terça-feira, 1 de dezembro de 2015

JORNAL O CIDADÃO - CABO FRIO EM DESTAQUE: RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE NOVEMBRO

 Minha coluna no jornal O Cidadão

Cabo Frio em “DESTAQUE”

Dia 1º de dezembro de 2015



RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO MÊS DE NOVEMBRO

– O prefeito Alair Corrêa inaugurou, no dia 4, a Unidade Básica de Saúde da Vila do Ar, uma antiga reivindicação da comunidade, que atenderá os pacientes que antes eram atendidos no ambulatório do Hospital do Jardim Esperança e na Unidade Básica de Saúde do Porto do Carro.  A nova unidade de saúde tem sala de vacina, de curativos, nebulização e consultório odontológico.

– No dia 13, a cidade completou seus 400 anos! Tivemos uma comemoração diferente, com muita cultura, história e esporte. Nos anos passados, estávamos acostumados a comemorar com shows, muita festa, eventos patrocinados totalmente pela prefeitura. Mas neste ano, devido à crise econômica, a criatividade precisou falar mais alto e isso refletiu na formação das mais diversas parcerias. Vários lançamentos de livros sobre a cidade; “Viradão 400 anos”, que trouxe oportunidade de apresentação a muitos artistas locais; exposições de arte, fotografias modernas e antigas; teatro; palestras; competições esportivas e o passeio ciclístico promovido pela turma do BIKE NIGHT. Além disso, Cabo Frio recebeu várias homenagens em programas de TV, até em nível nacional. Um seriado de quatro episódios, contando a vida de personagens de nossa cidade, foi produzido pela InterTV. Neste ano, a cidade ganhou presentes, e nós, cidadãos, também fomos presenteados com um belíssimo banho de cultura cabofriense.

– Começou a temporada 2015/2016 de transatlânticos. Somente neste mês foram cinco navios que chegaram à cidade. Durante toda a temporada serão 34 navios de luxo. Estima-se que mais de 73 mil turistas e 23 mil tripulantes cheguem ao município neste verão. Em média cada turista gasta R$ 100,00 por dia na cidade, totalizando um saldo de R$7,3 milhões que vão aquecer a economia local. Nesta estimativa, não estão incluído os gastos que cada integrante da tripulação faz na cidade.

– O trabalho realizado pelo Centro de Atendimento do Diabético e Hipertenso de Cabo Frio (CADHi)foi apresentado no Congresso Latinoamericano de Hipertensão Arterial, que aconteceu entre os dias 29 a 31 de outubro em Goiânia/GO, pelo coordenador Dr. Anderson Wilnes com palestra no curso de Tratamento Medicamentoso da Hipertensão Arterial. O evento contou com a presença de 40 palestrantes internacionais da América Latina, Europa e Estados Unidos.Outra marca recente do CADHi foi a publicação na revista bilíngue  “Hipertensão”, da Sociedade Brasileira de Cardiologia pelo médico cardiologista e coordenador com o tema “Avaliação da pressão central aórtica: metanálise sistemática da avaliação das técnicas”. A revista circula em território nacional, na América Latina e na Europa Ocidental.

– No dia 10, o projeto SEMEARTE, da Universidade Veiga de Almeida – UVA inaugurou uma biblioteca pública que funcionará no Hospital Municipal da Criança para atender as crianças internadas e seus acompanhantes. Foram arrecadados mais de 450 livros que comporão o acervo.

– Nos dias 17 e 18 foi realizado o 1º Simpósio Nacional das Guardas Marítimas, com o objetivo de discutir o papel das Guardas Marítimas Municipais em prol do Turismo Náutico, na preservação do Meio Ambiente e na contribuição da segurança marítima nas áreas adjacentes às praias. O simpósio contou com a participação do vice-almirante da Marinha portuguesa Silva Ribeiro, Comandante Geral da Polícia Marítima de Portugal, e do capitão de mar-e-guerra da Marinha de Portugal, Nuno Galhardo Leitão, subdiretor do Instituto de Socorro aos Náufragos (ISN). Foi proposto um acordo de cooperação entre a prefeitura, com a Guarda Marítima, e a Polícia Marítima de Portugal, que, se assinado, permitirá o intercâmbio para estágios operacionais de guardas marítimos em Portugal e de componentes da Polícia Marítima em Cabo Frio e a transferência, a título de doação, de embarcações, equipamentos e recursos financeiros para melhoria da eficiência operacional da Guarda Marítima.

