Pular para o conteúdo principal

DIÁRIO CABOFRIENSE: COMEMORAÇÃO DOS 400 ANOS VALORIZA A CIDADE

Minha coluna de hoje no jornal "Diário Cabofriense". Leia o texto logo abaixo da foto:

Semana passada nossa cidade completou 400 anos. A comemoração deste ano foi um pouco diferente. Estamos acostumados a comemorar com shows, muita festa, muitos eventos patrocinados totalmente pela prefeitura, mas neste ano, devido à crise econômica que se instalou, a prefeitura necessitou cortar despesas, e assim a criatividade entrou em ação. 
Tempo de crise é tempo de trabalho e inovação, e foi assim que a criatividade falou mais alto e aconteceram muitos eventos de aniversário, principalmente na área cultural. Algumas pessoas estranharam e comentaram a falta dos eventos tradicionais, mas talvez isso seja porque nós, brasileiros, não estamos acostumados a programas culturais. 
Cabo Frio deu um banho de cultura nos últimos dias. Vários lançamentos de livros sobre a história da cidade; "Viradão 400 anos", com diversos artistas locais tendo sua oportunidade de apresentação; os principais pontos turísticos históricos abertos para visitação com exposições diversas de arte, foto, e apresentações artísticas, sempre destacando aspectos da história da cidade ou de sua sociedade; e também na área esportiva tivemos muitas atividades, como o campeonato de surf, o passeio ciclístico e outros eventos esportivos que seguem acontecendo até dezembro.
Devido à crise, mudou-se um pouco o foco (o que foi até saudável, pois trouxe oportunidade para o cidadão se divertir e ao mesmo tempo se enriquecer com conhecimento). Outra atitude de mérito foi a formação de algumas parcerias com particulares, como, por exemplo, os artistas que participaram do “Viradão”. Eles ofereceram seu trabalho gratuitamente, como contrapartida ao incentivo que receberam do PROEDI. Tivemos também a turma do BIKE NIGHT (passeio ciclístico que acontece todas as quintas-feiras à noite) que colaborou participando do passeio ciclístico dos 400 anos. 
O importante foi que, mesmo com toda dificuldade, o governo não deixou esta data passar em branco. Em tempos de crise, é isso que se espera: atitude e criatividade. O governo seguiu realizando e deu de presente à cidade eventos que a valorizaram, e nós, cidadãos, tivemos muitas oportunidades para nos enriquecermos de cultura cabofriense. Eu mesma estou agora cheia de livros para ler sobre nossa cidade e assim aprender um pouco mais sobre sua história e sua vida. 
Foi muito gratificante também ver o quanto nossa cidade foi exaltada em vários programas de TV, até em nível nacional. Diversas matérias retratando suas maravilhas e valorizando as conquistas advindas de seu desenvolvimento. Até um pequeno seriado retratando alguns dos mais importantes personagens de sua história foi produzido por uma rede de TV.
Tivemos em Cabo Frio o passado presente, trazendo luz e conhecimento com fartura para a construção de um futuro mais consciente e com mais respeito pela cidade em que vivemos.

Luciana G. Rugani

Comentários

  1. Encontrei seu blog e é uma honra estar a ver e ler o que escreveu, quero felicitar-vos, pois é um bom blog, sei que irá sempre fazer o melhor, dando-nos boas noticias, e bons temas.
    Quero aproveitar a oportunidade para partilhar o meu blog : Peregrino E Servo.
    Vou ficar muito feliz se tiver a gentileza de fazer uma visita ao meu blog.
    PS. Se seguir, fique a saber que irei seguir também seu blog, se o conseguir encontrar.
    António Batalha.
    Parabéns e muitas felicidades.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, caro Antônio! Que bom que gostou do blog! Acessei o seu, naveguei nas mensagens, muito bom! Hoje em dia é muito importante que divulguemos mensagens positivas e de bom conteúdo. Já estou lá como seguidora. Sim, gostaria muito de tê-lo aqui como meu seguidor, seja bem-vindo!
      Receba também meus parabéns e desejo de sucesso!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J