DIÁRIO CABOFRIENSE: CAMPANHA - VAMOS APRENDER O HINO DA CIDADE?

Minha coluna de hoje no jornal "Diário Cabofriense". Abaixo da foto, segue o texto para mais fácil leitura:

Falta um pouco menos de três meses para o aniversário da cidade. No dia 13 de novembro, nossa Cabo Frio completará 400 anos. Uma data muito relevante e que merece de nós, cidadãos, toda atenção e carinho, e por que não dizer, colaboração. Cada um de nós pode contribuir com alguma forma de homenagem. Uns podem usar a música, outro as letras, ou as artes em geral, e por aí vai de acordo com a preferência de cada um. O importante é que saibamos reconhecer a importância histórica desta data e valorizar os elementos que mais caracterizam e representam essa cidade linda que tanto amamos.
Pensando assim, eu gostaria de propor a todos uma campanha: vamos aprender a cantar o hino de nossa cidade? Assim poderemos acompanhar e cantar juntos durante as solenidades de comemoração. Observamos que qualquer apresentação em que são tocados os hinos de cidade, ou até o hino nacional, fica muito mais viva quando temos a população cantando junto, com pleno conhecimento da letra e do ritmo. Então que tal aprendermos e divulgarmos a letra nas escolas, nos locais públicos de maior concentração de pessoas e nos órgãos públicos em geral?
O hino da cidade é maravilhoso! De autoria do poeta Victorino Carriço, reflete perfeitamente sua visão avançada e despida de preconceitos quando diz: "Forasteiro, não há forasteiro, pois nesta terra todos são iguais". Cabo Frio é uma cidade cujas fronteiras não são limites para sua graça e acolhimento, e o poeta percebeu isso há muitos anos. Que possamos então ter em nossas mentes a letra deste hino e aprender o seu ritmo para que, além de participarmos adequadamente das apresentações em que ele for executado, também possamos assimilar sua mensagem de respeito e igualdade, sem preconceitos, e aplicá-la em nossas relações com todos aqueles que compartilham suas vidas nesta cidade.
Segue abaixo a letra e o link para acompanhar pela internet:

Cabo Frio, minha terra amada,
Tu és dotada de belezas mil,
Escondida vives num recanto,
Sob o manto deste meu Brasil...
Noites Claras teu luar famoso,
Este luar que viu meus ancestrais...
O teu povo se orgulha tanto,
E de ti, não esquecerá jamais...
Tuas praias, Teu Forte,
Olho ao longe e vejo o mar bravio
A esquerda um pescador afoito,