JORNAL O CIDADÃO: CABO FRIO EM DESTAQUE - NOTÍCIAS - abril

Dia 4 de maio de 2015

Praia das Conchas, no Parque Estadual da Costa do Sol, em Cabo Frio
Hotel Paradiso Center
Vamos a algumas das principais notícias de Cabo Frio neste mês de abril:

– Dia 18/04 foi comemorado o aniversário de quatro anos do Parque Estadual da Costa do Sol. Criado pelo decreto estadual 42929, de 18/4/2011, o PECS contempla uma área de aproximadamente 9.841 hectares e abrange parte dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia. Destina-se à preservação dos ecossistemas e espécies da fauna e flora da região e dos remanescentes de Mata Atlântica, além de ser um enorme potencial para estudo, pesquisa científica, visitação estudantil e desenvolvimento do turismo ecológico na região.

O evento comemorativo de aniversário foi realizado na Praia das Conchas, e contemplou corrida ecológica, stand up paddle, oficinas, trilhas, música e inauguração de espaço de leitura. O prefeito Alair Corrêa e o secretário estadual do ambiente, André Corrêa, firmaram uma parceria para instalação do centro de visitantes do parque na Praça do Moinho, no Peró, e acordaram que a sede da Polícia Ambiental da Polícia Militar ficará nas instalações do Dormitório das Garças.

– Marcos Vinícius Costa, morador de Cabo Frio, conquistou a medalha de bronze em sua categoria no Campeonato Brasileiro Regional da III Região, promovido pela Confederação Brasileira de Judô, e realizado no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Bahia, nos dias 17 e 18 de abril. O campeonato municipal de judô na Associação Atlética Cabofriense será realizado no dia 3 de maio próximo.

– Foi inaugurado na cidade o Hotel Paradiso Corporate (cinco estrelas), localizado na Avenida Teixeira e Souza, nº 2.011. O hotel possui dois salões de convenções, sendo que um deles tem capacidade para mais de 1000 pessoas assentadas. O empreendimento gerará mais de 200 empregos diretos e, ao proporcionar um aprimoramento da rede hoteleira da cidade, poderá contribuir muito com o desenvolvimento do turismo. Além disso, o hotel será um espaço a mais na cidade para eventos culturais e apresentações diversas, através do seu espaço “Paradiso Café Teatro”. No dia 2/05, às 22 horas, o local receberá o compositor, músico e humorista Juca Chaves, em única apresentação.

– No dia 30/04, o prefeito Alair Corrêa anunciou a nova estrutura administrativa da prefeitura e os nomes dos novos secretários. Esta nova estrutura foi estudada e definida para ser a responsável por reerguer a cidade e fazê-la trilhar novamente o caminho do desenvolvimento através da superação da crise financeira em que atualmente se vê mergulhada. As secretarias passaram de 25 para 14. Algumas foram unificadas, como, por exemplo, a Assistência Social, da Mulher, de Combate às Drogas e Melhor Idade. Foram extintos 400 cargos comissionados. A economia chegará a 700 mil reais, segundo o prefeito. A secretaria de Cultura será extinta e substituída pela Fundação de Cultura de Cabo Frio, cujo decreto de criação será publicado nos próximos dias. A COMSERCAF (Companhia de Serviços de Cabo Frio) será extinta, em até 60 dias, e seus servidores efetivos passarão a integrar o quadro da prefeitura.

Texto e fotos: Luciana G. Rugani