quinta-feira, 12 de novembro de 2015

MINHA REFLEXÃO SOBRE OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS NA CIDADE

Ontem estive pensando em tudo que tem acontecido em nossa cidade, nos últimos tempos. E hoje, véspera dos seus 400 anos, quero compartilhar com vocês alguns pontos para nossa reflexão.

O ser humano, a vida humana, a sociedade humana, são todos compostos por vivências e experiências acumuladas a cada dia. Não somos hoje somente o que vivemos hoje. Temos nossas ações ao longo dos tempos e somos hoje resultado de tudo que vivemos até então.

Sabendo desta realidade, temos que Cabo Frio não é o que hoje se passa. Não é uma cidade em crise, não é o caos que estão apregoando, não é um mal sem volta. Cabo Frio hoje vive um período difícil, resultado de todo um processo de âmbito nacional. A cidade vive este momento que chegaria de qualquer forma, seja qual fosse o prefeito que estivesse no comando da cidade. Só não esperávamos que chegasse de forma tão repentina, acelerada pela crise política do governo federal (caso Petrobrás). Então, penso que agora é hora, primeiramente, de olharmos para trás para angariarmos forças no que foi realizado, no que tornou-se nossa cidade até hoje. Antes, uma cidade desconhecida, com pouca infraestrutura, cheia de valões, sem água de qualidade, sem serviço organizado de limpeza, e, consequentemente, com poucos empreendedores interessados. Hoje, temos uma cidade com renome nacional e até internacional no turismo, serviços públicos organizados, ruas urbanizadas, sem os antigos valões, bairros construídos e toda a infraestrutura que foi capaz de atrair empreendedores dos mais diversos ramos. Cabo Frio tornou-se uma cidade média, e a cada ano é grande o número de pessoas que aqui vêm morar.

Agora vejamos: todas essas transformações e total reconstrução dessa cidade deu-se pelo trabalho deste que hoje é prefeito, Alair Corrêa. Isso é fato incontestável, ninguém pode negar o que este homem fez pela cidade. Então pensemos com sinceridade: é justo agora, no momento mais crítico dessa fase, em que a cidade passa por esse grave e tormentoso momento, que se faça o que fizeram nos últimos dias? Vi no face posts falando sobre a manifestação realizada ontem, e comentários raivosos e ofensivos a este que hoje é nosso prefeito, como se ele fosse o responsável por algo que já aconteceria mais cedo ou mais tarde e que se adiantou devido à crise da Petrobrás, como se ele não houvesse feito nada mais em sua vida pública! Ora, percebemos claramente que isso já é tripudiar, zombar, aproveitar para se destacar e crescer em cima da dificuldade de toda uma população.

Outro dia me disseram no face que eu deveria era me solidarizar com a luta dos funcionários. Pois deixo aqui mais uma vez minha resposta: solidarizo sim, mas não só com os funcionários, e sim com toda a cidade, todos os setores e classes e também com o governo que vem tentando como pode resolver essa situação. Acho que o caminho agora é este, união, compreensão e trabalho, e entendo a gravidade da questão. Este não é um problema só de Cabo Frio, infelizmente nosso país vive grave crise política e econômica, e Cabo Frio sofre ainda mais forte os efeitos porque há anos e anos que o repasse dos royalties integrou-se à economia da cidade como uma poderosa fonte de recursos e a cidade ainda não havia se estruturado para ser mais independente economicamente. E isso tudo não é culpa de um prefeito ou de um só governo. É consequência de toda uma historia e final de ciclo. Como é normal ocorrerem turbulências em todo processo de transição, isso acontece agora em nossa cidade, ao findar o ciclo do petróleo. A cidade vinha sendo preparada, pelo atual governo, para tornar-se independente através do turismo, pois o fim dos royalties já era previsto, mas a crise se antecipou. Mas, mesmo assim, percebemos que, apesar de tantas dificuldades, a cidade não está tão arruinada como estão muitas outras neste país, como vemos nas reportagens que nos chegam todos os dias.

Fica aqui então minha reflexão: olharmos para trás, vermos o tanto que conquistamos e também o tanto que nosso prefeito Alair já mostrou ter de experiência e capacidade para contornar obstáculos e trazer o desenvolvimento. Tomemos força para seguir adiante, trabalhando, criando, apoiando, mas com direção certa, sem nos deixarmos levar pelos atalhos oportunistas do caminho.

Sigamos de olhos abertos, pensando, refletindo de forma mais madura e com responsabilidade para que não sejamos massa de manobra de grupos interessados no poder pelo poder. Isso está acontecendo em nível federal, e também em nossa cidade. Vejamos que até para fazer oposição é preciso inteligência e hombridade. Para mim, oposição que ofende como ofendeu, que destrói o patrimônio público com seus atos de puro vandalismo, como fez na prefeitura dias atrás, que não busca solidarizar-se com a luta diária do governo para superar os problemas e que, além de tudo, busca pisar ainda mais forte para subir de forma torpe, para mim oposição assim é simplesmente oportunismo, o que vem comprovar uma velha frase já conhecida de todos nós, da qual não lembro a autoria: "no Brasil não se sabe fazer oposição". Que nós, cidadãos, tomemos as rédeas de nossa conduta e não nos deixemos manipular por meros oportunistas que, ao invés de buscarem juntos soluções para o problema, dele se utilizam em proveito próprio. Aproveitemos esta data para fazermos um novo tempo em Cabo Frio, tempo de cidadãos mais maduros, mais cientes de sua realidade, e menos sujeitos às manobras podres da politicagem oportunista.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...