quarta-feira, 21 de outubro de 2015

DIÁRIO CABOFRIENSE: CRISE: A ATITUDE FAZ A DIFERENÇA

Minha coluna de hoje no jornal "Diário Cabofriense". Leia o texto logo abaixo da foto:

Fala-se muito em crise nacional ultimamente e é verdade que nosso país passa por uma crise política e econômica, com reflexos nas mais diversas áreas e extensão aos estados e municípios. Isso é fato incontestável. Mas penso que, muito mais do que ficarmos sentados falando na crise, vale destacarmos nossas ações, trabalho e esforço em prol da sua solução. Falar o óbvio é como chover no molhado, fica repetitivo, nada acrescenta de útil, e não destaca o diferencial, que é a atitude.

Trazendo o foco para nossa cidade, sabemos que Cabo Frio sofreu ainda mais forte os efeitos dessa problemática, pois, além da queda no valor das transferências de recursos federais e estaduais, que atingiu a todos os municípios, ainda houve a queda dos royalties do petróleo, receita esta da qual a cidade sempre foi muito dependente durante anos. Mas quando digo que me recuso a falar em crise, é porque prefiro falar em atitudes, pois, se mudarmos um pouco o foco, nossa vontade de trabalhar, de seguir em frente e de lutar ressurge com forças multiplicadas. Basta mirarmos um exemplo de ação para que despertem nossa criatividade e nossa vontade de fazer a diferença. Quando vejo, por exemplo, a atitude do prefeito Alair Corrêa de tomar medidas duras, mas necessárias, como aquelas que determinou na semana passada, de lutar a cada mês organizando o caixa para pagar a folha de pagamento, de abrir mão de seus sonhos de realização para priorizar os serviços essenciais, concentro meu foco não nas questões que ele busca resolver, mas sim no seu esforço e trabalho, na sua capacidade de agir e não ficar parado esperando a solução cair do céu. É aí que está o diferencial da atitude. O prefeito governa em tempo de crise, mas ele não se deixa paralisar por ela. Ele estuda e determina medidas e busca soluções a cada instante.

Outra amostra dessa atitude, que fiquei feliz em saber, foi a notícia de que a nossa cidade não ficará sem uma programação de aniversário nos seus 400 anos. Data importantíssima para nossa história, seria mesmo lamentável se passasse em branco. Mas, com todo esforço e criatividade, uniu-se a classe artística, instituições públicas e privadas e segmentos do governo para realizar a festa dos 400 anos. É a prova de que crise não é sinônimo de inércia, e que com boa vontade e esforço, pode-se firmar ótimas parcerias em prol de uma ideia. Artistas contemplados pelo PROEDI ofereceram seus trabalhos sem cobrança de cachês. O Museu de Arte Religiosa e Tradicional abriu seu espaço para palestras e eventos e a Universidade Estácio de Sá também disponibilizou sua estrutura, além de palestrantes, para eventos. E as secretarias de Turismo e Cultura serão os promotores e intermediadores dessas parcerias. E assim nossa querida cidade terá uma programação de qualidade e com eventos para todos os gostos, graças à criatividade, esforço e boa vontade do governo e das entidades parceiras.

Além disso, o prefeito inaugurou no mês passado o novo HCE e neste mês a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Itajuru. Ele ainda está organizando o hospital para colocá-lo em funcionamento, mas está trabalhando, está agindo. Teria sido muito mais cômodo para ele acomodar-se na crise e, tendo como justificativa a impossibilidade de colocar de pronto o hospital em funcionamento, não tê-lo reformado e reinaugurado. Haveria mil e uma justificativas para ficar inerte. Mas não, ele preferiu agir, se esforçar e realizar. É de sua natureza, seu estilo pessoal é ser ativo. O prefeito Alair não incorpora a crise, ele a administra. E isso é que merece nosso destaque, nosso incentivo e todo nosso apoio.

A crise existe de fato, mas ela não merece meu reforço e minhas palavras de incentivo. A população sente seus efeitos, mas essa mesma população também já não se satisfaz em acomodar-se no negativismo que nos puxa para trás. A população quer ver esforço e trabalho, e isso nosso prefeito tem tido de sobra durante todos estes anos de seu governo. Tem sido uma luta atrás da outra, e ele não se cansa de trabalhar a cada dia, desde os primeiros minutos do amanhecer até tarde da noite (às vezes até mesmo durante as madrugadas). Sua natureza forte, determinada, e a disposição para trabalhar têm sido o diferencial essencial nesse processo.

Observando o exemplo de luta diária do prefeito Alair na condução desse processo, tenho aprendido que crise é oportunidade de criarmos novas formas de ação, novas possibilidades, e de intensificarmos aquilo que temos de melhor. Por isso opto por dar a ele todo meu apoio reforçando a determinação e vontade que ele tem demonstrado e o esforço de trabalhar dia a dia nessa luta em busca de soluções.

Um comentário:

1. QUE DEUS ILUMINE E CAPACITE NOSSO GESTOR, E LHE DÊ SABEDORIA PARA HONRAR SEUS COMPROMISSOS E ELEVAR NOSSA CIDADE AO PATAMA QUE ELA MERECE.

ResponderExcluir