terça-feira, 30 de junho de 2015

JORNAL O CIDADÃO: CABO FRIO EM DESTAQUE - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE JUNHO

Minha coluna no jornal O Cidadão

Cabo Frio em “DESTAQUE” 


Dia 30 de junho de 2015



Na área da Saúde

O prefeito Alair Corrêa assumiu diretamente o controle da secretaria de saúde, a partir do mês de maio. Uma pasta em todo o país conhecida por ser sinônimo de muita complexidade e de problemas difíceis de resolver, devido à necessidade de ações também de outras esferas governamentais, além do governo municipal. Mas mesmo assim, em um gesto de muita coragem, o prefeito assumiu pessoalmente a pasta e já realizou várias mudanças. No mês de junho, estas foram suas principais conquistas no setor:

– informatização de mais três unidades de saúde para marcação de consultas (Jardim Caiçara, Manoel Corrêa e Peró), passando para oito o número de unidades informatizadas;
– regularização das funções de 201 agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, que com isso tiveram seus diretos e benefícios garantidos através da alteração do regime jurídico de suas funções de contratados para celetistas;
– redução do tempo de espera para atendimento de emergência no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, através da ampliação do espaço para atendimento, que contará agora com três profissionais para consultas de emergência; contratação de nova coordenação no setor de pediatria do hospital e novos profissionais; instalação de serviço próprio de Ouvidoria no hospital para receber denúncias e reclamações, ou presencialmente ou através do telefone (22)2629-9079 e criação de novo sistema que dará maior rapidez aos processos de transferência para unidades de saúde do Estado;
– início do funcionamento da Central de Marcação de Consultas do Jardim Esperança com as mesmas regras já implantadas na central do Braga, sistema informatizado e novo horário de atendimento, que será 24 horas por dia, das 19 h de domingo até 22h de quinta-feira. Outra mudança é que a primeira consulta será sempre com um clínico geral. A partir dessa consulta, o médico indica se o paciente precisará ou não ser encaminhado a um especialista;
– Acabou a fila de espera para realização de eletrocardiograma. Agora basta ter em mãos a solicitação do médico para agendar o procedimento para o dia desejado. Todas as 34 unidades básicas de saúde municipais estão equipadas com aparelhos e podem realizar o procedimento diariamente;
– Durante visita ao Centro Municipal de Reabilitação, no bairro São Cristóvão, o prefeito Alair anunciou o início do projeto “Setorização da Dignidade”, e com ele a fisioterapia domiciliar, um dos atendimentos do projeto, que será único no país e compreenderá desde o acompanhamento familiar até a transformação das casas e do futuro de toda a família, visando diminuir as diferenças sociais e propiciar uma vida mais digna aos beneficiados;
– Ao visitar as instalações do HCE (Hospital Centra de Emergência), que está sendo totalmente reconstruído, o prefeito anunciou que ali será instalada a primeira UTI pública de Cabo Frio. Mesmo com a reabertura do HCE e a instalação de leitos de UTI, as UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento) serão mantidas, aumentando a qualidade do atendimento de emergência para a população.

Demais Notícias:

– Foi celebrado o aniversário de 73 anos do prefeito Alair Corrêa. Este ano, o prefeito resolveu comemorar com a realização de um culto pela manhã e uma missa à noite, ambos no dia 5, onde compareceram familiares, amigos, secretários, servidores e cidadãos em geral;

– Aconteceu, durante o feriado de Corpus Christi, a 1ª Feira de Moda na Rua dos Biquínis (Shopping Gamboa), organizada pela Associação Comercial da Rua dos Biquínis (ACIRB). Produtos foram vendidos com descontos de 30 a 70%. A ideia foi bem recebida pelos comerciantes e pela população, e a intenção é incrementar o calendário de eventos da cidade na baixa temporada, além de divulgar a Rua dos Biquínis, maior polo de moda praia do Brasil e maior shopping a céu aberto do mundo, segundo o Guinness Book.

– Os idosos de Cabo Frio contam com 70 atividades diversas oferecidas pela SEMEI (Secretaria Municipal Adjunta da Melhor Idade), entre elas: pilates, artesanato, alongamento, aferição de pressão, acupuntura, atendimento jurídico, assistência social, dança de salão, fisioterapia, RPG, exercício tibetano, hidroginástica, hidroterapia, manicure e salão de beleza, atendimento psicológico e outros.

– A prefeitura está instalando uma base do batalhão florestal estadual cuja sede será no Dormitório das Garças, com 35 policiais. A expectativa é de que a reabertura do Parque Natural Municipal Dormitório das Garças seja ainda em 2015.

