sexta-feira, 31 de julho de 2015

JORNAL O CIDADÃO - CABO FRIO EM DESTAQUE: RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO MÊS DE JULHO

Minha coluna no jornal O Cidadão

Cabo Frio em “DESTAQUE”

Dia 30 de julho de 2015

Por Luciana G. Rugani

EDUCAÇÃO:
– No início do mês, aconteceu o “I Encontro de Práticas Pedagógicas na EJA – Educação de Jovens e Adultos”, com o objetivo de promover um intercâmbio de experiências pedagógicas entre profissionais e alunos. Os alunos fizeram apresentações artísticas e exposições dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Além dos muitos desafios a serem enfrentados, agora há também na cidade o projeto EJA diurno, oferecido no turno da tarde.
– A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio está oferecendo um Ciclo de Palestras, em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF), sobre os 400 anos de fundação da cidade. O evento é aberto à participação de qualquer pessoa interessada. As palestras acontecem no Centro de Estudos em Educação Natália Caldonazzi (Casa do Educador), na Rua Coronel Ferreira, nº 221, no bairro Portinho, e também no campus do IFF em Cabo Frio, que fica na Estrada Cabo Frio – Búzios, s/n, na Baia Formosa. As inscrições podem ser feitas através do e-mail ceenataliacaldonazzi@semecabofrio.rj.gov.br, quando as palestras acontecerem na Casa do Educador, e pelo telefone do IFF (22) 2645 9500, nos dias de palestra no Instituto. A programação se dará até o final do ano, e o calendário de palestras pode ser consultado no link http://www.cabofrio.rj.gov.br/sala-de-imprensa/noticia/Casa+do+Educador+de+Cabo+Frio+realiza+Ciclo+de+Palestras++Cabo+Frio+400+anos/8b1fa4ab-105d-465b-87ff-eae827900aa5
– Aconteceu, nos dias 6 e 7 de julho, a cerimônia de formatura de alunos municipais participantes do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), realizado em parceria com a PM do Estado do Rio de Janeiro. O programa é constituído de aulas ministradas por um policial militar que atua como educador social.

EVENTOS:
– Foi um sucesso o Festival do Camarão ocorrido na Praia do Siqueira. O evento já está consolidado como um dos maiores eventos gastronômicos do Estado, tendo atraído cerca de 25 mil pessoas nos quatro dias de sua realização. A organização do festival deu-se através de uma Parceria Público-Privada (PPP), a cargo da comissão de moradores. A prefeitura montou toda a infraestrutura, com uma área coberta de 120 metros de comprimento para a praça de alimentação com vista para a lagoa, além de banheiros químicos, dois palcos, som e luz. Um piso de acessibilidade foi colocado sobre a areia para o acesso de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
– A festa de São Cristóvão foi realizada com muita religiosidade e festa. Houve a procissão dos carros, seguida da benção. A festa externa ficou por conta das bandas musicais e das barraquinhas de alimentação. A tradicional festa do padroeiro São Cristóvão acontece todos os anos no mês de julho, celebrando a sua data no dia 25.

ESPORTE:
– Cabo Frio foi confirmada como uma das 83 cidades que participará do Revezamento da Tocha olímpica Rio 2016. A jornada da Chama Olímpica no Brasil começará entre abril e maio de 2016, e durará entre 90 e 100 dias após a cerimônia de acendimento da chama Olímpica em Olímpia, na Grécia, terminando no dia 5 de agosto, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica na abertura dos jogos, no Maracanã.
– A temporada 2015 do Circuito Banco do Brasil Challenger de Vôlei de Praia encerrou-se no dia 25 com a realização da etapa na Praia do Forte. No feminino, No feminino, Duda e Elize Maia (SE/ES) levaram o ouro na etapa e também terminaram em primeiro no ranking geral. No masculino, Luciano e Léo Vieira (ES/DF) ficaram no lugar mais alto do pódio, porém, os campeões da temporada foram Fábio Guerra e Daniel Souza (RJ) que tinham caído nas quartas, mas fizeram mais pontos em outras etapas. O time vencedor de cada etapa somou 400 pontos no ranking, além de ter recebido uma premiação de R$ 14 mil. Somando os dois naipes, o torneio distribuiu cerca de R$ 130 mil aos atletas.

