Pular para o conteúdo principal

BREVES PALAVRAS SOBRE OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS EM NOSSO PAÍS


É muito saudável ver a sociedade movimentando-se contra a corrupção e as instituições atuando para investigar e punir. Mas, infelizmente há oportunistas de ambos os lados que não visam nada além do poder. 

Não sei o que será de nosso país, mas a sociedade precisa, independente do que acontecer, acordar e deixar ser massa de manobra dos oportunistas e continuar lutando pelo fim da corrupção e por uma sociedade mais justa. Há muitos oportunistas que se aproveitam desse movimento para utilizá-lo em seus propósitos de tomar oficialmente o poder, prova disso foi a participação na manifestação de membros da oposição citados em depoimentos na operação lava-jato, e também o fato de o processo de impeachment ser conduzido por outro investigado por corrupção. Gritarmos fora PT, PSDB, ou seja o que for, não é o caminho. Sabemos que a corrupção está no sistema como um todo, incluindo aí a legislação que a favorece. Há que se apoiar as ações de combate à corrupção sistêmica, independente de que partido for.

Não pensemos que, caso saia o PT, a corrupção estará fora do governo. Não defendo partidos. Apenas procuro enxergar com olhos mais realistas, considerando os hábitos incrustados em nosso sistema político. 

Que venham para as ruas aqueles que realmente são contra a corrupção e não os que são contra partidos. Que venham os que almejam uma sociedade mais justa,  independente de classes sociais ou de posições políticas. É ser muito idealista? Pode ser, se considerarmos a secular postura de passividade, subserviência e aceitação dos brasileiros. Afinal assim tem sido nossa cultura, enquanto cidadãos, desde a colonização. Por isso, para infelicidade de nossa nação, certamente este movimento será mais um, entre os vários que já aconteceram, a ser utilizado como legitimador dos interesses de grupos que na verdade nunca perderam o poder e que fazem parte da conhecida dança cadenciada que existe entre oposição e governo.

Luciana G. Rugani

Comentários

  1. Sou sempre a favor da Democracia, me incomoda bastante saber que num momento tão importante como estamos passando, venham políticos corruptos, se aproveitarem e misturar o que eu entendo por política, com politicagem! Há diferenças entre política e política partidária que é de interesses e que muitas vezes passa por cima do que considero ciência política, prática de idéias. O povo domingo passado deu uma aula de cidadania e foi às ruas contra a corrupção,não a favor desse ou aquele partido, foi à favor da democracia e assim, baniu de lá os autores corruptos como Aécio,Alkmim, Serra, comprovadamente citados na operação lavajato. Eles não entenderam, pensaram que sairiam ovacionados, mas foram rechaçados, banidos, parece que o povo entendeu e está crescendo politicamente! Não queremos mais sermos manobrados, essa prática que parece não nos deixar há uns 500, anos. Acredito que esse processo está libertando o povo brasileiro, estamos à duras penas aprendendo a nos respeitar! Atentem para o crescimento do conhecimento do povo, políticos, esse sim, sempre tem razão e acerta. NÓS SOMOS OS DONOS DO BRASIL... ABAIXO TODA E QUALQUER CORRUPÇÃO!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J