Pular para o conteúdo principal

DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA NO "CARNAVAL QUATROCENTÃO" DE CABO FRIO

O desfile das escolas de samba de Cabo Frio (RJ) acontece sempre no final de semana seguinte aos dias de carnaval. Este ano ocorreu nos dias 20 e 21 passados, sexta e sábado. Desfilaram as escolas dos grupos "Especial" e "de Acesso", na passarela do samba, com enredos que homenagearam os 400 anos da cidade, a serem comemorados no mês de novembro deste ano.

Um show de beleza e criatividade, contemplando aspectos históricos da cidade e diversas homenagens, entre elas a homenagem da tradicional escola "Antiga Abissínia" ao ex-deputado Márcio Corrêa, presidente de honra da agremiação, falecido em 2005, e filho do prefeito Alair Corrêa. 

A "Império de Cabo Frio" buscou mostrar o porquê de a cidade atrair tantos turistas, e, em especial, o turista que faz de Cabo Frio sua vida inteira, aquele que quando criança vem com os pais, na adolescência vem com os amigos, depois com seus cônjuges e família e quando se aposentam passam a morar. Me senti homenageada com este enredo, pois vi ali um pouco de minha história, já que eu também conheci a cidade na infância, adolescência, casei e apresentei-a a meu marido e depois fixamos morada na cidade.

A apuração foi no domingo, e a escola "Em Cima da Hora", cujo roteiro do desfile foram os versos do maravilhoso hino da cidade e sua apresentação em ritmo carnavalesco, levou o título de bicampeã.
Outro ponto a destacar, foi a participação de 30 idosos assistidos pela Secretaria da Melhor Idade (SEMEI) que compuseram a ala "Bumba Meu Boi", da escola "Águias da Paz", a convite da própria escola.  Iniciativa que merece nossos aplausos, pois é de vital importância que sejam realizadas atividades que promovam a inclusão social dos idosos, tendo em vista ser crescente o número de idosos que deseja prosseguir ativo com sua vida social, convivendo e interagindo com outras pessoas. Ainda bem que a visão do idoso na sociedade mudou muito, e atividades que antes eram restritas e direcionadas aos jovens, hoje são perfeitamente abertas à participação do público idoso. Nossos parabéns à escola "Águias da Paz" pela iniciativa.

Abaixo segue a classificação oficial e fotos do evento:

Resultado Oficial do Carnaval 2015 em Cabo Frio

Grupo Especial

1º Em Cima da Hora - 201,9 (Campeã)

2º Flor da Passagem 199,9

3º Acadêmicos do Jardim Esperança - 198,2

4º Sol a Sol - 197,4

5º Águias da Paz - 197,3

6º Vermelho e Branco - 197,1
7º Antiga Abissínia - 195,5 (rebaixada para o Acesso em 2016)
8º Império de Cabo Frio - 194,6 (rebaixada para o Acesso em 2016)

Grupo de Acesso

1º Cabeçorra (campeã - desfila ano que vem no Especial) - 199,5


2º Arrastão da Gamboa - 197,7

3º União dos Bairros - 195,2





Fotos: blog do Álvaro Neves, o Eterno Aprendiz http://nevesalvaro.blogspot.com.br/
Fonte dos dados: site da prefeitura de Cabo Frio http://www.cabofrio.rj.gov.br/

Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice, não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste, lame…

POESIA "COM LU", DE HAIRON HERBERT DE FREITAS

Linda, maravilhosa poesia!!

Com Lú
O amor não acaba, o amor só aumenta. Experimente uma frase, Espere mais e comente.
Seja velho, seja jovem, Esqueça o tempo que passou. O momento é agora, Aproveite tudo com amor.
Não chore, não clame, Seja firme, seja honesto. Não viva mau seus sentimentos, Aos restos estranhos, acalento.
Contudo o amor revigora, Mesmo no atrapalho da hora, Volta sempre sem demora.
O amor é sem fim, É eterno em mim, Consciente estou, Quando estou com amor.
Hairon H. de Freitas 15/7/2019