REALIZAÇÕES:
– O prefeito Alair Corrêa inaugurou nova creche no bairro Tangará. A Escola Municipal de Educação Infantil Neusa Agualusa da Costa atenderá crianças de 1 a 3 anos de idade. Sua estrutura possui 4 salas de aula climatizadas, lactário, fraldário, berçário, sala multiuso, com televisores e computadores, grande área externa, playground, refeitório, e outras dependências.  Além disso, foi dado início ao programa “Setorização da Dignidade” através da distribuição das primeiras cestas básicas que auxiliarão na alimentação de 300 famílias do bairro, cadastradas no programa “Alimentando com Dignidade”. O programa contempla, ainda, investimento de cerca de R$10 milhões em reformas, ampliações das casas e construção de banheiros nas casas cadastradas, além de asfaltamento das ruas e saneamento.  Os bairros Manoel Corrêa, Jardim Náutilus, Célula Mater, Recanto das Dunas e Vila do Sol também foram contemplados com o início do programa “Alimentando com Dignidade”, quando foram distribuídas cerca de 500 cestas básicas para famílias cadastradas, e com a inclusão no programa “Setorização da Dignidade”, que no final abrangerá todos os bairros da cidade.
– Foi reformada a Praça da Melhor Idade (Praça Gentil Gomes de Faria), localizada no bairro da Passagem. A reforma incluiu pintura, reforma da cozinha e banheiros, poda e manutenção da parte elétrica. A prefeitura reformou, também, a guarita da Guarda Municipal, na Praça Porto Rocha, no centro da cidade, onde haverá monitoramento 24 horas.
– O Forte São Mateus, um dos mais importantes pontos turísticos da cidade, foi revitalizado com nova pintura. Além disso, foram trocadas as correntes da subida em pedras, substituídas as lixeiras depredadas e recuperado todo o gradil do mirante. A reforma faz parte do projeto de revitalização de todo o patrimônio histórico da cidade por ocasião dos seus 400 anos.

CULTURA:
– Estão abertas as inscrições para o 11º Festival Estudantil de Teatro de Cabo Frio (FESTUD), que será realizado de 29 de setembro a 4 de outubro de 2015 no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb. Este ano o valor do prêmio aumentou para R$3,9 mil. Interessados de qualquer parte do território brasileiro podem se inscrever pela internet através do site www.festud.com. O prazo para as inscrições encerra no dia 4 de setembro.
– Será realizado nos dias 10 e 11 de agosto o III Fórum Municipal de Cultura, no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, em Cabo Frio. As inscrições podem ser feitas no Polo Esportivo Cultural de Tamoios; no Centro Cultural Anderson Giga Byte, no Jardim Esperança e no Gabinete da Secretaria de Cultura. No Teatro Municipal de Cabo Frio, as inscrições poderão ser feitas até as 11h do dia 10 de agosto, data de início do Fórum. A ficha de inscrição pode ser encontrada na página da SECULT no Facebook (https://www.facebook.com/CaboFrioCultura) ou retirados na própria Secretaria de Cultura.

SAÚDE:
– No Hospital da Mulher, agora as gestantes podem contar com acompanhamento especial de Técnicas de Enfermagem que executam funções de “doula”, uma acompanhante de parto que oferece apoio afetivo, físico e emocional para as pacientes. A palavra “doula” vem do grego “mulher que serve”.
– Ainda sobre o Hospital da Mulher, foi lançada uma campanha para arrecadar roupinhas, cobertores, fraldas e outros utensílios a serem destinados aos bebês recém-nascidos nas maternidades, cujas mães sejam carentes de recursos. Quem quiser doar, tanto pessoas físicas como jurídicas, basta entregar as doações na recepção do hospital. As roupinhas não precisam ser novas, mas é necessário que estejam em bom estado de conservação.
– Aconteceu nos dias 23 e 24 a VII Conferência Municipal de Saúde com o objetivo de debater os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS) junto à sociedade e escolher delegados para a Conferência Estadual de Saúde marcada para setembro, no Rio. O evento é preparatório para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada entre 1º e 4 de dezembro, em Brasília. Participaram conselheiros de saúde, gestores públicos, trabalhadores da saúde, cidadãos usuários do sistema e representantes da sociedade civil organizada.

TURISMO:
– A Secretaria Municipal de Turismo organizou um espaço democrático para discussão de assuntos referentes à cidade e preparação para o verão, o Fórum Permanente de Debates “Cabo Frio +”. Já foram realizados três encontros onde foram discutidos temas relacionados à poluição sonora e segurança. Foi elaborado um documento que deverá ser encaminhado à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, solicitando reforço na segurança pública do Município de Cabo Frio.

IDOSOS:
– Foi realizado, no dia 17 de julho, na SEMEI (Secretaria Adjunta Municipal da Melhor Idade de Cabo Frio), o primeiro casamento entre idosos que se conheceram durante as atividades do Coral da Melhor Idade. Mais de 400 pessoas participaram da cerimônia.

Foto: Luciana G. Rugani