– A prefeitura se reuniu com representantes de organizações protetoras dos animais para ouvir sugestões sobre a situação de cães, gatos e cavalos abandonados nas ruas da cidade. A iniciativa partiu da prefeitura, e o objetivo é definir ações para o projeto que tornará Cabo Frio conhecida como “ Cidade Amiga dos Animais”

– O Aeroporto Internacional de Cabo Frio ganhou prêmio por excelência no atendimento, oferecido pela Azul Linhas Aéreas (PEX Ciclo 2014), o que reforça sua eficiência operacional. O aeroporto possui a segunda maior pista do estado do RJ e uma das mais seguras do país, com capacidade para receber os maiores cargueiros do mundo, e ainda destaca-se como apoio logístico às plataformas de petróleo offshore. Em 2014 foram aproximadamente 840 pousos e decolagens, atendendo mais de 40 mail passageiros.

– Estão abertas as inscrições para a “3ª Corrida Rústica & Caminhada do Jardim Esperança”, que acontecerá no dia 19 de julho (domingo) às 9h. Com saída e chegada na Avenida Ézio Cardoso da Fonseca, o percurso será de 10 km, e larga primeiro. Em seguida, quem preferir caminhada, seguirá um percurso de 5 km. Para se inscrever basta comparecer na Associação de Nordestinos e Amigos de Cabo Frio, na Rua Américo Cardoso da Fonseca, ou na sede da Secretaria de Esporte e Lazer, munido de 2 kg de alimentos não perecíveis. Haverá premiação para os primeiro s colocados e medalha de participação para os competidores.

– Aconteceu no dia 16 a terceira rodada do Pré-Fórum Municipal de Cultura, com a presença de artistas, agentes culturais, produtores, entre outros. Foi definido que o Fórum de Cultura ocorrerá nos dias 10 e 11 de agosto, no Teatro Municipal.

– Tiveram início os Jogos Estudantis de Cabo Frio. Trinta instituições de ensino públicas, estaduais, federais e particulares da cidade confirmaram presença na competição, que contemplará várias modalidades, entre elas: futsal, handebol, natação, atletismo, voleibol, basquete, queimado, cabo de guerra, dama, xadrez e tênis de mesa. A competição acontecerá até o mês de novembro, no Complexo Esportivo Aracy Machado, na Escola Edilson Duarte e no Núcleo de Natação.

– Foi anunciado, na cerimônia de entrega da identidade funcional aos 310 guardas da corporação e apresentação do novo uniforme, o novo projeto administrativo e operacional da Guarda Civil Municipal, que contemplará a criação de uma Ouvidoria; projeto de monitoramento das ruas da cidade e modernização de equipamentos;

– No dia 23 aconteceu uma caminhada ecológica com finalidade de coletar resíduos sólidos no trajeto entre a Praia do Peró e Praia das Conchas. Os resíduos foram encaminhados para o serviço público de coleta de lixo. Através de ações como esta, a prefeitura espera desenvolver um pensamento sustentável, base da conscientização ambiental. Outros eventos como o mesmo objetivo ainda irão acontecer.

– Dois projetos itinerantes encontram-se na cidade. Os projetos “SOS Mata Atlântica” e “A Mata Atlântica é aqui”, do Ministério da Cultura, ficam na cidade até o dia 5 de julho. Os projetos visam estimular a sensibilização ambiental através de atrações educativas e culturais. A ação é gratuita e aberta ao público, e realizada em um caminhão adaptado, com estrutura para pessoas com deficiência e para o recebimento de visitas monitoradas de grupos e escolas.

– O prefeito Alair Corrêa empossou membros do CONSEPLA – Conselho Municipal do Plano Diretor, com a finalidade de discutir o crescimento ordenado do Município com visão técnica, analisar projetos de empreendimentos imobiliários e organizar a revisão do Plano Diretor.

– Após receber os relatórios financeiros, o prefeito Alair Corrêa propôs aos servidores municipais um índice de reajuste salarial de 8,13%. A proposta foi aceita pelos servidores e seus sindicatos, e já será depositado junto com o salário de junho.

– A prefeitura iniciou a implantação da sinalização vertical e horizontal na cidade. Ao todo, serão substituídos 81 semáforos, além da instalação de novos sinais de trânsito. E ainda mais algumas ações: construção de rampas de acessibilidade para cadeirantes; instalação das câmeras de monitoramento no município e a construção da nova sede da guarda municipal em Tamoios.

Fonte das notícias: portal da Prefeitura de Cabo Frio
Texto e foto: Luciana G. Rugani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...