Pular para o conteúdo principal

ACESSIBILIDADE EM DEBATE


por Elizabeth Marge


Há muito tempo que os elevadores para cadeirantes em ônibus são obsoletos e perigosos. Já está mais que provado. Motoristas e cobradores, por mais boa vontade que tenham, não conseguem nunca fazê-los funcionar.  Quando nós precisamos usar o transporte coletivo, passamos por constrangimentos para usar o elevador, então isso não é acessibilidade, cujo conceito envolve segurança e autonomia. 

Quando entenderão que não podemos ser tratados como NADA?! Somos cidadãos, pagamos impostos, votamos, trabalhamos, temos hora como qualquer outro semelhante. Não temos nossos direitos garantidos, não podemos ir e vir com segurança. Onde estão nossos direitos constitucionais? 

A carta de New York (Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência) determinou que até 2014 todos os transportes deveriam estar acessibilizados. E existem modelos novos de ônibus que têm piso rebaixado e que, ao chegarem nos pontos, automaticamente baixam a rampa de acesso, podendo assim qualquer pessoa com ou sem deficiência entrar e sair deles com segurança e autonomia. 

Sinto-me envergonhada de ainda ler planos de governos que escrevam laudas e mais laudas sobre o que farão, como se fôssemos nada e já não tivéssemos nossos direitos garantidos pela Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pelo Congresso Nacional através do Decreto Legislativo 186 de 09/07/2008. Bastava que deixassem de serem prolixos e escrevessem em seus planos: "CUMPRIR À RISCA A CONVENÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA". SOMOS TODOS DEFICIENTES, INCLUSIVE DE CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA QUE ESTEJAM À ALTURA DE NOSSOS VOTOS. PÉSSIMOS E SEMPRE COM PROPOSTAS ANTIGAS E DIFAMAÇÕES AOS SEUS RIVAIS. VÃO TODOS SE CATAR.. INCOMPETENTES!!!!!!!! ACORDA, BRASIL!

As pessoas nos tratam mal, brigam porque demoramos a subir nos ônibus... Não é um absurdo? Até quando vamos ter que passar por constrangimentos assim? Duvido que isso aconteceria nos EUA... Acham que devemos ficar em casa, NÃO SOMOS NÓS QUE SOMOS DEFICIENTES.. !!!!!! Eles, TODOS SÃO DEFICIENTES E AS CIDADES ESTÃO NO CTI!

Acho que falta educação e respeito ao próximo. Não há respeito nem aos pais, respeitarão as pessoas nas ruas? 

Quando viajo faço questão de me locomover de ônibus ou metro. Não alugo carro, gosto de estar no meio do povo e vivenciar o cotidiano local. Eu viajei, e vi lá no exterior como as leis são cumpridas e como as pessoas se respeitam, e pude presenciar a EDUCAÇÃO. Lá, quando um idoso ou cadeirante entra na condução, se há uma pessoa sentada no banco reservado e não tem direito àquele lugar, ela se levanta e cede o lugar a quem de direito. O condutor do ônibus tem total domínio do seu veículo e é respeitado. Comigo foi assim,o ônibus encostou (são rebaixados na maioria), todos que estavam na fila recuaram até que eu entrasse. O motorista me recebeu, perguntou pra onde eu ia e me amarrou com calma e só saiu dali quando eu estava em segurança. Voltou ao seu lugar, recuou a rampa e deu sinal para que as outras pessoas entrassem e se acomodassem. Ninguém reclamou ou me olhou com cara feia, ao contrário, recebi de todos um "good morning", "hello"... eu não sou uma pessoa de aparência diferente dos americanos. De boca fechada, sou igual. Eles não me respeitavam por eu ser estrangeira, e sim por sermos semelhantes. O mesmo respeito tenho por eles.  

Infelizmente aqui é diferente. Recebemos xingamentos, humilhações e passamos por constrangimentos. Por que algumas pessoas se acham melhores ou com mais direitos que as outras? Triste realidade a nossa... Até quando teremos que aturar todas as diferenças, preconceitos e exclusões? 

Comentários

  1. Parabéns aos site Cantinho das Ideias por ter postado esse REAL e MARAVILHOSO artigo da militante Elizabeth Marge. Incluir é processo de construção de sociedade igual para todos. Carinhosamente Deborah Prates.

    ResponderExcluir
  2. Como seria bom, se todos nós, brasileiros tivéssemos a clareza de pensamento e e esse espirito de luta que Elizabeth Marge tem para com ela e com o próximo, independente de deficiente ou não, ela apenas deseja que se cumpra as leis e tratados e seja respeitada como pessoa e cidadã!
    Uma mulher de palavras forte e de senso crítico que sabe no país que nasceu, pouco se respeitam as pessoas normais, imagine as que precisam de transporte especial e respeito de todos?
    Admiro e apoio a militância dela por todos esses anos, e que faço de suas palavras e luta, uma motivação mais para se exigir de um governo omisso e sem atitude uma mudança radical para o bem de quem precisa.
    Quanto a nós cidadães comuns, que se valorize a educação, e respeito ao próximo, nesse caso especifico, não depende de governo e sim cada um de nós.
    Parabéns Elizabeth e nunca desista dessa luta!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J