segunda-feira, 8 de setembro de 2014

CABO FRIO, CIDADE DOS FESTIVAIS: X FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA

Em conformidade com o objetivo do Prefeito Alair Corrêa de manter Cabo Frio (RJ) atrativa  durante o ano inteiro, na semana que passou aconteceram dois grandes festivais na cidade, aos quais estivemos presentes: o X Festival Internacional de Dança de Cabo Frio e o Festival Internacional de Cinema "Curta Cabo Frio".

Sobre o Festival Internacional de Cinema "Curta Cabo Frio" falaremos no próximo artigo deste blog.

O X Festival Internacional de Dança ocorreu de 2 a 7 de setembro. É o terceiro maior festival do gênero, em todo o país, e conta com a participação dos melhores artistas a nível internacional. Com entrada gratuita, consiste em um maravilhoso show de movimentos, cores e música. Na sexta-feira, assistimos à mostra competitiva no estilo "clássico", com a apresentação de diversos dançarinos em coreografias individuais.

Visitamos o espaço de concentração e preparação dos artistas para entrada no palco, e vimos semblantes concentrados, mas felizes pela oportunidade daquele momento. Cada um com sua história de luta, determinação e disciplina necessárias para chegar até onde chegaram. Percebemos que o festival foi muito bem organizado, várias equipes interagindo em sintonia, desde o momento dos treinos que antecedem o evento a cada dia até o momento das apresentações para os jurados e o público em geral.

A mensagem que ficou para nós, ao assistirmos as apresentações da sexta-feira, foi que a dança é a expressão da arte até o limite do movimento de cada um. Cada um pode ter suas próprias dificuldades e limitações, algumas físicas, outras emocionais, mas a arte sempre estará presente no ser e se exteriorizará de forma peculiar para cada artista, por meio da harmonia entre os passos e a música, originando movimentos leves e precisos, e através do "viver a dança", assim como um artista vive seu personagem.

Nossos parabéns aos artistas participantes e a todos que participaram da organização do evento! Que venha o próximo festival!!

Foto: Telma Flora

Hairon, eu, Telma Flora e William Bruce, ambos da SECTUR

Ao centro, Luane Ferreira, também da SECTUR, encarregada da organização do evento

Um comentário:

1. Luciana, Cabo Frio é o celeiro das artes e eu fico muito orgulhosa em ver que a nossa cidade abriga tantos artistas e que muitos deles com currículo internacional na dança, começaram seus primeiros passos nos palcos do Teatro Municipal de Cabo Frio, como Carollina Bastos, bailarina ganhadora de vários concursos e que nasceu neste berço de artes.
    Outros muitos, já conhecidos pela TV, iniciaram suas carreiras em festivais em Cabo Frio. Minha filha,também ganhou prêmio de melhor artista coadjuvante no Festival Estudantil de Teatro em 2002, representando o Colégio Rui Barbosa com texto de Jonas Arrabal,outro diretor, filho destes palcos...Bonito ver, bonito saber . Parabéns aos idealizadores que acreditam que , como você escreveu "Cada um pode ter suas próprias dificuldades e limitações, algumas físicas, outras emocionais, mas a arte sempre estará presente no ser e se exteriorizará de forma peculiar para cada artista, por meio da harmonia entre os passos e a música, originando movimentos leves e precisos, e através do "viver a dança", assim como um artista vive seu personagem.

ResponderExcluir