto ao falecido, então naturalmente sorriam, conforme relatou Saulo Souza em seu perfil do facebook:

 "Num certo momento da madrugada, eu perguntei para Dona Renata, na presença de Marina, no que consistia a força admirável dos meninos e dela, principalmente, demonstrada diante de tamanho sofrimento e de tamanha dor.

Ela calmamente tocou o porta-retrato do Eduardo que estava sobre o caixão e contou do quanto achava lindo o sorriso dele, do quanto ele inspirava a família a sorrir em todos os momentos da vida mesmo quando a dor fosse uma tortura.

Então, disse que estava orgulhosa dele porque conseguiu deixar uma mensagem para o Brasil e realizada porque ele deixou um legado inspirador. Por fim, ela relembrou, como bom nordestino, do quanto ele gostava de contar "causos" e alegrar a vida de todos por onde passava.

Então, sorrimos. Nós, cinco".

Saulo Souza

*Foto: Estadão


Sem falar na total insensibilidade de quem certamente possa ter sido pago para começar essa corrente difamatória, é importante alertar que, infelizmente, no meio político, há "profissionais" pagos justamente para exercerem a função de registrar imagens ou frases totalmente fora do seu contexto real e divulgá-las com fim exclusivo de desconstruir adversários, gerando uma interpretação dos fatos totalmente equivocada, por parte do público. Com o crescimento das redes sociais, a situação agravou-se ainda mais. Hoje há blogueiros, fotógrafos, perfis falsos (fakes), todos pagos (e muito bem pagos) para exercerem a difamação (vide texto http://www.cantinhodasideias.com.br/2013/11/falta-de-carater-vira-negocio.html ). Neste fim de semana, em pleno velório, Marina foi mais uma vítima desse "negócio" porco que se tornou a falta de caráter.  

Que fiquemos atentos e alertas em relação às matérias divulgadas sobre os candidatos, tenhamos mais cuidado ao compartilhar notícias e fotos, busquemos antes pesquisar ao máximo a verdade, e, na dúvida, não compartilhemos, pois infelizmente o mal caratismo está fortemente instalado na política de nossos dias. Não há respeito na disputa, não há ética, vale tudo na busca por atingir o alvo. Gasta-se muito mais energia em raciocínios complexos para elaboração de planos ardilosos e sujos do que na formulação de projetos e na busca de soluções para os problemas da sociedade. 

Desconfie do candidato que insiste na estratégia da difamação, desconfie do candidato que mantém o foco na desconstrução do outro ao invés de focar naquilo que tem obrigação de fazer, que é apresentar e debater suas ideias e propostas, pois esse candidato revela comprometimento apenas com um sujo e imoral jogo político, e nas mãos deste ficará, caso venha a governar.

Luciana G. Rugani

Comentários

  1. Muito boa reflexão Luciana, infelizmente a nossa sociedade tem uma visão distorcida de que os tinha justificam os meios, que vale tudo para se dar bem e isto precisa mudar, ou melhor, voltarmos aos nossos valores reais de integridade, solidariedade, trabalharmos como bem vc mencionou para o bem comum. Muito apropriado para reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Interessante e muito pertinente, as informações citadas em cada parágrafo, a exemplo do último:"Desconfie do candidato que insiste na estratégia da difamação, desconfie do candidato que mantém o foco na desconstrução do outro ao invés de focar naquilo que tem obrigação de fazer, que é apresentar e debater suas ideias e propostas, pois esse candidato revela comprometimento apenas com um sujo e imoral jogo político, e nas mãos deste ficará, caso venha a governar." Para reiterar o que você Luciana, assevera, posto o link do boatos.org, sobre o assunto::http://www.boatos.org/politica-2/marina-silva-ri-durante-o-velorio-de-eduardo-campos-diz-boato.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J