Pular para o conteúdo principal

DIÁRIO CABOFRIENSE: COMEMORAÇÃO DOS 400 ANOS VALORIZA A CIDADE

Minha coluna de hoje no jornal "Diário Cabofriense". Leia o texto logo abaixo da foto:

Semana passada nossa cidade completou 400 anos. A comemoração deste ano foi um pouco diferente. Estamos acostumados a comemorar com shows, muita festa, muitos eventos patrocinados totalmente pela prefeitura, mas neste ano, devido à crise econômica que se instalou, a prefeitura necessitou cortar despesas, e assim a criatividade entrou em ação. 
Tempo de crise é tempo de trabalho e inovação, e foi assim que a criatividade falou mais alto e aconteceram muitos eventos de aniversário, principalmente na área cultural. Algumas pessoas estranharam e comentaram a falta dos eventos tradicionais, mas talvez isso seja porque nós, brasileiros, não estamos acostumados a programas culturais. 
Cabo Frio deu um banho de cultura nos últimos dias. Vários lançamentos de livros sobre a história da cidade; "Viradão 400 anos", com diversos artistas locais tendo sua oportunidade de apresentação; os principais pontos turísticos históricos abertos para visitação com exposições diversas de arte, foto, e apresentações artísticas, sempre destacando aspectos da história da cidade ou de sua sociedade; e também na área esportiva tivemos muitas atividades, como o campeonato de surf, o passeio ciclístico e outros eventos esportivos que seguem acontecendo até dezembro.
Devido à crise, mudou-se um pouco o foco (o que foi até saudável, pois trouxe oportunidade para o cidadão se divertir e ao mesmo tempo se enriquecer com conhecimento). Outra atitude de mérito foi a formação de algumas parcerias com particulares, como, por exemplo, os artistas que participaram do “Viradão”. Eles ofereceram seu trabalho gratuitamente, como contrapartida ao incentivo que receberam do PROEDI. Tivemos também a turma do BIKE NIGHT (passeio ciclístico que acontece todas as quintas-feiras à noite) que colaborou participando do passeio ciclístico dos 400 anos. 
O importante foi que, mesmo com toda dificuldade, o governo não deixou esta data passar em branco. Em tempos de crise, é isso que se espera: atitude e criatividade. O governo seguiu realizando e deu de presente à cidade eventos que a valorizaram, e nós, cidadãos, tivemos muitas oportunidades para nos enriquecermos de cultura cabofriense. Eu mesma estou agora cheia de livros para ler sobre nossa cidade e assim aprender um pouco mais sobre sua história e sua vida. 
Foi muito gratificante também ver o quanto nossa cidade foi exaltada em vários programas de TV, até em nível nacional. Diversas matérias retratando suas maravilhas e valorizando as conquistas advindas de seu desenvolvimento. Até um pequeno seriado retratando alguns dos mais importantes personagens de sua história foi produzido por uma rede de TV.
Tivemos em Cabo Frio o passado presente, trazendo luz e conhecimento com fartura para a construção de um futuro mais consciente e com mais respeito pela cidade em que vivemos.

Luciana G. Rugani

Comentários

  1. Encontrei seu blog e é uma honra estar a ver e ler o que escreveu, quero felicitar-vos, pois é um bom blog, sei que irá sempre fazer o melhor, dando-nos boas noticias, e bons temas.
    Quero aproveitar a oportunidade para partilhar o meu blog : Peregrino E Servo.
    Vou ficar muito feliz se tiver a gentileza de fazer uma visita ao meu blog.
    PS. Se seguir, fique a saber que irei seguir também seu blog, se o conseguir encontrar.
    António Batalha.
    Parabéns e muitas felicidades.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, caro Antônio! Que bom que gostou do blog! Acessei o seu, naveguei nas mensagens, muito bom! Hoje em dia é muito importante que divulguemos mensagens positivas e de bom conteúdo. Já estou lá como seguidora. Sim, gostaria muito de tê-lo aqui como meu seguidor, seja bem-vindo!
      Receba também meus parabéns e desejo de sucesso!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice, não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste, lame…

POESIA "COM LU", DE HAIRON HERBERT DE FREITAS

Linda, maravilhosa poesia!!

Com Lú
O amor não acaba, o amor só aumenta. Experimente uma frase, Espere mais e comente.
Seja velho, seja jovem, Esqueça o tempo que passou. O momento é agora, Aproveite tudo com amor.
Não chore, não clame, Seja firme, seja honesto. Não viva mau seus sentimentos, Aos restos estranhos, acalento.
Contudo o amor revigora, Mesmo no atrapalho da hora, Volta sempre sem demora.
O amor é sem fim, É eterno em mim, Consciente estou, Quando estou com amor.
Hairon H. de Freitas 15/7/2019