CASA ARTESANAL: NOVO POINT DO ARTESANATO DE CABO FRIO

Nesta semana houve um intenso debate no facebook envolvendo a questão do artesanato de Cabo Frio. O centro da discussão girou em torno da ideia que alguns turistas possam ter de que os produtos à venda nos quiosques da Praça da Cidadania sejam os representativos do artesanato da cidade.

Quero deixar aqui minha opinião sobre o assunto e também aproveitar para divulgar mais uma vez a ação pioneira do governo Alair junto ao artesanato da cidade.

Em outubro de 2013, o prefeito Alair Corrêa inaugurou a Casa Artesanal. No ano seguinte, quando de nossa visita ao local, postei neste blog um texto a respeito (clique aqui para reler). No início, a "Casa" funcionava em uma pousada alugada. Hoje funciona no Shopping Ipanema Mall, no centro da cidade.

Trata-se de um projeto que reúne hoje 27 artesãos locais que trabalham com as mais diversas técnicas artesanais e expõem seus produtos confeccionados com materiais recicláveis, além de outros materiais próprios para artesãos.

Na Casa Artesanal, tanto os turistas quanto a população da cidade podem conhecer o melhor do artesanato cabofriense e contribuir para a valorização e reconhecimento do artesão local. Atualmente, a "Casa" possui também um stand no terminal dos transatlânticos, o que possibilita aos turistas que desembarcam dos navios uma recepção mais acolhedora, como se a cidade, em posição de gentil anfitriã, os convidasse para entrar de forma agradável e receptiva, mostrando um pouco de si através da produção artesanal e do contato com seus artesãos.

Como eu disse no meu texto anterior, todos sabemos da importância do artesanato como fonte geradora de renda, ainda mais agora neste tempo de crise. E além disso, sabemos que é um dos elementos propulsores do turismo, haja vista exemplos como o Shopping do Artesanato Potiguar, em Natal - RN, e o Mercado Central de Fortaleza - CE, ambos famosos pontos turísticos das respectivas cidades. Tive o prazer de conhecê-los e ver de perto o peso que o artesanato possui naquelas cidades, tanto como sobrevivência para muitas famílias como para o turismo local.

Foi conhecendo essa realidade e sabendo o quanto o artesanato pode ajudar também em nossa cidade, tanto como oportunidade de trabalho como atrativo para o turismo, que o prefeito Alair resolveu implantar o projeto da Casa Artesanal.

Já a feirinha da Praça da Cidadania é antiga. Iniciou-se há muitos anos em governo anterior do prefeito Alair, quando ainda não havia sido construída a praça e os boxes, era a chamada "feirinha do Malibu". Mas nos anos posteriores ela cresceu, mudou sua "cara". Com o tempo, diminuiu muito o número de boxes com artesanato propriamente dito, quase acabou, e aumentou o número de produtos industrializados e de alimentação. Então o que percebo é que ela ficou como um ponto de referência próximo à praia, onde o turista aproveita a noite para aquela caminhada leve com a família e amigos, onde come alguma coisa e olha um ou outro produto, mas ela não tem mais a "cara" de uma feira de artesanato. Ali é pouco para que o turista tenha uma visão do que seja realmente o artesanato local, e turista geralmente busca como souvenir algo que o remeta à cidade, ou à sua história e seus pontos turísticos.

Vejo que o governo do prefeito Alair Corrêa mais uma vez inovou e abraçou uma excelente ideia ao lançar o projeto da Casa Artesanal, possibilitando oportunidade de trabalho para os cabofrienses que vivem do artesanato e o mesmo tempo abrindo espaço para venda de produtos que expressem o dia a dia cabofriense, a vida e a cultura da cidade, onde os turistas possam realmente encontrar o que procuram em termos de souvenirs. É um projeto que abrange a divulgação de nossa cidade através dos produtos artesanais, que colabora na "conquista" do turista e ainda atua na geração de renda ao abrir oportunidade de trabalho.

Vale a pena conhecer!