domingo, 21 de setembro de 2014

CLEAN UP - DIA MUNDIAL DA LIMPEZA, EM CABO FRIO

Ontem aconteceu mais uma edição do "Clean Up the World", movimento de mobilização que consiste na realização de trabalhos voluntários de limpeza das praias e rios. Em diversas partes do mundo são organizados grupos de pessoas que se dispõem a doar algumas horas de seu dia para as atividades,  junto de crianças e do público em geral.

O "Clean Up" surgiu nos anos 80, na Austrália e América do Norte. No Brasil chama-se "Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios". Além da limpeza em si, o objetivo principal do trabalho é promover a conscientização ambiental através do exemplo de seus participantes.

Neste ano, na cidade de Cabo Frio (RJ), o dia da limpeza foi municipalizado. O prefeito Alair Corrêa, sabedor da relevância mundial desta data em prol da conscientização ambiental, resolveu promover o evento por meio da coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e apoio da COMSERCAF. Os voluntários se inscreveram na secretaria e receberam todo o material necessário para uso no dia do evento, como luvas e sacos plásticos. Houve a participação de várias ONGs, escolas, e cidadãos comuns conscientes da importância de se preservar e cuidar de nossa natureza que, por meio de sinais como mudanças climáticas, alteração na rota de animais marinhos, perigo de extinção de algumas espécies de peixes, lança seu grito a cada dia nos pedindo socorro. Cabo Frio, especialmente, é uma das regiões que possui praias ainda não poluídas e um dos mais ricos ecossistemas marinhos do planeta, portanto é essencial que os frequentadores da praia tomem consciência da importância de sua colaboração com a limpeza.

Quero parabenizar o prefeito Alair por mais uma vez enxergar além e sair na frente de outras administrações ao promover o evento, antes organizado somente por voluntários, gerenciando as inscrições e dando todo apoio e infraestrutura. Mostra ser uma administração consciente da riqueza marinha que possui em seu território, riqueza esta que, nos dias de hoje, quando multiplicam-se os problemas ambientais, tornou-se um tesouro de incalculável valor.

Deixo meus parabéns também para todos os voluntários participantes e, em especial, para os grupos que conheço e acompanho os trabalhos já há alguns anos, que são o Ondas do Peró (juntamente com a Brigada Jovem do Peró), nas praias do Peró e das Conchas, e o grupo da AMPLOCAPE, no Pontal do Peró. Aloha, amigos!!

Foto: Prefeitura de Cabo Frio
Foto: Paulo Bayer