Pular para o conteúdo principal

JORNAL O CIDADÃO: CABO FRIO EM DESTAQUE - NOTÍCIAS - abril

Jornal O Cidadão

Cabo Frio em “DESTAQUE” 

Dia 4 de maio de 2015

Praia das Conchas, no Parque Estadual da Costa do Sol, em Cabo Frio
Hotel Paradiso Center
Vamos a algumas das principais notícias de Cabo Frio neste mês de abril:


– Dia 18/04 foi comemorado o aniversário de quatro anos do Parque Estadual da Costa do Sol. Criado pelo decreto estadual 42929, de 18/4/2011, o PECS contempla uma área de aproximadamente 9.841 hectares e abrange parte dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia. Destina-se à preservação dos ecossistemas e espécies da fauna e flora da região e dos remanescentes de Mata Atlântica, além de ser um enorme potencial para estudo, pesquisa científica, visitação estudantil e desenvolvimento do turismo ecológico na região.

O evento comemorativo de aniversário foi realizado na Praia das Conchas, e contemplou corrida ecológica, stand up paddle, oficinas, trilhas, música e inauguração de espaço de leitura. O prefeito Alair Corrêa e o secretário estadual do ambiente, André Corrêa, firmaram uma parceria para instalação do centro de visitantes do parque na Praça do Moinho, no Peró, e acordaram que a sede da Polícia Ambiental da Polícia Militar ficará nas instalações do Dormitório das Garças.

– Marcos Vinícius Costa, morador de Cabo Frio, conquistou a medalha de bronze em sua categoria no Campeonato Brasileiro Regional da III Região, promovido pela Confederação Brasileira de Judô, e realizado no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Bahia, nos dias 17 e 18 de abril. O campeonato municipal de judô na Associação Atlética Cabofriense será realizado no dia 3 de maio próximo.

– Foi inaugurado na cidade o Hotel Paradiso Corporate (cinco estrelas), localizado na Avenida Teixeira e Souza, nº 2.011. O hotel possui dois salões de convenções, sendo que um deles tem capacidade para mais de 1000 pessoas assentadas. O empreendimento gerará mais de 200 empregos diretos e, ao proporcionar um aprimoramento da rede hoteleira da cidade, poderá contribuir muito com o desenvolvimento do turismo. Além disso, o hotel será um espaço a mais na cidade para eventos culturais e apresentações diversas, através do seu espaço “Paradiso Café Teatro”. No dia 2/05, às 22 horas, o local receberá o compositor, músico e humorista Juca Chaves, em única apresentação.

– No dia 30/04, o prefeito Alair Corrêa anunciou a nova estrutura administrativa da prefeitura e os nomes dos novos secretários. Esta nova estrutura foi estudada e definida para ser a responsável por reerguer a cidade e fazê-la trilhar novamente o caminho do desenvolvimento através da superação da crise financeira em que atualmente se vê mergulhada. As secretarias passaram de 25 para 14. Algumas foram unificadas, como, por exemplo, a Assistência Social, da Mulher, de Combate às Drogas e Melhor Idade. Foram extintos 400 cargos comissionados. A economia chegará a 700 mil reais, segundo o prefeito. A secretaria de Cultura será extinta e substituída pela Fundação de Cultura de Cabo Frio, cujo decreto de criação será publicado nos próximos dias. A COMSERCAF (Companhia de Serviços de Cabo Frio) será extinta, em até 60 dias, e seus servidores efetivos passarão a integrar o quadro da prefeitura.

Texto e fotos: Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J