Pular para o conteúdo principal

DIÁRIO CABOFRIENSE: PARA VIVERMOS O PRESENTE

Minha coluna de hoje no jornal "Diário Cabofriense". Abaixo da foto, segue o texto para mais fácil leitura:

Uma amiga compartilhou comigo um texto lindo, muito emocionante, intitulado “Para quando eu me for”, de autoria desconhecida.
O texto conta a história de um pai que morreu jovem, mas antes de partir deixou várias cartas para serem lidas por seu filho, se assim o desejasse, nos mais relevantes acontecimentos futuros de sua vida. E uns cinco dias após receber esse texto, leio no jornal “O Globo” uma matéria contando a história real de uma mãe americana, com câncer terminal, que fez o mesmo com sua filha. Foi a forma que encontraram de se manterem presentes em sentimento, ainda que não fisicamente, durante toda a vida dos seus filhos.
Essas cartas foram escritas, tanto na ficção quanto na realidade, por pessoas com doença terminal. Mas, se pensarmos bem, qual a diferença que há em relação à certeza da morte que um dia virá para qualquer um de nós? A diferença é que, no caso delas, essa certeza se faz um pouco mais clara em relação ao tempo que resta. Digo “um pouco mais clara” porque ainda assim a situação pode mudar, pois em termos de atuação divina nos é impossível afirmar que algo se dará neste ou naquele momento. Muitas vezes, quantas pessoas em plena atividade e com saúde perfeita partem bem antes daqueles portadores de males incuráveis; quantos jovens e crianças partem bem antes de idosos com seus 90 e poucos anos.
Ler estes dois artigos, tanto o texto quanto a reportagem, me fez pensar no quanto às vezes nós seguramos as palavras, guardamos a manifestação de sentimento para uma ocasião especial ou simplesmente nunca o manifestamos. Quantas vezes nos tornamos somente presença física, sem a presença de alma, de vontade, de sentimento. Quanto tempo que desperdiçamos sem vivermos em sintonia com nosso querer. Quantas vezes nosso orgulho nos leva a calarmos nossos sentimentos, ou a camuflá-los por medo ou receio de abrirmos nosso coração. E qual a porcentagem que a mera “obrigação” representa em nossas vidas? Quantos momentos de nossas vidas que vivenciamos por pura obrigação, sem nenhuma conexão com nossa alma? Claro que há obrigações que o dever nos impõe, há também obrigações sociais as quais precisamos cumprir. Mas o quanto será que destinamos de nossas vidas para estes momentos? Muitos passam às vezes uma vida inteira de obrigações e só quando chega uma situação de fragilidade ou perda é que se dão conta do quanto deixaram passar, do quanto realmente não viveram.
O fato é que não sabemos o momento de nossa partida, não temos controle total de nossas vidas em relação ao tempo que nos resta. Escolhemos confiar na opção de que permaneceremos aqui fortes e saudáveis, por muito e muito tempo, e nossa escolha certamente nos ajudará nos cuidados que deveremos ter para alcançar este objetivo. Fazemos nossa parte para isso, mas a realidade é que isso não nos torna seres humanos infalíveis e seguimos frágeis perante as determinações daquilo que não podemos controlar, e que se chama destino.
Então penso que vale a pena querermos mais, além de escrevermos nossas cartas para o futuro. Presença de verdade, vivermos o que fala alto à nossa alma, manifestarmos o sentimento sem medo de parecermos ridículos. Abrirmos mão de nosso orgulho para tomarmos de verdade as rédeas de nossas vidas. Seres imperfeitos vivendo a perfeição da plenitude de ser! O presente é o tempo de que dispomos para viver, para sermos verdadeiramente quem somos em essência. Não vale a pena passá-lo em branco e deixar para vivê-lo amanhã. Talvez amanhã o único tempo de que disponhamos seja somente para escrevermos nossas cartas.

Luciana G. Rugani

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J