Pular para o conteúdo principal

A LOGO E O CALENDÁRIO DO CABO FRIO QUATROCENTÃO



A LOGOMARCA - O zero circular maior na cor verde, representa o rompimento das culturas silvícolas onde adentra a colonização européia há 400 anos passados,formando a característica étnica do povo. A reta azul continua nos leva ao mar, ao horizonte e à linha do tempo que se desdobra em um quatro em forma de vela da nau que acostou, dominou os invasores e nativos, fundando a cidade. O zero circular ocre nos leva da eterna presença do sol, à roda, ao monho de sal e ao turismo de veraneio que marca o desenvolvimento da cidade nestes quatro séculos de progresso.


CALENDÁRIO DOS 400 ANOS (Primeiro semestre)

Dia 13/02 - CANTANDO A CIDADE
(Apresentação dos samba enredos do desfile das escolas de samba de Cabo Frio com concurso de entrega da chave da cidade para o séquito momesco pelo Prefeito Alair Correa.
Local: Praça Verde do Guta na Praia do Forte às 21h

Dias 14, 15, 16 e 17 - CARNAVAL QUATROCENTÃO DOS BLOCOS
A partir dos portais do blocos, vários arrastões de samba realizado pela ABACCAF, evoluirão pela cidade, concentrando o seu maior eixo no circuíto dos blocos na Praia do Forte

Dias 20 e 21!02 - CARNAVAL QUATROCENTÃO DAS ESCOLAS DE SAMBA - Agremiações de samba do grupo de acesso e especial da UNIDAS desfilarão com tema único e enredo diversificado que falarão da história, usos e costumes da cidade
Local - Morada do Samba

19 a 29/03- SEMANA TEIXEIRA E SOUZA – Semana literária comemorativa com extensa programação com feira de livros e atividades culturais sobre vida e obra do primeiro romancista brasileiro e lançamento do Premio Cabo Frio Quatrocentão;
Local- Praça Porto Rocha

11/04- ROLÉ CABO FRIO- Em todo o roteiro histórico que vai do Forte São Matheus, passando pela Passagem, São Bento, Largo de Santo Antonio até a praça Verde dos Guta com uma série de atividades históricos culturais monitoradas por mestres da Universidade Estácio de Sá.

25/05- VIRADÃO DA HISTÓRIA (Vinte e quatro horas ininterruptas de várias atrações artísticas da cidade e convidados e o anúncio dos vencedores do Premio Cabo Frio Quatrocentão
Local:Largo do Forte São Matheus

04/06- TAPETE DE SAL DA HISTÓRIA – Tradicional acontecimento de confecção de tapetes, desta feita de forma temática aglutinando a cultura histórica religiosa que a cidade expressou através dos séculos.
Local: Praças Porto Rocha, Centro Cultural e Esportivo de Tamoios e São Cristovão

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura - Cabo Frio
https://www.facebook.com/CaboFrioCultura/photos/a.513276782050268.124965.513241992053747/908887215822554/?type=1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice, não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste, lame…

POESIA "COM LU", DE HAIRON HERBERT DE FREITAS

Linda, maravilhosa poesia!!

Com Lú
O amor não acaba, o amor só aumenta. Experimente uma frase, Espere mais e comente.
Seja velho, seja jovem, Esqueça o tempo que passou. O momento é agora, Aproveite tudo com amor.
Não chore, não clame, Seja firme, seja honesto. Não viva mau seus sentimentos, Aos restos estranhos, acalento.
Contudo o amor revigora, Mesmo no atrapalho da hora, Volta sempre sem demora.
O amor é sem fim, É eterno em mim, Consciente estou, Quando estou com amor.
Hairon H. de Freitas 15/7/2019