PRONUNCIAMENTO DO PREFEITO ALAIR CORRÊA SOBRE A CONTINUIDADE DA GREVE DOS PROFESSORES

por Luciana G. Rugani - Hoje o prefeito Alair Corrêa pronunciou-se sobre a decisão do SEPE em manter a greve, decisão esta tomada em assembleia na noite de ontem.

Em 24 de fevereiro, o prefeito reuniu-se com o sindicato e vereadores, quando expôs as dificuldades financeiras da prefeitura e propôs um acordo que atendesse ambas as partes: prefeitura e servidores. Mas a proposta não foi aceita pelo SEPE.

E ainda, nesta semana, o prefeito esteve em Brasília buscando alternativa para a crise financeira da cidade. Ao retornar, sem um resultado efetivo, mas ainda com esperança acesa de conseguir algum recurso, fez um apelo ao SEPE para que conclua o ano letivo de 2015 para que os alunos possam ser matriculados. Alair se propôs a, assim que conseguir algum recurso, colocar em dia o pagamento dos servidores (releia clicando aqui). Mas, apesar da abertura ao diálogo e todo esse esforço dos últimos dias, o sindicato decidiu permanecer em greve.

Veja abaixo o pronunciamento do prefeito:

"OS DIRETORES DO SEPE FALTAM COM A VERDADE.

NÃO EXISTE O SALDO DE 8 MILHÕES NO FUNDEB COMO AFIRMAM, NA VERDADE ELES ATÉ SABEM QUE O FUNDO NÃO PAGA A FOLHA SOZINHO, POR ISTO A PREFEITURA COMPLETA TODO MÊS A MESMA COM MAIS DE R$ 3 MILHÕES, PORTANTO NÃO EXISTE SALDO DE R$ 8 MILHÕES MAIS SIM, DÉFICIT DE R$ 20 MILHÕES. QUALQUER PESSOA QUE DUVIDE DO QUE COLOQUEI AQUI ESTOU PRONTO PARA PROVAR ESSA VERDADE.

O SEPE RESOLVEU MANTER A GREVE que sabemos ser DE CUNHO POLÍTICO. A base do sindicato é IDEOLOGIA DO ÓDIO e a mentira, tudo para desestabilização do nosso governo , que como todos sabem já está castigado por suas perdas financeiras. MENTIAM PARA POPULAÇÃO! ALEGAVAM QUE A GREVE PERDURAVA PORQUE EU NÃO ACEITAVA CONVERSAR, NO ENTANTO, APESAR DOS PROTESTOS E OFENSAS PÚBLICAS QUE SOFRI DESSES ADVERSÁRIOS INFILTRADOS NOS SEPE, FUI A CÂMARA apresentei AOS DIRIGENTES sindicais E VEREADORES OS NÚMEROS completos DA RECEITA, PROVANDO QUE PRECISAMOS , para pagar a folha sem os 15 dias de atraso, de um reforço de caixa e estamos trabalhando para isso. SEMPRE PAGAMOS NA TERCEIRA SEMANA DO MÊS, DATA EM QUE RECEBEMOS A PARCELA MAIOR DO FUNDEB E ICMS. AO VOLTAR DE BRASÍLIA COM POSSIBILIDADE DA RECEBERMOS O QUE PERDEMOS COM O PETRÓLEO, FIZ UMA NOTA COM UM APELO PARA QUE OS PROFESSORES ACEITASSEM RECEBER COM ESSES 15 DIAS DE ATRASO DURANTE MAIS DOIS OU TRÊS MESES QUANDO ESTAREMOS COLOCANDO EM DIA ESSES SALÁRIOS. MAS, NA ASSEMBLÉIA de ontem RESOLVERAM NÃO atender nosso apelo em benefício de NOSSAS CRIANÇAS, que não podem fazer suas matrículas EM 2016 porque não encerraram 2015. A DIRETORIA DO SEPE SABE QUE NÃO TEMOS O DINHEIRO MAS LEVAM PARA OS COLEGAS NA ASSEMBLÉIA ESSA MENTIRADA DE QUE TEMOS DINHEIRO GUARDADO. Se fosse verdade seríamos idiotas! PAGAR por três meses a essa gente toda em greve, tendo dinheiro guardado.

Na verdade, seríamos desumanos vendo 40 mil alunos sem poder fazer suas matrículas SOU OBRIGADO AGORA ADMITIR QUE NÃO ESTAMOS LIDANDO COM DIRIGENTES SINDICAIS SÉRIOS, JUSTOS e Compreensivos, NA VERDADE SÃO MAUS, DESUMANOS E CRUÉIS. SÃO PESSOAS SEM CORAÇÃO e o pior, SÃO desobedientes A JUSTIÇA. NO DIA 2/2/2016 o juiz MANDOU VOLTAREM AS ESCOLAS para conclusão de 2015 e fazerem OS BOLETINS DOS ALUNOS. HOJE, DIA 5/3/2016, mais de 30 dias depois, NÃO OBEDECERAM E AINDA, IRRESPONSAVELMENTE, DECIDIRAM MANTER A GREVE. O município está perdendo 250 milhões a cada ano, com muita dificuldade tem mantido a saúde, não fechando hospitais ou qualquer outro setor. Com 250 milhões a menos a cada ano, mantém a educação, incluindo as cinco grandes escolas de ensino médio que é responsabilidade do Estado. OS DIRIGENTES DO SEPE E OS SEUS LIDERADOS NÃO DESCONHECEM ESSA REALIDADE, FINGEM NÃO ENXERGAR, NÃO OUVIR E NÃO SENTIR. Não ligam para A COMPLICADA situação DAS NOSSAS FINANÇAS. O dinheiro que dizem termos, e que daria para PAGAR a Folha : É UMA tremenda MENTIRA desses irresponsáveis dirigentes que apenas desejam justificar uma greve levando para os colegas valores inventados . Em 2015, para pagar essa folha do ensino fundamental, tivemos que utilizar recursos da receita interna o valor aproximado de 30 MILHÕES, porque os 104 milhões recebidos pelo Fundeb foram insuficientes, mas eles por maldade e perseguição POLÍTICA tentam enganar a população e os pais dos alunos afirmando TEMOS RECURSOS, ainda que tenham visto na Câmara os balancetes. Fiz a minha parte dialogando e mostrando a realidade das contas da prefeitura. Não tenho, por enquanto, como não atrasar o pagamento em 15 dias. Estou trabalhando muito para conseguir dinheiro e colocar a folha dos servidores em dia, por isso pedi uma tolerância de dois meses a três meses. Mas, eles riram do meu pedido para que retornassem as aulas. Agora minha luta será apenas até a justiça sentenciar. Estou com minha consciência tranquila como democrata e obediente a lei. 3 meses de greve, todos em casa, sem trabalhar e os paguei. Os dirigentes e professores, nos três meses, ofendendo a mim e ao governo, receberam para o sindicato a contribuição sindical. Aliás, faz três dias que pagamos R$ 62.000,00 SESSENTA E DOIS MIL REAIS – REFERENTES AO ÚLTIMO MÊS. Os meus me chamam de bobo por estar dando dinheiro ao sindicato para manterem a greve, afinal eu poderia estar retendo. Quero dizer aos meus amigos que paguei o sindicato porque, diferente dessa gente, não sou meio democrata mas um democrata que é capaz de colocar dinheiro nas mãos dos sindicalistas para comprar barracas e acampar em frente à prefeitura. Tenho feito a minha parte, se não sou compreendido nada posso fazer a não ser esperar POR JUSTIÇA.

ATÉ AMANHÃ"

Alair Corrêa