sexta-feira, 10 de julho de 2015

UMA GRANDE FESTA MARCA A INAUGURAÇÃO DA NOVA CRECHE NO TANGARÁ

Escola Municipal de Educação Infantil Neusa Agualusa da Costa atenderá crianças de um a três anos de idade



A comunidade do Tangará, em Cabo Frio, recebeu mais uma unidade escolar: a Escola Municipal de Educação Infantil Neusa Agualusa da Costa, que atenderá crianças de um a três anos de idade – a primeira unidade de Cabo Frio pronta para atender às Creches I e II. Ainauguração contou com a presença do prefeito Alair Corrêa; da secretária de Educação, Juciara Noronha Dimas; da secretária adjunta de Educação, Elenice Martins; da equipe da Secretaria de Educação; vereadores; secretários; imprensa e toda a comunidade local. Os familiares da homenageada Neusa Agualusa também estiveram presentes e se mostraram bastante emocionados.

A Creche encantou a todos os presentes. Em sua estrutura estão quatro salas de aula climatizadas, lactário, fraldário, berçário, sala multiuso, com televisores e computadores, grande área externa, playground, refeitório, entre outras dependências – tudo adaptado de acordo com as exigências do novo Plano Nacional de Educação.

O prefeito Alair Corrêa falou com orgulho do novo momento que a cidade vai começar a viver. Ele ressaltou que, apesar de ter atravessado um período bastante difícil com a crise dos royalties, agora a cidade vai começar a mudar.

– A entrega desta creche é apenas uma das várias ações. Vamos começar aqui no Tangará o maior projeto social do país, com distribuição de cestas básicas para famílias cadastradas que recebem agora um Cartão através do programa “Alimentando com Dignidade” – um sistema completo que coíbe tentativas de fraude. Além disso, já estamos começando as reformas das casas populares e o bairro ainda será todo reestruturado, com novo asfaltamento e saneamento básico. Precisei retroagir em diversas ações, mas agora viveremos uma nova fase – contou o prefeito bastante aplaudido pela população.

De acordo com o prefeito, a escolha do local para construção da creche foi em atendimento a uma solicitação antiga dos moradores, principalmente para oportunizar que as famílias pudessem garantir a renda.

– Esse era um sonho antigo da população que agora se torna realidade. As mães poderão deixar seus filhos tranquilamente para irem trabalhar e aumentar a renda familiar. 

O filho de Neusa Agualusa, Dr. Carlos Eduardo Agualusa da Costa, falou em nome da família e em seu discurso destacou a emoção de ver o nome de sua mãe em uma escola de periferia.

– Não imaginei que a creche fosse tão linda. Fiquei muito satisfeito por ter sido aqui, em uma comunidade carente, pois essa sempre foi a preocupação de minha mãe: ajudar essas crianças. Ela ficaria muito contente. Espero que a comunidade zele por este local e valorize a nova unidade que estão recebendo – alertou.

Dr. Carlos também aproveitou o momento para desejar uma boa gestão à diretora da creche, professora Mirtis Pessoa e, ainda, destacou a grande responsabilidade que ela terá em administrar uma unidade com o nome de sua mãe, que sempre lutou pelas causas sociais. A diretora respondeu que conhece bem o desafio e que toda a sua equipe está bastante ansiosa para começar as atividades.

– Tudo aqui foi pensado com muito carinho para atender bebês e crianças bem pequenininhas. Os pais podem ficar tranquilos que seus filhos terão toda a atenção e cuidados que merecem. Além disso, o nosso trabalho será realizado de acordo com os referenciais da Educação Infantil – ressalta.

Com a palavra, a secretária de Educação, Juciara Noronha, falou da importância de abrir uma nova unidade de ensino e destacou:

– O meu coração também está festa.

A escola recebeu o nome em homenagem à Neusa Agualusa da Costa. Natural de Cabo Frio, ela prestou um importante trabalho social com crianças. Muito prestativa e carismática, Neusa era uma pessoa bastante popular tanto em Cabo Frio, como em Arraial do Cabo, sendo até mesmo requisitada por amigos a ingressar na vida política, convite sempre rejeitado por ela. Seguindo os passos de seu pai, Manoel Agualusa Junior, ela foi trabalhar na Cia. Nacional de Álcalis. Lá conheceu seu marido, Dr. José Carlos Pinheiro da Costa, com quem teve dois filhos: Carlos Eduardo Agualusa da Costa e Claudio Augusto Agualusa da Costa. Lutou por 28 anos contra um câncer, tendo falecido em 19 de abril de 2011.

Texto: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação
Fotos: Horácio CF Zone

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...