– A segunda etapa do fórum sobre resíduos sólidos, realizado com a participação de comerciantes de diversos bairros, ocorreu no dia 19. Foram debatidas maneiras corretas de ensacar o lixo, colocando-o em bombonas para serem recolhidos. Todos os comerciantes estão sendo notificados e têm um prazo de 15 dias para se adequar as novas normas e com isso, padronizar o recolhimento do lixo do comércio na cidade.

– A prefeitura entregou, no dia 27, os crachás dos ambulantes cadastrados e autorizados a trabalharem durante a alta temporada 2015/2016. O recadastramento teve como objetivo organizar os ambulantes e coibir pessoas que não estejam aptas a trabalhar como ambulantes no município.

– A prefeitura, em iniciativa conjunta com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, lançou o CONCILIA –mutirão de conciliação para quitação de débitos referentes aos tributos municipais. Com meios alternativos e menos burocráticos, o contribuinte pode quitar seus débitos inscritos em dívida ativa, ajuizados ou não, com descontos que podem chegar a 100% de juros e multa ou parcelamento em até 14 vezes. O CONCILIA acontecerá no CAV – Centro de Artes Visuais, ao lado do Teatro Municipal, do dia 30 de novembro até 13 de dezembro, sempre de 9h às 16h.  
Documentos necessários:
– cópia do documento que identifique a dívida, comprovante de titularidade do imóvel, caso este ainda se encontre em nome de terceiro, além de cópias de RG, CPF ou CNPJ e comprovante de domicílio atual.
– Lei nº 2.656, de 06 de novembro de 2015, consolidado com a Errata do § 1º do art. 4º, publicada no jornal Noticiário dos Lagos, Edição nº 1331 – Ano X, Data: 10/11/2015.

– O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), está selecionando as empresas de construção civil para execução das construções e reformas de edificações que abrigarão as sedes das UPAMs em todo o estado do RJ. Com isso, o Dormitório das Garças finalmente ganhará sua Unidade de Policiamento Ambiental, que será a sede da polícia ambiental no Rio de Janeiro.

TAMOIOS:
– Foi realizada a primeira edição do Fórum “Tamoios +”, que correspondeu ao 7º encontro do fórum de debates “Cabo Frio+”, reunindo entidades e empresários do distrito com objetivo de discutir projetos e atividades para o desenvolvimento do distrito. Os participantes discutiram o potencial turístico local e apresentaram suas sugestões para aprimoramento de diversos setores.
– No dia 21 aconteceu a terceira edição do Concurso Miss Beleza Idosa de Tamoios. A vencedora deste ano foi Neusa Maria Pinheiro, que ganhouuma viagem de avião para passar um final de semana em Caldas Novas (GO). Devido à crise financeira, o concurso foi todo organizado em parceria com as lojas Boutiquita, Agência de turismo “E lá vamos nós” e o Sítio Recanto JottaOrçay.
– Foi inaugurada, no dia 21, a feira livre “Gabriel Damaceno”, que acontecerá todo sábado, a partir das 7 horas, às margens da Rodovia Amaral Peixoto. A feira contém mais de 200 expositores inscritos, divididos em três modalidades – Artesanato e Variedades, Produtores Rurais e Alimentação –e separadas por cores diferentes para facilitar a visualização dos frequentadores. A cor verde será a agricultura familiar (Produtores Rurais), a cor azul será o artesanato e variedades e a cor branca, alimentação.
– Moradores de Tamoios deram exemplo de cidadania. Satisfeitos por terem sido atendidos em relação ao antigodesejo de pavimentação da rua Santos Dumont (antiga rua 14), fizeram uma festa de agradecimento para os trabalhadores da obra e tomaram a iniciativa de arborizar toda a rua com mudas cedidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Eles se dividiram em grupos e cada grupo ficou encarregado de cuidar de um trecho, agora arborizado, em sua maioria, com mudas de ipês.

Fonte das notícias e foto: site da PMCF
Foto: Dormitório das Garças
Luciana G. Rugani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...