quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

INICIADA AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO FORTE

Sempre insisto aqui no blog em relação à necessidade de conscientização no uso dos espaços públicos, no sentido de colaborar com a limpeza, preservação e manutenção dos mesmos, em especial das praias de nossa cidade, pois entendo como essencial a participação de todos (poder público, empresários e população) na questão da destinação do lixo.

Nossa maior riqueza natural, as belíssimas praias de Cabo Frio sofrem com frequentadores muitas vezes sem consciência quando se trata da destinação do lixo produzido. Pensando nisso, a prefeitura da cidade, por meio de parceria da sua Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) com a Prolagos (concessionária de serviços públicos de água e esgoto) vem instalando placas educativas com bobinas de sacolas plásticas (totens) visando orientar os frequentadores das praias e facilitar para que recolham o próprio lixo.

Hoje foi iniciada a instalação dos totens na praia do Forte. Os totens serão instalados na região dos quiosques que se comprometerem a cuidar do equipamento, mediante assinatura de termo de compromisso.  A iniciativa propicia a participação de todos os responsáveis pelo lixo ali produzido, o que é crucial para maior sucesso na conscientização. Os frequentadores da praia terão à disposição saquinhos plásticos para recolherem seu lixo e o conduzirem até a lixeira mais próxima, e os quiosqueiros, ao assumirem a responsabilidade de zelar pelos totens, também serão partícipes ativos da ação de educação ambiental, pois cuidando dos totens estarão indiretamente ajudando a conscientizar tanto os clientes como também seus próprios funcionários.

Parabéns à prefeitura de Cabo Frio pela iniciativa!

Luciana G. Rugani
Fotos: SEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...